Imagem de destaque CAMINHANDO PARA O FUTURO -GRUPO DE APOIO À PREVENÇÃO E AOS PORTADORES DA AIDS

CAMINHANDO PARA O FUTURO -GRUPO DE APOIO À PREVENÇÃO E AOS PORTADORES DA AIDS


mrosc

 

 

PLANO DE TRABALHO

1. DADOS CADASTRAIS:

 NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): Grupo de Apoio a Prevenção e aos Portadores da Aids

CNPJ: 25.224.122.0001/92

ENDEREÇO: Rua: Acácia de Paula, 660, Cândida Câmara

MUNICÍPIO: Montes Claros           UF: MG       CEP: 39.401-037

E-MAIL: grappanorte@yahoo.com.br                       TELEFONE:  3222-9433

 

2. IDENTIFICAÇÃO:  (X) PROJETO   OU  (    ) ATIVIDADE

 

2.1- NOME DO PROJETO ou ATIVIDADE: CAMINHANDO PARA O FUTURO

2.2- PÚBLICO ALVO:  Serão beneficiadas 55 (cinquenta e cinco) crianças e adolescentes que vivem e convivem com HIV/AIDS cadastradas na instituição e suas respectivas famílias, para além disso serão ofertadas oficinas interativas de prevenção para aproximadamente 600 adolescentes de escolas públicas, privadas e instituições de Montes Claros.

2.3- ÁREA DE ABRANGÊNCIA: (X)                            URBANA            (           )           RURAL

2.4- PRAZO DE EXECUÇÃO:  03 meses

 

3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:

            Montes Claros é polo receptor de tratamento dos pacientes com IST´s/HIV/AIDS de municípios do Norte de Minas. O GRAPPA é a única instituição no gênero nesta região a atender esta respectiva população, tendo ainda como objetivo o trabalho voltado à prevenção para diminuição da epidemia HIV/AIDS na região.   Desde fevereiro/2004, a instituição funciona como Casa de Apoio para adultos, crianças e adolescentes vivendo e convivendo com HIV/AIDS.

            A instituição referente à Casa de Apoio recebeu em 2011, através de convenio com a Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com a Coordenação Estadual de Saúde, uma verba que possibilitou a compra de um imóvel para adequação de infraestrutura, visto que desde 2004 trabalha como Casa de Apoio.

            O município de Montes Claros está situado na Bacia do Alto São Francisco, ao norte do Estado de Minas Gerais.  Dados oficiais do Censo 2010 do IBGE informam que Monte Claro possui 361.971 habitantes. De 2000 para 2010, passou do 63° para 61° maior cidade do Brasil. Em Minas, está no 6° lugar.  

            A cidade possui infra-estrutura entre médio e grande porte, e nos últimos anos tem se observado um aumento significativo de sua população. Este aumento traz não apenas o desenvolvimento e o crescimento de setores como indústria, comércio, educação, etc, mas principalmente vem evidenciar alguns problemas e/ou deficiências até então desconhecidos, como é o caso daqueles referentes a saúde. Neste sentido, a vigilância epidemiológica tem lutado para controlar surtos de doenças como tuberculose, hanseníase, dengue, febre amarela, leshimaniose, cólera, dentre outras, inclusive aquelas previníveis com vacinas. Mas, atualmente o foco do trabalho está voltado a prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis em especial o HIV/AIDS. A referente cidade é pólo-receptor de tratamento aos pacientes com IST´s /HIV/AIDS em todo o Norte de Minas. Para tanto, tem-se o Hospital Universitário Clemente Faria que conta com uma equipe de profissionais (médicos, psicólogos, assistente social, dentre outros) prestando todo tipo de atendimento e acompanhamento, inclusive internações e medicação necessárias ao soro-positivo; o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) onde os usuários recebem atendimento individual, fazem exames de sangue  mensalmente; e o Grupo de Apoio a Prevenção e aos Portadores da Aids (GRAPPA), entidade civil, filantrópica é a única instituição em gênero nesta região a atender a respectiva população com trabalhos de apoio e prevenção  possibilitando a diminuição da epidemia de HIV/AIDS nesta região.

            O GRAPPA – Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores da AIDS que é centro de referência regional no apoio e prevenção as IST´s /HIV/AIDS – atualmente possui em seus cadastros de atendimentos 848 famílias assistidas.

             O Estado de Minas Gerais apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da região sudeste do Brasil, sendo que a maioria dos municípios atendidos pelo GRAPPA tem IDH menor do que a média do Estado, apresentando os piores níveis de desenvolvimento humano.

                  Estudos realizados pelo IBGE – Atlas do Desenvolvimento Humano apontam para um aumento significativo do HIV/AIDS em municípios de pequeno porte com menor renda per capita. A cidade de Montes Claros é referência no tratamento para municípios que apresentam estas características, além de outras regiões como Vale do Jequitinhonha e sul da Bahia.

            O Grappa desde a sua criação em 1992 trabalha com prevenção e apoio aos portadores do vírus HIV e doente de AIDS. Este trabalho se dá com apoio psicológico e social, enfermagem, profissional de artes, visita hospitalar e domiciliar, reuniões de convivência mensal com familiares, atividades de entretenimento e socialização com amigos e familiares, festas comemorativas, cursos profissionalizantes, almoço solidário todos os dias, encaminhamento para exames e orientações sobre as informações claras dos serviços de saúde, aulas de reforço escolar para crianças e adolescentes, aula de artesanato para crianças, adolescentes e adultos, acolhimento às crianças, adolescentes e adultos, HIV+ oriundas de outros municípios vizinhos que precisam de tratamento fora de domicilio.  Além disso, são realizadas campanhas de prevenção tanto com os portadores de HIV/AIDS quanto com a população em geral (em Montes Claros e várias cidades do Norte de Minas), palestras em empresas acerca de IST´s /HIV/AIDS e HEPATITES VIRAIS, escolas publicas e privadas abordando temas como gravidez na adolescencia.

4. JUSTIFICATIVA:

            A eminência desse projeto sustenta-se na observância diária dos olhares técnicos de quem efetiva a assistência a crianças e adolescentes vivendo e convivendo com HIV/AIDS, grupo esse vulnerável socioeconomicamente, de modo a promover qualidade do nosso trabalho, assistência integral a saúde, ampliação e fortalecimento de vínculos familiares e sociais, acesso a informação, garantindo autonomia, segurança, independência, socialização e interação.

            Os recursos serão utilizados para a aquisição de dois computadores completos para sala de atendimento, administrativo  proporcionando para mais de 55 crianças melhor qualidade no atendimento, uma vez que as maquinas que temos atualmente são muito antigas e rotineiramente precisam de concerto ficando inviavel  muitas vezes o uso das mesmas, um notebook para oficinas interativas que são aplicadas em escolas públicas e privadas e instituições, oficinas essas de prevenção das ISTs/HIV/AIDS Hepatites Virais e gravidez na adolescência que ira abranger mais de 600 adolescentes   em  Montes Claros, onde temos um profissional da area da Enfermagem especialista nesta area que de forma gratuita promove essas palestras, sendo de suma importancia e de grande impacto para nossa região uma vez com altos indices de ifecção e gravidez no publico supracitado, sendo esse um projeto que tem o objetivo de ser de forma continuada para abranger um numero maior de adolescentes formando agentes de informaçoes. E consequentimente uma diminuição significativa.

            Por sua relevância para as crianças e adolescentes vivendo e convivendo com HIV/AIDS este projeto tem por finalidade proporcionar uma estrutura melhor para os atendimentos, oficinas e funcionalidade da instituição   com equipamentos que trará mais agilidade e qualidade no trabalho.

 

5. OBJETIVO GERAL:

            Adquirir 2 (dois) computadores, para adequação das salas de atendimento, administrativo e 1 (um) notebook, para oficinas e palestras garantindo melhor qualidade nos atendimentos e oficinas, na atenção e cuidado das crianças e adolescentes vivendo e convivendo com HIV/AIDS.   

       6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

Objetivo Específico 1: Garantir o atendimento às crianças e adolescentes acompanhadas pela Instituição, como também realizar trabalho de conscientização através de palestras junto aos adolescentes em ambientes escolares.

METAS

AÇÕES

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01

-Adquirir 02 computadores e 01 notebook.

 

 

-Fazer orçamento a partir da descrição que melhor atende ao trabalho da intituição.

- Proporcionar estrutura estruturar aos trabalhos da equipe e qualidade nos atendimentos ofertados na instituição, para as crianças e adolescentes atendidas;

- Realizar palestras em escolas e instituições acerca de IST’S, HIV/AIDS e HEPATITES VIRAIS e Gravidez na adolescência

 

Número de equipamentos previstos/Número de equipamentos adquiridos

Nota fiscal

03 meses

META 02

Ofertar 70 atendimentos para crianças e adolescentes acometidos pelo HIV/AIDS, para atualização de dados, acompanhamento, visualizando adesão ao tratamento.

Atendimento individualizado, bem como com suas respectivas famílias, dando suporte à adesão da medicação e tratamento.

Número de atendimentos previstos/Número de atendimentos realizados.

Relatórios;

Lista de presença.

 

03 meses

META 03

Ofertar 03 palestras interativas, sendo 01 por mês, para aproximadamente 600 adolescentes de escolas públicas, privadas e instituições de Montes Claros, abordando o tema de IST´S, HIV/AIDS e HEPATITES VIRAIS e gravidez na adolescência.

 

 

Realizar contato com as instituições de ensino para apresentar a proposta das palestras interativas e temática e em seguida proferir as palestras.

 Número de palestras previstas/Número de palestras realizadas.

Número de adolescentes previsto/Número de adolescentes que participaram das palestras.

Relatórios fotográficos;

Lista de presença;

Material utilizado nas plaestras.

03 meses

Resultados Esperados: Melhorar o atendimento dando mais agilidade e qualidade no trabalho ofertado.

 

6

7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

8.1 – Receitas:

 

Especificação

Valor (R$)

%

Valor total do recurso

R$ 12.050,00

100%

Valor da proposta

R$ 9.640,00

80%

Valor retido no fundo específico

R$ 2.410,00

20%

Contrapartida voluntária financeira

-

  •  

       

9- CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO:

Cronograma de desembolso (concedente) (R$ 1,00)

Valor (R$)

Parcela única

9.640,00

Cronograma de desembolso (contrapartida (R$ 1,00)

Valor (R$)

Parcela única

-

 

10- FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

O presente objeto se sustenta na relevância do cotidiano institucional, dando agilidade e qualidade ao trabalho desenvolvido pela instituição. Para dar continuidade as ações, serão feitas novas parcerias objetivando o atendimento com qualidade e humanizado às crianças, adolescente e suas famílias.

 

JUSTIFICATIVA