Imagem de destaque CONSTRUINDO O SONHO DO PROJETO ISAC- INSTITUIÇÃO SOCIAL DE AMOR CRISTÃO

CONSTRUINDO O SONHO DO PROJETO ISAC- INSTITUIÇÃO SOCIAL DE AMOR CRISTÃO


INSTITUIÇÃO SOCIAL DE AMOR CRISTÃO-ISAC

CNPJ: 14.121.020/0001-25

Endereço: Rua D nº 390, Vargem Grande II-  CEP 39.403.090- Montes Claros - MG

Telefone: (38) 9 98232711/ 9 88539702

 Responsável pela Instituição Proponente:

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

               A Instituição Social de Amor Cristão - ISAC é uma Organização da Sociedade Civil sem fins econômicos, que tem como missão a prevenção, promoção e Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes em situação de vulnerabilidade e ou/risco social na cidade de Montes Claros. Fundada em 2009 e constituída juridicamente em 2011, atua na Região Sul de Montes Claros, mais precisamente nos bairros; Vila Campos, Vila Greice, Conjunto Joaquim Costa, Ciro dos Anjos, Vargem Grande II, e Chiquinho Guimarães. Desde a sua fundação, já atendeu 700 famílias, sendo mais de 1.600 crianças e adolescentes beneficiadas com atendimento em oficinas esportivas, culturais, pedagógicas além de apoio psicossocial e geração de renda para as suas famílias. Atualmente, o Projeto ISAC atende semanalmente 180 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos em contra turno escolar de 2ª a 6ª feira, das 08 às 11 e de 14 às 17 horas, oportunizando oficinas de Balé, Judô, Música, Libras, informática e modalidades esportivas como futebol, e corrida rústica, além do apoio pedagógico com reforço escolar.               

          Encaminha adolescentes a partir dos 14 anos para freqüentarem cursos profissionalizantes e inserção ao mercado de trabalho (Menor Aprendiz) através de parcerias com as Organizações da Sociedade Civil (CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, Divina Providência e Minas Social), também acompanha as famílias dos beneficiários de forma contínua, ofertando oficinas de corte e costura, artesanato, participação em palestras e rodas de conversas  com temas transversais, em parceria com o CRAS Major Prates através do SCFV( Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos). Conta com assessoria jurídica disponibilizada pela ABA (Associação Brasileira de Advocacia), para as famílias, direcionando as mesmas para a rede socioassistencial do município de Montes Claros.; recebe doações de alimentos para o lanche das crianças pelo Programa de Aquisição de Alimentos- PAA e Mesa Brasil (SESC), além de manter vínculo com as Universidades (Funorte, Unopar e UNIFIPMOC) que disponibilizam estagiários do curso de serviço social e psicologia. A coordenação do Projeto ISAC já  possuiu uma cadeira como conselheiro titular, por 02 mandatos consecutivos, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, participa assiduamente  das  reuniões propostas pelo CMDCA, assim como das   ações promovidas pelo mesmo, pois acredita que a coletividade contribui para o fortalecimento de políticas públicas que beneficiam as crianças e adolescentes do município.

            A instituição possui atualmente uma demanda de 300 cadastros de famílias, além de uma lista para cadastro de aproximadamente 240  crianças e adolescentes que aguardam a finalização do novo espaço que está em processo de construção, em uma área de 1.165m² para ampliação dos atendimentos.

                 Com um histórico em realização de projetos esportivos e culturais, o projeto ISAC participa de ações e discussões, em âmbito municipal e estadual, em conferências de temáticas que envolvem a garantia de direito das crianças e adolescentes, dentre elas sobre o trabalho infantil, abuso e  exploração sexual, uso de drogas entre outras.

JUSTIFICATIVA

Partindo do princípio de prevenir, proteger e promover ações de defesa dos direitos de crianças e  adolescentes em situação de risco social,   é  que a Instituição vem sobressaindo no desenvolvimento de projetos na área de esporte, cultura  lazer e socioambiental,  já conta esse ano de 2019 com dois projetos aprovados previsto para inicio de execução até Agosto de 2019 .

             A aprovação desses dois projetos vieram amenizar um pouco os principais  problemas hoje  enfrentados pela instituição que    é a falta de sustentabilidade para  contratar profissionais  que são  extremamente necessários  nas oficinas desenvolvidas, sem falar nos outros gastos como ,  água, Luz, material de limpeza, combustível  e outros serviços necessários  para sua  manutenção,  além  de tudo isso tem  o aluguel do imóvel  da sede provisória que funciona em frente a construção, essa,  não comporta  o numero de crianças cadastradas, o maior desafio hoje da instituição e angariar fundos para  a    construção da Sede própria que será   um  espaço adequado, maior e gratuito para acolher as crianças e as  famílias cadastradas e   as  outras em lista de espera que almejam uma oportunidade de inserção nas oficinas ofertadas.

.          E relevante pontuar que, o Projeto vem crescendo causando impactos e transformações sociais, tornando-se muito procurado  por órgãos públicos e privados, como faculdades, que almejam inserir seus alunos em estágios,  mas por falta de espaço adequado, a instituição  não recebe  muito desses alunos, ficando as crianças prejudicadas.

               O terreno onde está sendo construído o Sonho do Projeto ISAC, foi doado em 2015  pela Prefeitura Municipal de Montes Claros, conforme documentos em anexos, a construção     já está adiantada com Alvenarias do térreo    prontas, sendo que a próxima fase e de cintamento para bater a laje. É importante salientar que a instituição chegou até esse ponto com muito sacrifico,   tudo feito com as arrecadações através das parcerias, e promoções de eventos como feijoadas, bazares entre outros. Para essa próxima etapa, que é a construção da Laje, a arrecadação feita pela instituição de impostos de renda em 2017 e 2018 será fundamental para  complementar alguns itens necessários à obra.

             A nova sede será um espaço de atendimento ás  crianças e suas famílias, com possibilidade para acolher um número maior delas, considerando a relação de 240 crianças  que consta em lista de espera, será um ambiente maior,  mais acolhedor e com certeza gerando  mais oportunidades  de transformação social,  além de capacidade para  inserção  à  instituição de voluntários,  estagiários das mais variadas áreas educacionais  e cumpridores de prestação de serviços à comunidade encaminhados como já é de costume Pelo CEAPA. Será realmente um espaço  seguro de construção de cidadania. 

         Sendo assim, percebe-se no Projeto em questão a possibilidade de dar continuidade e melhorar a execução das oficinas realizadas  na instituição, e além  disso de ampliar esse trabalho que já vem sendo desenvolvido, agregando valores, somando parceiros e alcançando ainda mais um atendimento de qualidade para as crianças e adolescentes que necessitam, garantindo assim, seus direitos, e mantendo lhes longe das ruas e das situações de violência vivenciadas nas comunidades atendidas como uso de substancias psicoativas,  trabalho infantil, Abuso e exploração sexual, Evasão e déficit escolar, em fim todos os  tipos de violências cometidas  contra as crianças e adolescentes, Como demonstra  nosso  diagnóstico,  realizado de 2015 a 2017, Isso respaldado num trabalho sério, com uma equipe multidisciplinar comprometida com a eficácia, transparência, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária e com menos violência.

Objetivo geral

           Dar continuidade a Construção da Sede própria do Projeto ISAC, através da aquisição de lajes pré-mo dadas  para o primeiro pavimento,    ampliando e   potencializando  o atendimento às crianças e as  famílias   do território atendido pela Instituição.

  Objetivos específicos;

  1.  Propiciar um ambiente seguro, acolhedor, amplo para realização das oficinas  às crianças e adolescentes cadastradas no projeto ISAC
  2. Ampliar o atendimento,  priorizando a lista de espera já existente na instituição, contribuindo com  a diminuição dos riscos sociais e violações  de direitos na região sul de Montes Claros -MG
  3. Aumentar as vagas para os voluntários, estagiários e prestadores de serviços comunitários à instituição.
  4. Fortalecer a parceria com o Cras Major Prates e Creas através dos SCFV e encaminhamentos de toda rede socioassistencial do município.
  5. Criar oportunidades à comunidade de participar das atividades socioassistenciais e ambientais   realizadas na instituição, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.
  6. Adquirir lajes pré-moldadas  para agilizar  a construção da laje do  primeiro andar da Sede.
  7. Divulgar as parcerias existentes  e  conquistar mais parceiros construtores do sonho das Crianças do projeto ISAC.

 

METAS/PRODUTOS/RESULTADOS ESPERADOS

METAS

PRODUTO

RESULTADO

Compra de lajes premoldadas

 terminar laje e colocar portas e janelas e montar as salas de oficinas.

90% de crianças e adolescentes atendidos.

Atender as 240  crianças e adolescentes da lista de espera  e 180 já freqüentes.

Oficinas de futebol, judô, artesanato e balé, horta,violão e canto e cortecostura para as mães.

90% de crianças e adolescentes frequentando as oficinas no contra turno, afastadas dos riscos sociais. Atendimento ás mães .

 

Realização de um café com os parceiros e famílias atendidas  para apresentação e inauguração  da obra concluída (laje)

 

Realizar eventos com participação dos parceiros e das famílias.

95% das famílias e parceiros participando efetivamente e contribuindo para conclusão de toda a obra.

METODODOGIA 

        O projeto “Construindo o Sonho do Isac”,  nessa primeira fase pretende  terminar a  construção da laje e já começar a funcionar na sede própria pelo menos as oficinas de Judô  e musica que não demandará o uso de  muitos equipamentos e gradativamente serão incluídas as outras oficinas no local após a colocação das portas, Janelas e piso. No espaço já se desenvolve a horta, que tem sido muito útil à sustentabilidade das famílias e da instituição.

        Pretende-se,    realizar as oficinas  de segunda a sexta feira, conforme cronograma abaixo:

OFICINAS

NÚMERO DE TURMAS

FAIXA ETÁRIA

DIAS DA SEMANA

NÚMERO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR TURMA

 

HORÁRIO

 

BALÉ

 

       02

 

 

06 a 15 anos

 

  2ª e 4ª

 

       20

08:30 AS 09:30

13:30 AS 14:30

 

JUDÔ

 

       02

 

06 a 15 anos

 

 

  3ª e 6ª

 

        20

 

08:30 AS 09:30 13:30 AS 14:30

 

FUTEBOL

 

       02

 

06  a 15 anos

 

  2ª e 6ª

 

         30

 

15:00 AS 18:00

 

ARTESANATO

 

 

      02

 

06 a 15 anos

 

  2ª e 4ª

 

         20

08:30 AS 09:30

 

13:30 AS 14:30

 

 

OBS: Serão servidos lanches para todos os beneficiários nos horários: 09:30 as 10:00 e 14:30 as 15:00

      Está previsto  realização  na nova sede:  palestras, debates e rodas de conversas sobre diversas temáticas voltadas para o foco de crianças e adolescentes, objetivando o fortalecimento de vínculos familiares na perspectiva de sua emancipação e inclusão social; São previstos ainda eventos como torneios, festival, campeonatos, corrida rústica. Todas as atividades serão planejadas pela equipe técnica contratada pelos outros projetos ora contemplados  e  pela coordenação do Projeto ISAC, voluntários, estagiários e parceiros.

RECURSOS HUMANOS

         Foi feito um contrato com a  Construtora  MocBrito  que já iniciaram a obra da laje, conforme relatório de  fotos em anexos,  onde conta também com ajuda de voluntários e os cumpridores de penas alternativas do CEAPA, quanto às oficinas serão ministradas pelos profissionais que serão contratados   por outros projetos, além dos voluntários  e estagiários.

   LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DAS AÇÕES

       O Projeto ISAC localizado no Bairro Vargem Grande II, região Sul de Montes Claros, atende crianças e adolescentes no contra turno escolar e suas famílias, todos oriundos dos bairros Ciro dos Anjos, Chiquinho Guimarães, Conjunto Joaquim Costa, Vila Campos, Vila Greice, Vargem Grande I e II, áreas vulneráveis e ainda precarizadas pela falta de infraestrutura, como rede de esgoto e asfalto. A poeira contribui para o aumento dos problemas de saúde dos moradores, principalmente crianças e idosos. Quando chove, a situação fica crítica. Há ainda muitos lotes vagos, animais soltos pelas ruas, carroceiros que descartam lixos em locais inadequados.

         As dificuldades são inúmeras, evasão e infrequência escolar; adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas, desemprego, crianças trabalhando para aumentar a renda familiar, ociosidade. Uma forma de sanar essas dificuldades será a articulação, planejamento e o desenvolvimento de ações afirmativas em favor de crianças, adolescentes, envolvendo entidades, poder público, escolas e atores sociais do território, fortalecendo toda rede de assistência com a participação das famílias.

         No que se refere às facilidades, vale ressaltar que o Projeto ISAC atua há quase uma década na região, tem seu trabalho reconhecido pelas famílias, tem facilidade de diálogo e de articular parcerias com igrejas, escolas, comércios e rede de assistência e proteção social (CRAS, CREAS, Centro POP, Fundação Sara, dentre outros vizinhos). Vale ressaltar que a instituição mudou recentemente para esse endereço a fim de viabilizar o término da construção da sede própria, que proporcionará a ampliação dos serviços em beneficio às crianças, adolescentes e suas famílias que, já contam com uma horta no local cuidada por elas mesmas para complemento da alimentação familiar.

CAPACIDADE TÉCNICA E GERENCIAL PARA EXECUÇÃO DO OBJETO

         A coordenação do Projeto ISAC possui vasta experiência em desenvolvimento de projetos, articulação de parcerias, discussões de políticas públicas voltadas para a garantia de direitos, participação efetiva no Conselho Municipal de Defesa dos direitos da criança e adolescente, em prestação de contas. A coordenação realiza um trabalho com muita responsabilidade, transparência e lisura. A construtora contratada está no mercado há mais de 30 anos e não tem nada que desabone o profissionalismo e conduta da mesma.

PÚBLICO BENEFICIÁRIO

         O Projeto ISAC tem como alvo o atendimento aproximadamente  180  crianças e adolescentes freqüentes e  a inclusão  se possível de pelo menos metade das 240 da lista de espera  com faixa etária de 06 a 15 e indiretamente com aproximadamente 300 pessoas, entre familiares dos beneficiários e comunidade do entorno. e alunos encaminhados pelas escolas parceiras e rede de assistência do município. 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS METAS/FASE

 

METAS

 

 

ETAPAS

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Meta 1

 Atender 180 crianças e adolescentes

Etapa.1.1 construção da laje

 

 X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 1.2 Oficinas  Ballet, judo, esportes e artesanato

 

 X

  X 

  X

  X

  X

  X

 X

 X

   X

Etapa 1.3 Eventos com   familiares e parceiros  para fortalecimento de vínculos 

 

  X

 

  X

 

   X

 

  X

 

   X

Etapa 1.4  Eventos

Esportivos e culturais

 

 

X

 

 X

 

   X

 

 X

 

Meta 2

Fortalecimento de parcerias

Para realização das ações. Café, jantares com parceiros.

Etapa 2.1  Reuniões com parceiros

 

  X

 

 

  X

  

 

  X

 

 

Etapa 2.2 campanhas, eventos, reunioes

 

 

   X

 

 

   X

 

 

 X

 

Planejamento e Avaliação: Será elaborado um planejamento estratégico de todas as ações previstas e para avaliar serão utilizados instrumentos como relatórios, registros fotográficos, visitas domiciliares e nas escolas parceiras, coleta de depoimentos e de sugestões.

   X

 

  X

 

   X

 

  X

 

 

   X

                         

 

FUTURO DO PROJETO

       Vários eventos serão realizados, como: rifa solidária, bazar, bingos, feijoada, participação em editais, colaboração de voluntários e realização de campanhas de doações de pessoas físicas, campanhas de apadrinhamento, patrocínios, campanhas de doações de destinação do Imposto de Renda via Fundo da Infância e Adolescência, continuar  com parcerias com o Programa Mesa Brasil, PAA e padaria Avenida para doações de alimentos; atualização de cadastro na Receita Federal para receber produtos apreendidos e comercializá-los e atualização de cadastro junto ao Fórum para recebimentos de penas pecuniárias e solicitação de emendas parlamentares.

     O Projeto ISAC tem facilidade em articular parcerias, em dialogar com todos os segmentos da sociedade civil e poder público e está de portas abertas para receber propostas no sentido de dar continuidade ao projeto, seja ajuda financeira, humana, material, doações de roupas, calçados e alimentação. Não há nenhuma dificuldade em engajar o trabalho com outras entidades ou órgãos, uma vez que as ações coletivas têm um cunho de fortalecimento e de maior alcance, e todos têm muito a ganhar com isso.