CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
FUNDAÇÃO CLARICE ALBUQUERQUE
MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS
OBJETIVO:
Oferecer atenção integral a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, com faixa etária de 18 a 59 anos, para 60 assistidos, no Município de Montes Claros, visando reduzir as incapacidades, desenvolver as potencialidades e habilidades, a inclusão social, a independência, a segurança, o acesso aos direitos e a integração na vida familiar e comunitária.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
PÚBLICO ALVO
O público atendido pelo Centro Dia Madre Teresa de Calcutá são pessoas com deficiência intelectual e múltipla, com faixa etária de 18 a 59 anos, que necessitam de apoios extensivos e generalizados e suas famílias. Serão assistidos 60 usuários diretamente e o núcleo familiar destes indiretamente, totalizando cerca de 240 pessoas.
ÁREA DE ABRANGÊNCIA
O serviço está implantado nas dependências da Fundação Clarice Albuquerque, situada à Rua Tungstênio, nº 306, Bairro de Lourdes em Montes Claros/MG. Os usuários são oriundos dos mais diversos bairros da zona urbana e rural da cidade. A localização da Fundação é de fácil acesso e o transporte coletivo municipal colabora com o deslocamento dos assistidos, sendo também disponibilizado pela instituição veículo próprio para o transporte destes, conforme necessidade da família.
METAS
Incluir os 60 usuários nos diversos ambientes da sociedade
METODODOGIA
O projeto será executado nas dependências da Fundação Clarice Albuquerque realizada pelo serviço do Centro Dia Madre Teresa de Calcutá, às Pessoas com Deficiência intelectual e múltipla, com faixa etária de 18 a 59 anos.
O Centro Dia Madre Teresa de Calcutá, criado em 01 de agosto de 2017, está adaptado com sala de atendimento psicossocial, sala de coordenação e salas de ambiências: de vivência, corpo e movimento e artes e expressão. Essas salas de multiuso são adaptadas com móveis, equipamentos e materiais específicos conforme Orientações Técnicas sobre o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias, ofertado em Centro Dia, elaborado pelo Ministério de Desenvolvimento Social - MDS.
Para a realização do serviço, inicia-se com o levantamento de demanda, que são encaminhados por órgãos da rede sócioassistêncial e também por procura da família que busca o serviço de forma espontânea. Atualmente a Fundação já possui uma lista de usuários que aguardam uma vaga na instituição.
Após, faz-se uma visita domiciliar visando a inclusão do usuário nas atividades do “Centro Dia Madre Teresa de Calcutá”. Esta visita é realizada pela equipe psicossocial onde são realizadas atividades com uma postura acolhedora, visando o conhecimento do contexto de vida familiar, social, histórico, econômico e cultural. Através desta escuta qualificada é que se define o caráter orientador de atuação do serviço com o usuário. Ainda na visita domiciliar são determinados os dias, horários e quais ambiências o usuário estará participando e realiza-se a inscrição do mesmo para participar das atividades do Centro Dia, considerando as particularidades de cada família e assistido.
Na instituição é aplicado o teste através da Escala de San Martin, que é uma escala cientificamente aprovada, com a possibilidade de conhecer o grau de qualidade de vida e a possibilidade de trabalho para cada usuário. A aplicação da escala é realizada pelos profissionais do Centro Dia, que discute as potencialidades e as vulnerabilidades de cada pessoa com deficiência intelectual nas dimensões avaliadas como importantes para o alcance dos objetivos na assistência. A partir disso, define as intervenções que são importantes, identificando a necessidade de apoio individual e as potencialidades de cada um.
Também são aplicados questionários de avaliação, como instrumentos que norteiam o planejamento do trabalho a ser desenvolvido entre os profissionais, a família e o usuário; chamados de Plano de Desenvolvimento do Usuário (PDU) e o Plano de Acompanhamento Familiar (PAF), desenvolvido pela equipe técnica junto com a coordenação.
O funcionamento acontece durante o dia, na sede da Fundação Clarice Albuquerque, à Rua Tungstênio, 306, Bairro de Lourdes, na área urbana de Montes Claros, de 07h00min as 17h00min, de segunda a sexta-feira (dias úteis) de forma ininterrupta, nos turnos matutino e vespertino. O prédio é composto por salas ambientes para desenvolvimento das atividades, banheiros masculinos e femininos, área de lazer e convivência, cantina, refeitório, recepção, dentre outras.
A Fundação Clarice Albuquerque através da participação desde edital de chamamento público objetiva-se para continuação dos serviços já desenvolvidos desde Agosto/2017 pelo Centro Dia Madre Teresa de Calcutá, visando também à ampliação do número dos assistidos de 22 para 60 usuários diretamente e indiretamente 240 incluindo todo o núcleo familiar. Para estruturação desse serviço, almeja-se recursos financeiros para a contratação do quadro de cuidadores sociais (profissional de, no mínimo, nível médio, com atuação constante junto aos assistidos e responsáveis pela execução do serviço e pela criação de um ambiente agradável de convivência) e dos facilitadores de oficinas (profissional de, no mínimo, nível médio, responsável pela realização das oficinas de convívio por meio de esporte, lazer, arte, cultura etc) e aquisição de materiais que serão usados nas ambiências para realização das atividades.
Atualmente o Centro Dia da Fundação Clarice Albuquerque conta com a composição de uma equipe técnica de referência e de apoio para desenvolvimento dos trabalhos, composta por: 01 Coordenador, 01 Assistente Social, 02 Psicólogos, 02 Cuidadores Sociais e 03 Facilitadores de Oficinas.
A equipe é responsável por ofertar atividades de cuidados que alcancem duas dimensões, a básica: onde prestam apoio na realização das atividades essenciais da vida diária, como, vestir-se, agasalhar-se, alimentar-se, fazer higiene pessoal, locomover-se e outras e as atividades de cuidado instrumental: que são apoios voltados para o desenvolvimento pessoal e social da pessoa com deficiência, como, levar a vida da forma mais independente possível, favorecendo a integração e a participação do indivíduo no seu entorno, em grupos sociais, dentre outros.
As oficinas são desenvolvidas e divididas em 03 ambiências por turno, sendo três no matutino e três no vespertino; tendo a capacidade de atendimento em até dez (10) usuários em cada ambiência, sendo 30 no matutino e 30 no vespertino.
As ambiências e atividades realizadas são:
Para esse projeto a Fundação Clarice Albuquerque disponibilizará de 01 Coordenador, 01 Assistente Social, 02 Psicólogos, 02 Cuidadores Sociais, 03 Facilitadores de Oficinas e 01 motorista, realizando atendimento em formatos diversos diante da função de cada profissional, como atendimento familiar, em grupo, visitas, etc.
As avaliações do desenvolvimento dos usuários são feitas diariamente pelo facilitador de oficina, cuidador social e equipe psicossocial. Mensalmente toda equipe de trabalho se reúne para discursão de casos e fechamento do quadro avaliativo do usuário.
O espaço físico da Fundação, bem como o transporte, e gastos de manutenção também estarão sob a responsabilidade da entidade proponente.
FUTURO DO PROJETO
Todo o projeto será administrado por Adriana Brant Albuquerque Cabral, Tesoureira da Fundação Clarice Albuquerque que fará o controle das despesas, implementação e funcionamento das atividades oferecidas pelo Centro Dia Madre Teresa de Calcutá, direcionando a contratação da equipe, aquisição de materiais e gêneros alimentícios custeados com o repasse desse Plano de Trabalho, visando à melhoria da qualidade de vida dos assistidos e seus familiares, com acesso aos serviços das políticas públicas setoriais, e ainda, aprimorando sua convivência familiar e comunitária.
Após o término da parceria firmada a Fundação Clarice Albuquerque dará continuidade com o serviço do Centro Dia Madre Teresa de Calcutá através de outras parcerias públicas e privadas que vierem a surgir, e também com doações da comunidade e recursos próprios da entidade, que são adquiridos com a realização de eventos beneficentes, como, feijoadas, bingos, rifas, bazares, shows, quadrilhas etc.
Pois acreditamos na relevância e importância desse projeto na vida dos nossos assistidos e seus familiares, bem como, para toda sociedade de Montes Claros que se preocupa com o bem social daqueles que estão em situação de risco e vulnerabilidade social.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024