Imagem de destaque CONECTADOS - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONEXÃO

CONECTADOS - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONEXÃO


PLANO DE TRABALHO

1. DADOS CADASTRAIS:

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): Instituto de Desenvolvimento Sustentável Conexão – Instituto Conexão

CNPJ: 19643045-000102

ENDEREÇO: Rua D,  nº419 Bairro: Canelas. Montes Claros/MG.

MUNICÍPIO: Montes Claros/MG   UF: MG        

E-MAIL: contatoinstitutoconexao@gmail.com          TELEFONE: (38)99145-4651; (38) 9.8851-1557

 

NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: JOÃO HENRIQUE PINHEIRO NOGUEIRA

2. IDENTIFICAÇÃO :       (   ) PROJETO                OU  ( X ) ATIVIDADE

2.1       NOME DO PROJETO ou ATIVIDADE:  Conectados

2.2       PÚBLICO ALVO: 60 adolescentes de 13 a 17 anos, respeitando a vivência dos ciclos etários.

2.3       ÁREA DE ABRANGÊNCIA:       (X)      URBANA      ( )        RURAL

2.4       PRAZO DE EXECUÇÃO:  12 MESES

3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:

O Instituto Conexão encontra-se localizado no bairro Canelas a margem de regiões de notória vulnerabilidade social da cidade tais como os bairros Vila Graice, Vila Telma, Santo Inácio, Vargem Grande, Major Prates, Nossa Senhora das Graças, Chiquinho Guimarães, São Judas dentre outros. Sendo essas regiões marcadas por índices e vulnerabilidade sociais o que demanda atenção e cuidado, regiões essas que o projeto pretende intervir positivamente.

Destaca-se que a cidade de Montes Claros conta com uma população em torno de 414.240 habitantes, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2022. Sendo considerada uma das cidades mais desenvolvidas do Norte de Minas. No entanto, o município conta com parte da população em situação de vulnerabilidade social. Um indicador que atesta tal afirmativa é o Cadastro Único um importante conjunto de informações. Destaca-se que o contexto de Desigualdades Sociais que obrigam uma parcela significativa da população a viverem em um cenário de extrema pobreza. Conforme o Plano Estadual de Assistência Social de Minas Gerais (2020-2023) em Montes Claros, o número de inscritos no Cadastro Único Municipal e número de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, são relevantes indicadores de pobreza e extrema pobreza no município. Levando em consideração o referido documento, especificamente na tabela 6 – Total e percentual de famílias por faixa da renda familiar per capita no CadÚnico, por Regional SEDESE, Minas Gerais - tem-se o indicador de que 125.439 famílias, declaram através do CadUnico convivem com uma renda média por pessoa com cerca de té R$89,00, percentual que representa 48% do inscritos totais do município. Demonstrando assim, a importância de medidas e iniciativas que almejam atuar neste cenário.

Iniciativas como o Conectados visam estimular e potencializar agentes sociais a fim de promover ações de impacto local, gerando oportunidades e melhorias na qualidade de vida dos envolvidos. Para tanto, a referida Atividade já encontra-se em execução pelo Instituto Conexão pois, atuamos de maneira contínua e permanente com o público alvo, almejando assim minimizar o referido contexto social supracitado garantindo assim o futuro e sustentabilidade do projeto.

4. JUSTIFICATIVA:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado através do Instituo Conexão atenderá 60 adolescentes de 13 a 17 anos através de serviços de interação, desenvolvimento do protagonismo, sociabilidade, proteção social, participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho conforme preconiza a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resoluçãonº109/2009 - CNAS).

Essas intervenções são pautadas em experiências integrativas, culturais, esportivas e tecnológicas como forma de expressão, protagonismo e da autonomia. As atividades são ofertadas dentro do espaço sede do Instituto Conexão que compreende uma área de 900m2, com estrutura composta de sala de computação (mobiliada com 10 computadores para uso dos assistidos); banheiros individuais, cozinha, escritórios, auditório, sala de aula e espaço de circulação e convivência.

Além disso, conta com uma equipe multiprofissional composta de assistente social, psicólogo, professores, advogados dentre outros profissionais que ofertam serviços integrais e contínuos às famílias e adolescentes acompanhadas. Quanto à estrutura física é importante destacar que a mesma está em consonância às normas e diretrizes da política nacional de assistência social que garantam a qualidade, individualidade e intimidade dos direitos humanos nos serviços prestados.

Justifica-se a relevância da execução deste projeto, especificamente com essa faixa etária, haja vista que na adolescência, necessário se faz desenvolver e estimular atividades que abordem questões relevantes sobre a juventude, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral do jovem. Diante disso, as atividades que serão ofertadas através do Conectados buscará desenvolver habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital de modo a orientar o jovem para a escolha profissional, bem como realizar ações com foco na convivência social por meio da arte-cultura e esporte-lazer.

Assim, promover a inclusão Social desses adolescentes no âmbito local bem como fortalecer o vínculo entre esses e os seus famílias faz-se relevante neste contexto. Pois, a prioridade apontada está em investir na prevenção ao risco social e envolver a família e a comunidade nas ações realizadas. Assim, justifica-se a execução dessa atividade dado o alcance e impacto local bem como a oferta de um serviço que busca garantir a segurança de acolhida e de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.

5. OBJETIVO GERAL:

Contratar equipe técnica especializada para realização de atendimentos contínuos com 60 adolescentes durante o período de 12 meses no território do Bairro Canelas e regiões adjacentes (Vila Greice, Vila Telma, Santo Inácio, Vargem Grande, Major Prates, Nossa Senhora das Graças, Chiquinho Guimarães, São Judas dentre outros). Através da oferta de oficinas gratuitas de orientação profissional, práticas esportivas, culturais e tecnológicas. E assim, estimular o desenvolvimento integral dos mesmos e atuar de modo preventivo na exposição a situações de risco social.

 

6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DA ATIVIDADE:

 

Objetivo Específico 1: Contratar equipe técnica e ofertar semanalmente a adolescentes (de 13 a 17  anos) oficinas gratuitas de orientação profissional, práticas esportivas, culturais e tecnológicas de modo a fortalecer a convivência familiar e comunitária dos mesmos.

METAS

AÇÕES   (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Meta 01:

Contratação da equipe técnica que irá executar a da Atividade pelo período de 12 meses.

Contratar 6 profissionais sendo eles: 1(um) coordenador; 1(um) Psicólogo; e 4(quatro) orientadores sociais que irão ministrar diretamente as oficinas com as crianças.

Mensurar a quantidade de profissionais contratados e o tempo de vínculo celetista com a Atividade .

Folhas de Ponto

Relatórios da contabilidade que constem registro em carteira dos profissionais

1º mês ao 12 mês

Meta 02:

Atender semanalmente, durante um período de 12 meses, 60 adolescentes cadastrados no projeto conforme o cronograma de atividades.

- Divulgar, selecionar e matricular os adolescentes que irão compor o projeto.

 

 

- Mensurar o Percentual de frequência de participantes;

- Mensurar a quantidade de beneficiários encaminhados à rede socioassistencial.

 

-  Listas de presença;

- Fichas de inscrição;

- Fotos e vídeos;

 

Período de verificação mensal.

 

 

 

 

1º mês ao 12 mês

Resultados Esperados: Aproximar dos adolescentes e consequentemente das famílias de modo com que o Instituto Conexão seja um facilitador na promoção do desenvolvimento, valorizando o saber, as vivências e o protagonismo social através de oficinas gratuitas de orientação profissional, práticas esportivas, culturais e tecnológicas. Abrindo assim, caminhos para um futuro mais promissor.

 

 

 

 

Objetivo Específico 2: Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social, fortalecendo a convivência familiar e comunitária.

METAS

AÇÃO

INDICADOR

MEIO DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Meta 01:

Realizar 1 encontro mensal (totalizando 12 encontros ao final do projeto) com as famílias dos adolescentes cadastrados, visando o fortalecimento de vínculos, defesa e garantia de direitos.

- Elaborar cronograma dos encontros conforme temática;

- Realizar ações de monitoramento e controle das atividades desempenhadas.

 

 

-Nº de encontros/ palestras/ capacitações e oficinas realizadas;

-Percentual de participação dos envolvidos.

-Listas de presença;

-Fotos e vídeos; 

-Dentre outros.

 

Período de verificação mensal.

 

 

 

1º mês ao 12 mês

Meta 02:

Realizar encontros quinzenais (totalizando 24 encontros ao final do projeto) com profissionais da equipe técnica a fim de assegurar espaços de referência e confiança entre os usuários. Estimulando o convívio grupal, comunitário e as relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.

- Elaborar cronograma de encontros;

- Realizar ações de monitoramento e controle das atividades desempenhadas.

- Elaborar documentos necessários para realização do relatório de cada encontro.  Sendo eles: Lista de presença, Acervo de fotografias e imagens e Relatório de atividades.

 

-Nº de encontros e oficinas realizadas;

-Percentual de participação dos envolvidos;

 

-Listas de presença;

-Fotos e vídeos;

-Dentre outros.

 

Período de verificação mensal.

1º mês ao 12 mês

Resultados Esperados: Contribuir com a redução das ocorrências de situações de vulnerabilidade social; estimular a melhoria do vínculo entre os adolescentes e suas respectivas famílias. Tendo como foco o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, na proteção social, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo, de modo a desenvolver a sua convivência familiar e comunitária.

 

7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

 

           

O Conectados será realizado em parceria com escolas, comunidades e instituições locais, buscando atingir o maior número possível de adolescentes que se enquadrem na faixa etária estipulada. As oficinas serão ministradas por profissionais qualificados buscando sempre despertar o interesse e o talento dos participantes. Os encontros serão semanais e buscarão desenvolver e estimular atividades que abordem questões relevantes sobre a juventude, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral do jovem. As oficinas serão pautadas em dois eixos:

  • Oficinas Interativas: Esportivas, Culturais, Orientações Profissionais de modo a estimular a inserção e escolha ao mercado de trabalho e estímulo a práticas tecnológicas tendo em vista o cenário globalizado atual. Oferta de atividades que fomentem a criatividade e o desenvolvimento integral do indivíduo suas habilidades e talentos.
  • Oficinas Reflexivas (abordará o tema do mês, conforme cronograma definido com base na tipificação nacional do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos através da escuta ativa demandada e cronograma de execução).

Cronograma de execução:

  • Identificar e cadastrar adolescentes. Trabalhar mediante parceria com o Poder Público (CRAS, PSF, Escolas Dentre outros) através do encaminhamento municipal e local;
  • Desenvolvimento do Plano de Ação;
  • Executar as oficinas conforme cronograma;
  • Acompanhar e monitorar a execução do projeto, buscando sempre o melhoramento contínuo e alcance dos resultados esperados.
 

 

CRONOGRAMA

MÓDULO/ MÊS

EIXO TRABALHADO

SUB EIXO

TEMA

ATIVIDADE

Encontro de Boas vindas que tem por propósito apresentar o Projeto; o cronograma; ementa detalhada; calendário e normas que nortearão as atividades. E assim, apresentá-lo para os adolescentes e suas respectivas famílias.

MÓDULO 01

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Conhecendo minhas potencialidades

Quem sou Eu            ? Detectando minhas necessidades, motivações, habilidades e talentos.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 02

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Construindo espaços de convivência

 

Desenvolvendo relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 03

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Desenvolvendo o protagonismo e autonomia

Fomentar de forma interativa entre os adolescentes a capacidade de tomada de decisões e escolhas.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 04

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

 Estimular práticas cidadãs

Despertar nos adolescentes o senso de responsabilidade social e coletiva.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 05

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Capacidade de participar da convivência social em grupos.

Estimular o trabalho em equipe.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 06

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Os desafios do cenário atual e a importância da família

Estimular o fortalecimento de vínculos entre os adolescentes e suas famílias.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 07

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Habilidades que transformam

E orientar o jovem na escolha profissional, bem como realizar ações com foco na convivência.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 08

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Aprendendo a pensar fora da caixa

Estimular os adolescentes e serem criativos e propositivos através do uso de ferramentas tecnológicas e inovadoras.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 09

  • Convivência Social
  • Direito de Ser

Participação

Aprendendo a superar desafios

Desenvolver atividades que estimulem o adolescente a vencerem as situações de crise.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 10

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Aprendendo a estabelecer limites.

Estimular ações que busquem fomentar a autonomia e protagonismo social.

 

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 11

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Futuro Tecnológico

Apresentar aos adolescentes plataformas, estratégias incentivando nos mesmos a importância de se conectarem com o cenário digital.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

MÓDULO 12

  • Convivência Social
  • Direito de Ser
  • Participação

Mãos a Obra

Incentivar e impulsionar os adolescentes a serem agentes da sua própria história.

Dinâmica/Palestras

Roda de conversa com pais e filhos

Avaliação grau de satisfação

Evento de encerramento – Fortalecimento de vínculos.

 

                                                                                                                                

8. PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO  DA ATIVIDADE DA PARCERIA:

8.1 – Receitas:

 

Especificação

Valor (R$)

%

Valor total do recurso (bruto)

200.000,00

100%

Valor da proposta

00,00

%

Valor retido no fundo específico

00,00

%

Contrapartida voluntária financeira (caso houver)

00,00

%

 

 

8.2 – Detalhamento das despesas:

PROPOSTA - DETALHAMENTO DAS DESPESAS      (Planilha de Itens )

ITEM

DESCRIÇÃO

UND

QTE

VALOR UNITÁRIO (R$)

SUBTOTAL (R$)

01

Coordenador (remuneração mês)

contratação de pessoal

01

5.019,66

60.235,92

02

Profissional Nível Superior - Psicólogo (remuneração mês)

contratação de pessoal

01

3615,15

43.386,00

03

Orientador Social – Nível médio (remuneração mês)

contratação de pessoal

04

2.007,86

96.377,28

 

TOTAL

 

 

 

199.999,20

 

Obs.: Justifica-se o investimento do presente recurso em sua integralidade em folha pessoal tendo em vista ser essa a demanda para a execução da referida atividade. Isso porque, ao longo dos anos, o Instituto Conexão se dedicou a mobilizar e estruturar o espaço físico. Por se tratar de um terreno doado pela prefeitura não há gasto mensal com aluguel. O espaço, atualmente, encontra-se mobiliado e estruturado, contando com salas de aulas, auditório, sala de informática com 10 (dez) computadores, sala de reunião e acolhimento, recursos de sonoplastia e audiovisuais. Ademais, atuamos com empresas parceiras que apadrinham mensalmente as atividades realizadas no Instituto Conexão. Contamos com empresas parceiras que doam os mais diversos insumos demandados, como por exemplo: lanches a serem ofertados aos usuários, dentre outros. Ademais, há, também, parcerias com empresas que custeiam materiais de escritório para uso administrativo e, também, para as oficinas didáticas e lúdicas. Estratégias como essa de captação nos permitem envolver os setores empresariais e a sociedade civil nas ações sociais e assim garantir a manutenção das atividades diárias. Nessa feita, a maior urgência para a realização das atividades se dá na manutenção da folha de pessoal devido o alto valor que o mesmo demanda. Justificando assim a distribuição do valor proponente na supracitada planilha de itens ora descritos.

8.2.1 – Detalhamento das despesas com pessoal:

DESPESAS COM SALÁRIOS, DÉCIMO TERCEIRO, FÉRIAS, ENCARGOS SOCIAIS E MULTA FGTS POR CARGO ( R$ )

 

 

DESCRIÇÃO DO CARGO

 

 

Horas

/m

 

 

SALÁRIO

 

13º SALARIO

1/12 avos

 

 

FÉRIAS

1/12 avos

INSS + SAT+ (CTS INSS

terceiros) 20%+3%

+5,8% =

28,8%

 

 

 

FGTS  8%

 

MULTA 40 % FGTS

 

 

 

PIS 1%

 

 

TOTAL  DESP. MÊS POR CARGO

 

 

EMPRE

GADOS

 

 

Nº DE MESES

 

 

TOTAL POR CARGO

Coordenador do Projeto

40h

3.300

 

275,00

 

91,66

 

950,40

 

264,00

 

105,60

 

33,00

 

5.019,66

01

12

60.235,92

 

Profissional de nível Superior

Psicólogo

40h

2.376,90

198,07

66,02

684,54

190,15

76,06

23,76

3615,15

01

12

43.386,00

Orientador Social

40h

1.320

110,00

36,66

380,16

105,60

42,24

13,20

2.007,86

04

12

96.377,28

TOTAL DESPESAS MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO

199.999,20

DESCONTO REFERENTE INSS PATRONAL

 

VALOR DO REPASSE COM PESSOAL

199.999,20

 

09 - CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO:

Cronograma de Desembolso (Concedente) (R$ 1,00)

VALOR (R$)

Parcela Única

R$ 200.000,00

Cronograma de Desembolso (Contrapartida se houver ) (R$ 1,00)

VALOR (R$)

Parcela Única

 

10. FUTURO DO ATIVIDADE:

Almeja-se que o Conectados continue sendo uma Atividade de caráter contínuo e permanente com os adolescentes e que os instiguem a terem a capacidade de ampliarem seus conhecimentos e princípios éticos em sua vida pessoal e em suas relações psicossociais e que tenham a capacidade de serem resilientes aos riscos que estão expostos. Busca-se que os adolescentes e famílias acompanhadas se desenvolvam em sua integralidade (desenvolvimento físico, psicológico e social) e que possam viver os direitos garantidos para sua idade e que sejam protagonistas das suas histórias de modo a promover a paz à justiça e o amor, tendo as suas vidas transformadas.

Importante destacar que esta atividade é de caráter contínuo e permanente e que a execução deste plano de trabalho garantirá ainda mais a sustentabilidade do mesmo. Isso porque, o Instituto Conexão atua mediante parceria e captação de recursos físicos e financeiros pelas mais diversas fontes como, por exemplo: apoio da sociedade civil; doações de investidores e parceiros (pessoas físicas e jurídicas); realização de ações e eventos como estratégia de captação de recursos, essas dentre outras ações tem por finalidade custear e garantir com que as atividades não sejam interrompidas. Dessa forma, destacamos que o futuro da atividade representará uma intervenção de notório impacto e que não ficará restrita apenas ao período supracitado de 12 meses, mas sim ininterruptamente - perdurará até quando identificarmos a necessidade e demanda do público alvo. Garantindo assim o futuro e a sustentabilidade do mesmo.

Justificataiva