PLANO DE TRABALHO
1. DADOS CADASTRAIS:
NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): Instituto de Desenvolvimento Sustentável Conexão – Instituto Conexão
CNPJ: 19643045-000102
ENDEREÇO: Rua D, nº419 Bairro: Canelas. Montes Claros/MG.
MUNICÍPIO: Montes Claros/MG UF: MG
E-MAIL: institutoconexaobr@gmail.com TELEFONE: (38)991483845; (38) 98838-1569
NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: JOÃO HENRIQUE PINHEIRO NOGUEIRA
2. IDENTIFICAÇÃO: ( ) PROJETO OU ( X ) ATIVIDADE
2.1 NOME DO PROJETO ou ATIVIDADE: Conecta Kids II
2.2 PÚBLICO ALVO: 60 crianças de 6 a 12 anos, respeitando a vivência dos ciclos etários.
2.3 ÁREA DE ABRANGÊNCIA: (X) URBANA ( ) RURAL
2.4 PRAZO DE EXECUÇÃO: 11 MESES
3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:
Atuamos há mais de 10 anos no município de Montes Claros/MG e região e temos como missão desenvolver crianças e adolescentes para serem protagonistas da sua própria história e assim reduzirmos a desigualdade social e pobreza local. O objeto de parceria na qual será realizada a atividade se dará no Instituto Conexão, unidade Canelas, região localizada a margem de uma área de notória vulnerabilidade social na qual destaca-se os bairros Vila Greice, Vila Telma, Santo Inácio, Vargem Grande, Major Prates, Nossa Senhora das Graças, Chiquinho Guimarães, São Judas dentre outros. Sendo essas regiões marcadas por índices e vulnerabilidade sociais o que demanda atenção e cuidado, regiões essas que o projeto pretende intervir positivamente (IBGE, 2022).
Investir em projetos sociais em áreas de vulnerabilidade social, especialmente voltados para crianças e adolescentes, é de suma importância para promover a igualdade de oportunidades e romper o ciclo da pobreza (ONU, 2024). Esses projetos, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, oferecem acesso a educação de qualidade, atividades culturais e esportivas, além de suporte psicológico e social, criando um ambiente propício para o desenvolvimento integral das crianças. Ao proporcionar recursos e apoio adequados, é possível reduzir a exposição a riscos como violência, abuso e exploração, promovendo a inclusão social e preparando essas crianças e adolescentes para um futuro mais próspero e digno (ODS, 2024).
Iniciativas como o Conecta Kids visam estimular e potencializar agentes sociais a fim de promover ações de impacto local, gerando oportunidades e melhorias na qualidade de vida dos envolvidos. Para tanto, a referida atividade já encontra-se em execução pelo Instituto Conexão pois, atuamos de maneira contínua e permanente com o público alvo, almejando assim minimizar o referido contexto social supracitado garantindo assim o futuro e sustentabilidade do projeto.
4. JUSTIFICATIVA:
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado através do Instituo Conexão atenderá 60 crianças de 6 a 12 anos através de serviços de interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social conforme preconiza a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resoluçãonº109/2009 - CNAS).
A atuação do Instituto Conexão tem impactado positivamente a comunidade ao entorno como um todo, fomentando o desenvolvimento socioeconômico e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Através da metodologia de trabalho própria, a Metodologia Conecta (MEC), incorporamos práticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). Somos norteados pelos objetivos da ODS e diretrizes ESG ao passo que buscamos através das nossas intervenções fomentar com que as comunidades sejam cada vez mais resilientes e capacitadas para enfrentar desafios futuros. A integração dessas abordagens holísticas garantem um desenvolvimento harmonioso, onde o crescimento econômico caminha lado a lado com a justiça social e a sustentabilidade ambiental. Por isso, destacamos a relevância do referido Projeto.
As intervenções propostas são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como forma de expressão, protagonismo e da autonomia, a partir dos interesses, demandas e potencialidades de cada faixa etária. As atividades são ofertadas dentro do espaço sede própria do Instituto Conexão que compreende uma área de 900m2 , com estrutura composta de sala de computação (mobiliada com 10 computadores para uso dos usuários); banheiros individuais, cozinha, escritórios / áreas de trabalho, auditório, sala de aula e espaço de circulação e convivência.
Além disso, conta com uma equipe multiprofissional composta de assistente social, psicólogo, enfermeiro, professores, advogados dentre outros profissionais que ofertam serviços integrais e contínuos às famílias e crianças acompanhadas. Quanto à estrutura física é importante destacar que a mesma está em consonância às normas e diretrizes da política nacional de assistência social que garantam a qualidade, individualidade e intimidade dos direitos humanos nos serviços prestados. O que justifica a importância da contratação dos ditos profissionais.
Justifica-se a relevância da execução deste projeto, especificamente com essa faixa etária, haja vista que a infância é uma fase crucial no processo de formação do ser humano. Nesse período, o acesso a atividades esportivas e culturais desempenha um papel fundamental no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças. Através da prática esportiva, elas aprendem valores como trabalho em equipe, respeito às regras, superação de desafios e autoconfiança. Já as atividades culturais proporcionam o enriquecimento do repertório cultural, o estímulo à criatividade e a expressão de sentimentos e ideias.
Dessa forma, promover a inclusão Social dessas crianças no âmbito local bem como fortalecer o vínculo entre esses e os suas famílias faz-se relevante neste contexto. Ao passo que, a prioridade apontada está em investir na prevenção ao risco social e envolver a família e a comunidade nas ações realizadas. Assim, justifica-se a execução dessa atividade dado o alcance e impacto local bem como a oferta de um serviço que busca garantir a segurança de acolhida e de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.
5. OBJETIVO GERAL:
Contratar uma equipe técnica especializada para realizar atendimentos contínuos a 60 crianças durante 11 meses, no território do Bairro Canelas e regiões adjacentes (Vila Greice, Vila Telma, Santo Inácio, Vargem Grande, Major Prates, Nossa Senhora das Graças, Chiquinho Guimarães, São Judas, entre outros). E oferecer oficinas gratuitas de esportes, atividades socioculturais e acompanhamento psicossocial, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e prevenindo a exposição a situações de risco social.
6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:
Objetivo Específico 1: Contratar equipe técnica e ofertar semanalmente a crianças (de 6 a 12 anos) oficinas interativas de esporte, socioculturais e reflexivas voltadas para a proteção e o desenvolvimento das crianças de modo a fortalecer a convivência familiar e comunitária dos mesmos. |
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METAS |
AÇÕES (atividades a executar) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
Meta 01: Contratação da equipe técnica que irá executar a da Atividade pelo período de 11 meses. |
-Realizar processo seletivo para contratação de 8 profissionais sendo eles: 1(um) coordenador; 2 (dois) Profissionais de nível técnico Superior; 4(quatro) orientadores sociais que irão ministrar diretamente as oficinas com as crianças; e 1 (um) profissional de serviços gerais. - Formalizar a contratação junto a Contabilidade dos respectivos funcionários acima. |
Mensurar a quantidade de profissionais contratados e o tempo de vínculo celetista com a Atividade. |
Folhas de Ponto Relatórios da contabilidade que constem registro em carteira dos profissionais |
1º mês ao 11 mês |
Meta 02: Atender semanalmente, durante um período de 11 meses, 60 crianças cadastradas no projeto, ofertando oficinas esportivas (Jiu-Jitsu e Futebol) e culturais (Ballet e Aulas de Música: Teclado e Violão). Serão duas turmas para cada modalidade com encontros duas vezes na semana. |
- Divulgar, selecionar e matricular as crianças que irão compor o projeto.
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- Mensurar o Percentual de frequência de participantes; - Mensurar a quantidade de beneficiários encaminhados à rede socioassistencial. - Mensurar a quantidade prevista de oficinas a serem executadas. - Mensurar a quantidade prevista de oficinas que foram realizadas.
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- Listas de presença; - Fichas de inscrição; - Fotos e vídeos;
Período de verificação mensal. |
1º mês ao 11 mês |
Resultados Esperados: Aproximar das crianças e consequentemente das famílias de modo com que o Instituto Conexão seja um facilitador na promoção ao desenvolvimento, valorizando o saber, as vivências e o protagonismo social através do esporte e cultura. Abrindo assim, caminhos para um futuro mais promissor. |
Objetivo Específico 2: Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social, fortalecendo a convivência familiar e comunitária. |
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METAS |
AÇÃO |
INDICADOR |
MEIO DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
Meta 01: Realizar 1 encontro mensal (totalizando 10 encontros ao final do projeto) com as famílias das crianças cadastradas, visando o fortalecimento de vínculos, defesa e garantia de direitos. Obs: O primeiro encontro se dará no mês 2, tendo em vista que o primeiro mês será destinado a contratação e treinamento da equipe técnica contratada. |
- Elaborar cronograma dos encontros conforme temática; - Realizar ações de monitoramento e controle das atividades desempenhadas.
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-Nº de encontros/ palestras/ capacitações e oficinas realizadas; -Percentual de participação dos envolvidos. |
-Listas de presença; -Fotos e vídeos; -Dentre outros.
Período de verificação mensal. |
1º mês ao 11º mês |
Resultados Esperados: Contribuir com a redução das ocorrências de situações de vulnerabilidade social; estimular a melhoria do vínculo entre as crianças e suas respectivas famílias. Tendo como foco o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, na proteção social, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo, de modo a desenvolver a sua convivência familiar e comunitária.
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7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:
O Conecta Kids será realizado em parceria com rede socioassistencial, escolas, comunidades e instituições locais, buscando atingir o maior número possível de crianças que se enquadrem na faixa etária estipulada. As oficinas serão ministradas por profissionais qualificados buscando sempre despertar o interesse e o talento dos participantes. Os encontros serão semanais, acontecerão de maneira contínua e buscarão desenvolver e estimular o desenvolvimento de potencialidades, formação cidadã e vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social.
Toda essa abordagem será orientada a partir das diretrizes internas da instituição que tem como metodologia própria o MEC (Metodologia Conecta). Desenvolver integralmente crianças e adolescentes é a nossa missão. Acreditamos que ao estimularmos suas potencialidades construímos uma sociedade mais sólida, emancipada e propositiva. Para tanto, aplicamos em todas as nossas oficinas e ações a MEC (Metodologia Conecta) trata-se de um compilado de metodologias ativas embasado na neurociência que respeita os ciclos etários de cada criança e adolescente e tem como premissa atuar com excelência por um desenvolvimento integral a partir de uma abordagem Socioemocional. A porta de entrada dos alunos se dá através do acesso gratuito às oficinas educativas, culturais e esportivas (aulas de música, ballet, jiu-jitsu, futebol e cursos profissionalizantes). Através de uma equipe multiprofissional, acompanhamos de modo contínuo essas crianças, adolescentes e suas respectivas famílias através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O nosso atendimento não se restringe a oferta das ditas oficinas. Para além disso, todo o conteúdo das aulas e encontros (independente da modalidade - ballet; música; esporte e cursos profissionalizantes) ocorre de modo propositivo e intencional que perpassa todos os sentidos (tato, olfato, visão, paladar e audição) de modo a torná-las empoderadas, emancipadas, seguras de si e com total autonomia para lidarem com os desafios cotidianos. Abordamos os seguintes eixos abaixo:
Cronograma de execução:
CRONOGRAMA |
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MÓDULO/ MÊS |
TEMA DO MÊS |
ATIVIDADE |
Encontro de Boas vindas que tem por propósito apresentar o Projeto; o cronograma; ementa detalhada; calendário e normas que nortearão as atividades. E assim, apresentá-lo para as crianças e suas respectivas famílias. |
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MÓDULO 01 |
Quem sou Eu? Identificando minhas necessidades, motivações, habilidades e talentos. |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 02 |
Expressando Sonhos e Emoções (Estimular a criatividade e proporcionar um espaço para as crianças expressarem suas emoções e ideias). |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 03 |
Aprendendo a pensar fora da caixa (Desenvolver atividades que estimulem as crianças de forma lúdica e reflexiva a vencerem as situações de crise). |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 04 |
Laboratório de Ideias: Inovação Coletivas e sustentáveis (Estimulando práticas sustentáveis) |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 05 |
Tech Kids: Inclusão digital para todos. (Demonstrar de forma lúdica a importância da tecnologia com uma ferramenta do mundo atual) |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 06 |
Eu sou um cidadão de bem. (Despertar nas crianças o senso de responsabilidade social, coletiva e cidadã) |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 07 |
Empatia em Ação. |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 08 |
Habilidades que transformam (Desenvolver atividades que estimulem a disciplina, respeito e valores que buscam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, na proteção social). |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
MÓDULO 09 |
Eu sou um protagonista da minha própria história. |
Dinâmica/Palestras Roda de conversa com pais e filhos Avaliação grau de satisfação |
Evento de encerramento – Fortalecimento de vínculos. |
8. PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE DA PARCERIA:
8.1 – Receitas:
Especificação |
Valor (R$) |
% |
Valor total do recurso (bruto) |
267.242,25 |
100% |
Valor da proposta |
267.241,37 |
99,9% |
Valor retido no fundo específico |
00,00 |
% |
Contrapartida voluntária financeira (caso houver) |
00,00 |
% |
8.2 – Detalhamento das despesas:
PROPOSTA - DETALHAMENTO DAS DESPESAS (Planilha de Itens ) |
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ITEM |
DESCRIÇÃO |
UND |
QTE |
VALOR UNITÁRIO (R$) |
SUBTOTAL (R$) |
01 |
Coordenador (remuneração mês com encargos) |
contratação de pessoal |
01 |
5.323,88 |
58.562,68 |
02 |
Profissional Nível Superior (remuneração mês com encargos) |
contratação de pessoal |
02 |
3.346,44 |
73.621,68 |
03 |
Orientador Social – Nível médio (remuneração mês com encargos) |
contratação de pessoal |
04 |
2.509,83 |
110.432,52 |
04 |
Auxiliar de Serviços Gerais (remuneração mês com encargos) |
contratação de pessoal |
01 |
2.238,59 |
24.624,49 |
|
TOTAL |
|
|
|
267.241,37 |
Obs.: Justifica-se o investimento do presente recurso em sua integralidade em folha pessoal tendo em vista ser essa a demanda para a execução da referida atividade. Isso porque, ao longo dos anos, o Instituto Conexão se dedicou a mobilizar e estruturar o espaço físico. Por se tratar de um terreno doado pela prefeitura não há gasto mensal com aluguel. O espaço, atualmente, encontra-se mobiliado e estruturado, contando com salas de aulas, auditório, sala de informática com 10 (dez) computadores, sala de reunião e acolhimento, recursos de sonoplastia e audiovisuais. Ademais, atuamos com empresas parceiras que apadrinham mensalmente as atividades realizadas no Instituto Conexão. Contamos com empresas parceiras que doam os mais diversos insumos demandados, como por exemplo: lanches a serem ofertados aos usuários, dentre outros. Ademais, há, também, parcerias com empresas que custeiam materiais de escritório para uso administrativo e, também, para as oficinas didáticas e lúdicas. Estratégias como essa de captação nos permitem envolver os setores empresariais e a sociedade civil nas ações sociais e assim garantir a manutenção das atividades diárias. Nessa feita, a maior urgência para a realização das atividades se dá na manutenção da folha de pessoal devido o alto valor que o mesmo demanda. Justificando assim a distribuição do valor proponente na supracitada planilha de itens descritos.
8.2.1 – Detalhamento das despesas com pessoal:
DESPESAS COM SALÁRIOS, DÉCIMO TERCEIRO, FÉRIAS, ENCARGOS SOCIAIS E MULTA FGTS POR CARGO ( R$ ) |
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DESCRIÇÃO DO CARGO |
Horas /m |
SALÁRIO |
13º SALÁRIO 1/12 avos |
FÉRIAS 1/12 avos |
INSS + SAT+ (CTS INSS terceiros) 20%+3% +5,8% = 28,8% |
FGTS 8% |
MULTA 40 % FGTS |
PIS 1% |
TOTAL DESP. MÊS POR CARGO |
Nº EMPRE GADOS |
Nº DE MESES |
TOTAL POR CARGO |
Coordenador do Projeto |
40h |
3.500 |
291,66 |
97,22 |
1.008,00 |
280,00 |
112,00 |
35,00 |
5.323,88 |
01 |
11 |
58.562,68 |
40h |
2.200 |
183,33 |
61,11 |
633,60 |
176,00 |
70,40 |
22,00 |
3.346,44 |
02 |
11 |
73.621,68 |
|
Orientador Social |
40h |
1.650 |
137,50 |
45,83 |
475,20 |
132,00 |
52,80 |
16,50 |
2.509,83 |
04 |
11 |
110.432,52 |
Auxiliar de Serviços Gerais |
40h |
1471,70 |
122,64 |
40,88 |
423,84 |
117,73 |
47,09 |
14,71 |
2.238,59 |
01 |
11 |
24.624,49 |
TOTAL DESPESAS MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO |
24.294,67 |
|||||||||||
DESCONTO REFERENTE INSS PATRONAL |
— |
|||||||||||
VALOR DO REPASSE COM PESSOAL |
267.241,37 |
9- FUTURO DA ATIVIDADE:
O Conecta Kids visa capacitar crianças a expandirem seus conhecimentos e princípios éticos em suas vidas pessoais e relações psicossociais, além de desenvolverem resiliência frente aos riscos aos quais estão expostas. O objetivo é que as crianças e suas famílias se desenvolvam integralmente (física, psicológica e socialmente) e usufruam plenamente dos direitos assegurados para sua faixa etária.
Norteados pela Metodologia Conecta (MEC) que trata-se de um conjunto de práticas ativas baseadas na neurociência, voltadas para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Nossa abordagem respeita os ciclos etários e foca em uma educação socioemocional. A metodologia inclui oficinas que trabalham habilidades como inteligência emocional, resiliência, empatia e comunicação eficaz, além de promover atividades de sustentabilidade, desenvolvimento interpessoal e liderança. O sistema de gamificação e certificação reconhece formalmente o progresso dos participantes, incentivando um aprendizado lúdico e intencional.
As atividades são projetadas para estimular todos os sentidos e engajar os jovens em projetos colaborativos, alinhados às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dessa forma, acreditamos que essa abordagem holística prepara os jovens para serem protagonistas de suas próprias histórias e agentes de mudança em suas comunidades, contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa.
Destaca-se que a atividade possui caráter contínuo e permanente, e a execução deste plano de trabalho garantirá sua sustentabilidade. O Instituto Conexão opera através de parcerias e captação de recursos de diversas fontes, como apoio da sociedade civil, doações de investidores e parceiros (pessoas físicas e jurídicas) e realização de ações e eventos. Estas iniciativas visam financiar e assegurar a continuidade das atividades.
Destacamos que o futuro desta iniciativa representará uma intervenção de grande impacto, que perdurará enquanto houver necessidade e demanda do público-alvo, garantindo assim sua continuidade e sustentabilidade.
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