Imagem de destaque CASA DE BRINCAR-GRUPO DE APOIO A PREVENÇÃO  AOS PORTADORES DA AIDS-GRAPPA

CASA DE BRINCAR-GRUPO DE APOIO A PREVENÇÃO AOS PORTADORES DA AIDS-GRAPPA


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-CMDCA

GRUPO DE APOIO À PREVENÇÃO AOS PORTADORES DA AIDS – GRAPPA

MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS

 

1 - DADOS CADASTRAIS DO PROPONENTE

Proponente: GRUPO DE APOIO À PREVENÇÃO AOS PORTADORES DA AIDS – GRAPPA

CNPJ:  25.224.122/0001-92

2 - DADOS CADASTRAIS DO CONCEDENTE

DENOMINAÇÃO: CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CNPJ: 22.678.874/0001-35

3 – OBJETO DA PARCERIA

Contribuir para a garantia de direitos de 50 crianças e adolescentes vivendo e convivendo com HIV/AIDS, em situação de vulnerabilidade social de forma lúdica e humanizada.

4 - IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

4.1 - Título do Projeto: CASA DO BRINCAR

4.2 - Prazo de Execução : 6 MESES

4.2 – Descrição da realidade

Montes Claros é polo receptor de tratamento dos pacientes com DST/HIV/AIDS de municípios do Norte de Minas as quais nossa instituição também atende. O GRAPPA é a única instituição no gênero nesta região a atender esta respectiva população, tendo ainda como objetivo o trabalho voltado à prevenção para diminuição da epidemia HIV/AIDS na região.

     Desde fevereiro/2004, a instituição funciona como Casa de Apoio para adultos, crianças e adolescentes vivendo com HIV/AIDS.

     A instituição referente à Casa de Apoio recebeu em 2011, através de convenio com a Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com a Coordenação Estadual de Saúde, uma verba que possibilitou a compra de um imóvel para adequação de infraestrutura, visto que desde 2004 trabalha como Casa de Apoio.

     O município de Montes Claros está situado na Bacia do Alto São Francisco, ao norte do Estado de Minas Gerais.  Dados oficiais do Censo 2010 do IBGE informam que Monte Claros possui 361.971 habitantes. De 2000 para 2010, passou do 63° para 61° maior cidade do Brasil. Em Minas, está no 6° lugar. ¹  

     A cidade possui infra-estrutura entre médio e grande porte, e nos últimos anos tem se observado um aumento significativo de sua população. Este aumento traz não apenas o desenvolvimento e o crescimento de setores como indústria, comércio, educação, etc, mas principalmente vem evidenciar alguns problemas e/ou deficiências até então desconhecidos, como é o caso daqueles referentes a saúde. Neste sentido, a vigilância epidemiológica tem lutado para controlar surtos de doenças como tuberculose, hanseníase, dengue, febre amarela, leshimaniose, cólera, dentre outras, inclusive aquelas previníveis com vacinas. Mas, atualmente o foco do trabalho está voltado a prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis em especial o HIV/AIDS. A referente cidade é pólo-receptor de tratamento aos pacientes com DST/HIV/AIDS em todo o Norte de Minas. Para tanto, tem-se o Hospital Universitário Clemente Faria que conta com uma equipe de profissionais (médicos, psicólogos, assistente social, dentre outros) prestando todo tipo de atendimento e acompanhamento, inclusive internações e medicação necessárias ao soro-positivo; o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) onde os usuários recebem atendimento individual, fazem exames de sangue  mensalmente; e o Grupo de Apoio a Prevenção e aos Portadores da Aids (GRAPPA), entidade civil, filantrópica é a única instituição em gênero nesta região a atender a respectiva população com trabalhos de apoio e prevenção  possibilitando a diminuição da epidemia de HIV/AIDS nesta região.

            O GRAPPA – Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores da AIDS que é centro de referência regional no apoio e prevenção as DST/AIDS – atualmente possui em seus cadastros para atendimentos 820 famílias cadastradas/assistidas.

        O Estado de Minas Gerais apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da região sudeste do Brasil, sendo que a maioria dos municípios atendidos pelo GRAPPA tem IDH menor do que a média do Estado, apresentando os piores níveis de desenvolvimento humano.

     Estudos realizados pelo IBGE – Atlas do Desenvolvimento Humano apontam para um aumento significativo do HIV/AIDS em municípios de pequeno porte com menor renda per capita. A cidade de Montes Claros é referência no tratamento para 69 municípios que apresentam estas características, além de outras regiões como Vale do Jequitinhonha e sul da Bahia.

     O Grappa desde a sua criação em 1992 trabalha com prevenção e apoio aos portadores do vírus HIV e doente com AIDS. Este trabalho se dá com apoio psicológico e social, enfermagem, profissional de artes, visita hospitalar e domiciliar, reuniões de convivência mensal com familiares, atividades de entretenimento e socialização com amigos e familiares, almoço solidário todos os dias, encaminhamento para exames e orientações sobre as informações claras dos serviços de saúde, aulas de reforço escolar para crianças e adolescentes, aula de artesanato para crianças, adolescentes e adultos, festas comemorativas, cursos profissionalizantes acolhimento às crianças, adolescentes e adultos  HIV+ oriundas de outros municípios vizinhos que precisam de tratamento fora de domicilio.  Além disso, são realizadas campanhas de prevenção tanto com os portadores de HIV/AIDS quanto com a população em geral (em Montes Claros e várias cidades do Norte de Minas).

4.3 - Justificativa do Projeto

Para que o brincar encontre as respostas mais adequadas às crianças e aos adolescentes que frequentarão esse espaço denominado “Casa do Brincar”. Será montada uma brinquedoteca lúdica com brinquedos educativos, , bancadas para ser realizada metodologias diversas, tais como: a montagem, a desmontagem, o significado de cada objeto ali exposto, as surpresas de cada oficina desenvolvida com foco em promover a abordagem de forma dinâmica  de temas atuais, oficinas voltadas para reciclagem, como trabalhar a higiene a organização do ambiente terá em conta diferentes níveis de interação, todos profissionais devidamente uniformizados com blusas referente ao projeto para que tenha uma maior facilidade de interação.

Para a execução do presente projeto cabe salientar que a instituição como contrapartida disponibilizará todos prestadores de serviços do Termo de Fomento 084/2019 para complementar a equipe técnica e auxiliar na execução nas atividades aqui propostas.

Esta perspectiva assenta no pressuposto que o processo do desenvolvimento humano constitui um processo dinâmico de relação com o meio, mas também influencia o meio. Por entender que os adultos durante o dia a dia falta tempo para presenciar esse momento que é a atividade do brincar. As atividades desenvolvidas na Casa do Brincar preencherão uma lacuna que as famílias deixam passar despercebido, devido à situação que se encontrão com as crianças e adolescentes vivendo e convivendo com HIV/AIDS, o preconceito, o medo da morte, a falta de sentindo de viver, o afastamento dos familiares e da sociedade em geral. Desmistificando, esses fatores com as intervenções que os brinquedistas realizaram nas atividades desenvolvidas.

Assim deverão ser oportunizados horários condizentes aos seus afazeres. Dentro desta perspectiva, as oficinas socioeducativas atuarão como mecanismo de ensinar/aprender a brincar, bem como outros temas ligados, considerando que o acesso ás informações atualizadas sobre desenvolvimento do público infanto-juvenil, incluindo, sem dúvida ás oportunidades educativas que promovem a aprendizagem e a formação de uma personalidade saudável. O grupo contará com 50 crianças e adolescentes divididos por faixa etária, 03 horas diárias 2 vezes na semana, será disponibilizado vale transporte para locomoção e servido lanche sempre ao termino do projeto visando a complementação alimentar.

5 - OBJETIVOS DO PROJETO

5.1 - Objetivo Geral:

             Garantir por meio de espaço coletivo denominado “Casa do Brincar” ofertando atividades socioeducativas ás crianças e adolescentes vivendo e convivendo com HIV/AIDS e suas famílias, bem como oficinas interativas abordando vários temas atuais de forma lúdica, na cidade de Montes Claros - MG em parceria com os Centros de referência de Assistência Social (CRAS), afiançando os seus direitos fundamentais e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

5.2 - Objetivos Específicos:

 5.2.1 -Implantação de uma brinquedoteca, para atividades lúdicas e terapêuticas

5.2.2-Elaborar oficinas interativas

5.2.3 -Elaborar oficinas voltadas a adesão do público alvo ao tratamento do HIV/AIDS

5.2.4- Desenvolver Atividades relacionadas a reinserção familiar e social

5.2.5-Desenvolver meios para Adesão das famílias ao acompanhamento psicossocial

6 - PÚBLICO ALVO

Crianças e adolescentes com idade de 0 a 12 anos atendidos pelo Grupo de Apoio á Prevenção e aos Portadores da AIDS - GRAPPA e suas famílias, residentes no município de Montes Claros. Crianças e adolescentes vivendo e convivendo com HIV/AIDS em sua maioria em estado de vulnerabilidade social e com índices elevados de insegurança alimentar.

7 - ÁREA DE ABRANGÊNCIA

     O projeto especificamente atenderá o público infanto-juvenil cadastrado no GRAPPA, residentes em Montes Claros devido á dificuldade de acesso dos usuários de outros municípios, alguns precisariam viajar por 8 horas para chegarem ao local do projeto, visando que as crianças que estejam em tratamento nos dias devidos ao projeto participaram das atividades.

8 – METAS E INDICADORES

  • METAS/PRODUTOS/RESULTADOS ESPERADOS

META

PRODUTO

RESULTADO

Redução da evasão escolar

Realizar atividades voltas para a importância escolar de forma lúdica, visando o preconceito

 Acompanhamento psicossocial, diante da demanda de cada criança e adolescente.

Fortalecimento de vínculos sociais e comunitários

 Realizar visitas domiciliares, atividades conjuntas com as famílias.

 

 

 

 Romper com as barreiras do preconceito, utilizado o conhecimento sobre a   patologia

Superação de conflitos intra-familiar;

 Viabilizar meios para que a família tenha um tempo com suas crianças e adolescentes.

 Diminuir o preconceito dentro do seio familiar aumentando a qualidade de vida dos assistidos.

- Adesão das famílias ao acompanhamento psicossocial;

 

Oficinas interativas, mostrando a importância do acompanhamento psicossocial 

 Uma melhor qualidade de vida, no meio familiar e comunitário

Adesão do publico alvo ao tratamento do HIV/AIDS. 

 Promover atividades, para que entendam a importância dessa adesão ao tratamento

 Ter adesão boa tratamento, para resultar numa sobre vida e melhora no quadro físico

 

Objetivos específicos

Metas e prazos

Indicadores

Meios de verificação

Período de Verificação

Desenvolver um ambiente lúdico, para que haja brincadeiras, oficinas interativas dentre outros, visando desenvolvimento infanto-juvenil e interação familiar.

Promover durante 06 meses, 2 vezes por semana 3 horas por dia atividades, divididas por faixa etária dentro dos horários condizentes.

 

 São 3 horas  dia,  2 vezes por  semana, 8 dias no mês  durante 6 meses.

Lista de presença e relatórios com

registros fotográficos

Trimestral

2. Percentual de frequência dos

participantes de 95%

Lista de presença e relatórios de

frequência dos participantes

Mensal

 

9 - METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

   As oficinas socioeducativas atuarão como mecanismo de ensinar/aprender e brincar, bem como outros temas ligados, considerando que o acesso ás informações atualizadas sobre desenvolvimento do público infanto-juvenil, incluindo, sem dúvida ás oportunidades educativas que promovem a aprendizagem e a formação de uma personalidade saudável. O grupo contará com 50 crianças e adolescentes de 0 a 12 Anos divididos por faixa etária, onde serão oportunizados horários condizentes aos seus afazeres durante, 03 horas diárias 2 vezes na semana, onde cada criança recebera vale transporte para locomoção, será servido lanche sempre ao termino do projeto visando a complementação alimentar, durante toda execução do projeto a instituição disponibilizara todos prestadores de serviço do Termo De Fomento 084/2019  para acompanhar e monitorar, fazendo as intervenções necessárias para que se cumpra todos resultados esperados.

10 - MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

O presente projeto será composto por uma equipe técnica interdisciplinar, coordenador, psicologia, serviço social, enfermagem e brinquedistas que irão utilizar de instrumentais próprios para monitorar e avaliar o desenvolvimento das ações previstas neste plano de trabalho tais como: Visitas domiciliares periódicas ás famílias, encaminhamentos institucionais a rede de atendimento de proteção e garantia de direitos, mediação e conciliação de conflitos, encaminhamento e acompanhamento a serviços de saúde especializados, registro de acompanhamentos diários de intervenções feitas em cada caso em pastas individuais que ficarão arquivadas em fichários na sede da instituição. O CMDCA acompanhará com a equipe técnica todas as ações e implementações que vierem a ser necessárias no decorrer de todo o projeto, utilizando instrumentais elaborados juntamente com o público atendido e de acordo com as leis fiscalizadoras.

  11- FUTURO DO PROJETO

A “Casa Do Brincar” nasceu do coração dos dirigentes da entidade, muito mais que uma brinquedoteca visamos trazer alegria, auto estima, conhecimento e amor, a partir da observação de que as crianças e adolescentes se sentem tristes e desmotivados em virtude de alguns fatores, como preconceito, abandono do tratamento, questão de vulnerabilidade social dentre outros. Diante dessa realidade e a fim de Transformá-la, a entidade busca sistematicamente, parcerias por meio de editais e patrocínios, assim com a estrutura que o presente projeto vai proporcionar vamos de uma forma dinâmica proporcionar atividades que já temos no nosso dia a dia de, maneira lúdica, trazendo conhecimento e buscando maneiras para que a adesão ao tratamento seja de forma tranquila.

Tendo em vista a necessidade de tal projeto, com tamanha estrutura terá um impacto grandioso na nossa instituição, que conta com uma equipe interdisciplinar que já faz um trabalho e agora terá uma estrutura mais aconchegante para desenvolver melhor nosso trabalho e obter resultados ainda maiores, devido resultados que já temos dentro da perspectivas de algumas ações elas garantem e justificam a continuidade do projeto, sendo as parcerias a principal fonte de financiamento. 

TERMO DE FOMENTO 10/2020

JUSTIFICTIVA DA DISPENSA