Imagem de destaque CASA LIMPA E CONFORTÁVEL- CASA DA TERCEIRA IDADE SANTA ANA

CASA LIMPA E CONFORTÁVEL- CASA DA TERCEIRA IDADE SANTA ANA


 

LEI 5.326, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2021, AUTORIZA O REPASSE DE RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003. Dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências.

LEI Nº 2.947, DE 23 DE OUTUBRO DE 2001. Cria o Fundo Municipal do Idoso – FMDI e dá Outras Providências.

LEI 5.444, DE 18 DE MAIO DE 2022. INSTITUI A SEMANA DE INCENTIVO ÀS DOAÇÕES PARA O FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO E CRIA O SELO AMIGO DA CRIANÇA E DO IDOSO.

PLANO DE TRABALHO

1 DADOS CADASTRAIS:

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC):

CASA DA TERCEIRA IDADE SANTA ANA      

CNPJ: 02.754.818/000-25

ENDEREÇO: Rua Lagoa Itapeva, 230 - Interlagos

MUNICÍPIO: Montes Claros          

UF: Minas Gerais               

CEP: 39404-254

E-MAIL: casadaterceiraidadesantanan@yahoo.com.br           

TELEFONE: (38) 3222-9664

NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: José Felinto da Silva

MUNICÍPIO: Montes Claros          

2 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

2. 1 Título: Casa Limpa e Confortável

    1.  Público Alvo:  38 Senhoras Idosas institucionalizada na ILPI
    1. ÁREA DE ABRANGÊNCIA:  URBANA            
    1. Prazo de Execução:  12 meses (2022)

2.5 Entidade Envolvida: ILPI Casa da Terceira Idade Santa Ana      

  1. DESCRIÇÃO DA REALIDADE DA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS (ILPI):

A Casa da Terceira Idade Santa Ana , instituição situada a Rua Lagoa Itapeva, nº 230 – Interlagos, Cep: 39.404-254  civil, registrada sob CNPJ:02.754.818/0001-25, entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de cunho social religioso, Coordenada pela religiosa Irmã Zélia Henrique dos Santos e diretoria composta por 14 (Quatorze) membros,  presta Serviço de Acolhimento Institucional para pessoas idosas do gênero feminino, sendo o funcionamento  interrupto 24 horas, com capacidade para 38 (trinta e oito) residentes com 60 (Sessenta) anos de idade ou mais, independente de raça, cor, nacionalidade, credo político, religioso e posição social pela assistência individual, oferecendo – lhes moradia, alimentação balanceada, lazer, assistência médica, odontológica, psicológica, fisioterapêutica e assistência religiosa.

A ILPI visa manter a instituição com característica domiciliar, ofertando serviços, projetos e benefícios socioassistenciais na perspectiva da garantia de direitos com as residentes acolhidas que se encontram no momento com 38 (trinta e oito) idosas, que são ofertadas 06 (seis) refeições diárias acompanhadas pela nutricionista da unidade de acordo com o grau de comprometimento de cada residente.

A unidade possui 17 (dezessete) dormitórios, sendo 01 enfermaria, 01 consultório equipado para atendimentos às senhoras residentes, setor administrativo com 01 escritório, 01 sala para reunião da diretoria, 01 sala para atendimento e trabalhos da Assistente Social juntamente com a Nutricionista, 02 varandas para recreação, refeitório, cozinha, área de despensa, lavanderia, garagem para dois carros, antessala da capela e Capela Santa Ana.

Ressalta-se que a unidade se encontra com as idosas institucionalizadas com os 03(três) graus de comprometimentos e conta com 18 (dezoito) funcionários em regime CLT, divididos em equipe de trabalho multidisciplinar, sendo 01 Enfermeira, 04 Técnicas em Enfermagem, 01 Assistente Social, 01 Nutricionista, 01 Auxiliar Administrativo, 05 Cuidadoras de Idosos, 02 Cozinheiras, 01 Lavadeira e 01 Motorista e 01 Serviços Gerais.

Mantem-se com os benefícios das senhoras idosas com renda per capita de um salário mínimo, um bazar permanente com roupas, sapatos e bolsas com preços simbólicos para ajudar na manutenção as residentes da instituição, doações dos colaboradores, que por motivo das visitas suspensas na instituição desde o início da pandemia COVID-19, agravou-se as doações dos colaboradores que se ausentaram.

5

 Assim o valor recebido dos benefícios das senhoras idosas totaliza as despesas com pagamentos dos funcionários, encargos sociais, despesas com medicamentos, conta de energia elétrica e demais situações de emergências impactantes enfrentadas.    

JUSTIFICATIVA:

 Segundo a Portaria da Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS) nº 2874/2000, as instituições de longa permanências para idosos (ILPI) se configuram como uma modalidade de cuidado destinada à moradia coletiva de indivíduos de 60 anos ou mais, com ou sem suporte familiar, que podem ou não estar vinculadas à iniciativa governamental.

Christophe afirma que:

... estas instituições são diferentes dos hospitais, consistindo em residências coletivas, com regras de convivência e lógica operativa que variam de acordo com seu público, algumas vezes tendo sob seus cuidados idosos com problemas físicos e/ou cognitivos e, outras vezes, servindo somente de residência e abrigo.

 

O crescimento acelerado da população idosa brasileira e o expressivo aumento da longevidade têm contribuído para um importante demanda por institucionalização dos indivíduos que constituem esse segmento da população. Esse processo de envelhecimento, marcado pela presença de doenças crônicas e outros agravos, pode levar à progressiva redução da capacidade do indivíduo para realizar as atividades do cotidiano e desempenhar seu papel na sociedade.

Isso acontece, em grande parte, porque, no contexto atual da sociedade brasileira com famílias de tamanho cada vez menor e com participação ativa das mulheres no mercado de trabalho, muitas vezes não há disponibilidade de um cuidador familiar que se responsabilize pela saúde e sobrevivência do idoso.

No Brasil, muitos estudos epidemiológicos têm sido voltados para a população idosa, porém se constata um número reduzido de investigações direcionadas aos idosos institucionalizados. Dados preliminares da pesquisa “Condições de Funcionamento e de Infraestrutura nas Instituições de Longa Permanência no Brasil”, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), indicaram o predomínio da população muito idosa (80 anos ou mais), perfazendo 35,1% do total de residentes e de indivíduos funcionalmente dependentes, correspondendo a 63,6% dos entrevistados. O objetivo deste estudo foi caracterizar as condições socio econômicas a institucionalização do idoso em serviço de acolhimento em ILPI (Instituição de Longa Permanência para idosos) que tem sido a alternativa em certas situações como ausência dos vínculos familiares, limitações físicas, insuficiência financeira para custear um cuidador no domicilio, estágios terminais das patologias e níveis de cuidados e dependências muito elevados, tendo assim o aumento da violência contra idosos.

Tal subjetividade transforma a decisão familiar em optar para a institucionalização, como a única opção de proteção provida pelo tripe Família-Estado-Sociedade. Cabe ressaltar que a Casa da Terceira Idade Santa Ana, instituição sem fins lucrativos acolhe no momento 38 (trinta e oito) senhoras idosas que encontram em situação de vulnerabilidade social quando esgotados todas as possibilidades de convívio familiar, proporcionando proteção social de alta complexidade de forma continuada e planejada. Visando sempre para as assistidas um ambiente acolhedor de acordo com o Estatuto do Idoso, Lei nº10.741/2003, na observância conforme o grau de comprometimento de cada idosa, garantindo processos participativos das senhoras idosas no cumprimento da execução de serviços, projetos e benefícios socioassistenciais. Portanto o Projeto “Casa Limpa e Confortável” manterá o espaço físico da instituição (1328,53 m2 de área construída), proporcionara melhor qualidade de vida as residentes institucionalizadas e demais pessoas que trabalham na instituição. Diante do cenário brasileiro ao enfrentamento da pandemia Covid-19, torna-se extremamente necessário intensificar o cuidado com eficácia no processo de desinfecção das superfícies, como um todo, da unidade, por tratarem de pessoas do grupo de riscos e também convivência coletiva. Sabe-se que não basta abrigar e alimentar as senhoras residentes, é necessário manter e oferecer um ambiente confortável, estruturado com higienização e qualidade de vida.

Diante das emergências vivenciadas e em conformidade com o Estatuto do Idoso, lei nº10.741/2003, justifica-se o projeto “Casa limpa e confortável”, que com aquisição dos produtos de limpeza contribuirá para reduzir a transmissão cruzada de micro-organismos nos extensos espaços da unidade, mantendo higienização eficaz com prevenção de riscos as idosas institucionalizadas em situação fragilizada de saúde.

5   OBJETIVOS 

 

5.1   Objetivo Geral

 

O Objetivo fundamental deste projeto será a garantia de aquisição de produtos de limpeza, para que a instituição continue a manter uma melhor qualidade de vida às residentes institucionalizadas, priorizando um ambiente limpo e confortável, no processo de desinfecção das superfícies. Proporcionando um ambiente acolhedor em conformidade com os direitos do idosos e sempre aprimorando a melhoria do serviço ofertado ao acolhimento Institucional.

 

5.2   Objetivos Específicos

•    Melhorar a qualidade de desinfecção das superfícies da Casa da Terceira Idade Santa Ana e por conseguinte melhorar a qualidade de vida das assistidas;

•    Assegurar para institucionalizadas um espaço físico livre de possíveis cargas micro bacterianas e com isso garantir maior proteção para as assistidas.

 

 

6 PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO:

 

Objetivo Específico 1:

METAS

AÇÕES         

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01

 Aquisição de produtos para limpeza   do espaço de convivência institucional da Casa da Terceira Idade Santa Ana.

 Relação de Itens orçados em anexo.

Relatórios com registros fotograficos e notas orçamentarias.

  12 meses a partir da liberação da verba.

Resultados Esperados: Com aquisição dos materiais de limpeza, após a desinfecção com os mesmos, irá proporcionar espaços  higienizados, limpos e confortáveis,  mantendo assim, a convivência  coletiva saudável  entre as residentes institucionalizadas. 

 

 

Objetivo Específico 2:

METAS

ESPECIFICAÇÃO DA META

AÇÃO

INDICADOR DE MONITORAMENO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01

Assegurar a limpeza,desinfecção e esterelização dos extensos espaços institucional.

 Limpeza diaria nos espaços institucionais ,  Casa da Terceira Idade Santa Ana.

 Relatórios com registros fotograficos e notas orçamentarias.

 12 meses a partir da liberação da verba.

Resultados Esperados: Garantir que os espaços fisicos institucional fiquem livres de possiveis cargas micro bacterianas , como garantir também uma maior proteção  das idosas  institucionalizadas e equipe multidiciplinar.

 

 

7 FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

 

Compreende-se que é necessário manter a identidade da pessoa idosa durante o processo de institucionalização, incluindo a questão com atendimento em busca do desenvolvimento do processo emocional, autoestima e convivência coletiva equilibrada. Assim com as dificuldades financeiras rotineiras enfrentadas, o recurso adquirido com o projeto “Casa limpa e confortável” de acordo a lei Municipal 4.310/2011, com redação dada pela Lei Federal 12.213/2010 juntamente com doações dos colaboradores da instituição, os produtos de limpeza assegurarão a proteção integral as idosas institucionalizadas que convivem em ambiente diário coletivo.

Ressalta que devido ao extenso espaço físico de área construída, as atividades rotineiras realizadas com a limpeza e higienização diária, serão ações de acordo com o projeto “Casa limpa e confortável”, que passam pela desinfecção com os produtos adquiridos, através da sua utilização, diariamente, pelos trabalhadores da instituição.

FUTURO DO PROJETO

Com o termino da parceria firmada, Conselho Municipal do Idoso (Fundo Municipal do Idoso) e aquisição dos produtos para desinfecção para limpeza diária descriminado no projeto “Casa limpa e confortável” o uso dos produtos impactarão de forma relevante nos espaços físicos da instituição, o que priorizará segurança das 38 (trinta e oito) residentes institucionalizadas, juntamente com as pessoas de convívio diário no trato com as senhoras institucionalizadas.

A Casa da Terceira Idade Santa Ana está aberta a novos parceiros colaboradores, que sejam privados e/ou públicos para prosseguir com os trabalhos tão necessários, como por exemplo manter diariamente a limpeza e desinfecção do espaços  físicos, e assim promover o atendimento as residentes em um ambiente confortável e com segurança  a saúde integral, bem como está receptivo a colaboração das diversas despesas que a instituição possui com as demandas , visto que o custo com as despesas dos serviços de institucionalização são altos.

 

 

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA