Imagem de destaque BALÉ NO LAR -LAR NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO-

BALÉ NO LAR -LAR NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO-


mrosc

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA

PLANO DE TRABALHO

1. DADOS CADASTRAIS:

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

CNPJ: 22.679.435/0001-47

ENDEREÇO: Rua São Carlos, 40, Todos Santos

MUNICÍPIO: Montes Claros              UF: MG                                         CEP: 39.400-118

E-MAIL: lar@larnossasenhora.org.br                                                       TELEFONE: 3221.2258 / 3213.9215

2. IDENTIFICAÇÃO:                     

(X) PROJETO OU (  ) ATIVIDADE

  1. PROJETO: é o conjunto de ações limitadas no tempo de interesse compartilhado entre a Administração Pública e a OSC (Art.2ºIII – B- Lei 13.019/14)
  2. ATIVIDADE consiste em no conjunto de operações que se realizam de modo contínuo ou permanente, que resulta em produto ou serviço necessário à satisfação de interesses compartilhados pela Administração Pública e pela OSC. (Art.2º III – A – lei 13.019/14).

 

    1. NOME DO PROJETO ou ATIVIDADE: “BALÉ NO LAR”.

 

    1. - PÚBLICO ALVO: até 30 crianças e adolescentes.

 

    1. - ÁREA DE ABRANGÊNCIA:        

    (X)  URBANA         (   ) RURAL

 

    1. - PRAZO DE EXECUÇÃO:  10 meses

 

3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:

 

O Lar Nossa Senhora é referência na cidade de Montes Claros pelos seus 70 anos de atuação na oferta de serviços, programas e projetos de modo contínuo para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social residentes em bairros periféricos (bairros Vila Oliveira, Vila Mauricéia e Panorama II). A Missão é promover serviços, programas e projetos no âmbito da assistência social visando à transformação social e garantia dos direitos das crianças, adolescentes e famílias, emancipando-as no resgate a cidadania com responsabilidade e excelência. As ações sociais desenvolvidas na instituição visam garantir os direitos da criança e do adolescente conforme a lei 8069/90 e a proposta do Plano Nacional destinado à promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.

O Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro oferta de modo contínuo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 7 a 11 anos, e para adolescentes de 12 a 17 anos.

Para essas crianças e adolescentes são desenvolvidas diversas oficinas e atividades com o objetivo de promover a convivência, as conversações e os fazeres. Esses encontros são espaços para: escutar e ser escutado; valorizar o outro; construir projetos e vida; admirar as diferenças; reconhecer limites e possibilidades; aprender e ensinar de igual para igual; reconhecer e nomear emoções; exercitar escolhas; dialogar para resolver conflitos, etc.

Para o alcance desses objetivos, através de metodologias que despertam o interesse e envolvimento, são desenvolvidas oficinas de judô, apoio pedagógico, leitura, artes plásticas, dança urbana, inglês, informática e etc. As atividades são ofertadas de forma planejada, considerando especificidades relacionadas aos ciclos de vida das crianças e adolescentes.

Na certeza de que o sucesso do trabalho socioassistencial desenvolvido para crianças e adolescentes está atrelado a dinâmica do contexto social no qual eles estão inseridos, o Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também desenvolve o Programa de Acompanhamento Familiar - PAF de modo a evidenciar a centralidade da família como núcleo social fundamental para a efetividade de todas as ações e serviços de Assistência Social. Nessa proposta, as famílias são acompanhadas pela equipe interdisciplinar da organização por meio de um plano de acompanhamento familiar estruturado a partir das fragilidades e potencialidades de cada grupo familiar.

Ainda nessa proposta de atendimento às famílias, através de parcerias estabelecidas, bem como, demais doações recebidas pelo Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as famílias acompanhadas no PAF recebem periodicamente, cestas básicas, vestuários, materiais escolares e utensílios domésticos; mediante a avaliação técnica, considerando as especificidades de cada família.

4. JUSTIFICATIVA:

O Lar Nossa Senhora atua em bairros vulneráveis próximos a sede, prioritariamente atendemos Vila Mauricéia, Vila Oliveira e Panorama II. O mundo está sofrendo com os efeitos e impactos causados pela pandemia, o Lar Nossa Senhora reinventou-se para intensificar o atendimento a quem mais precisa, atingindo cerca de 500 pessoas mensalmente de forma direta e indireta. O Projeto Balé no Lar, justifica-se pela atuação direta com crianças e adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. Visando fomentar os programas e projetos desenvolvidos nas oficinas de arte, cultura e lazer para prevenções das vulnerabilidades e riscos sociais serão ofertadas para até 30 crianças e adolescentes de 05 a 17 anos uma oficina de dança, na modalidade do balé. O Plano de ação visa minimizar as violações de direitos que nesse período de pandemia teve um aumento significativo pelos problemas sociais vivenciados pelas classes mais necessitadas, principalmente a elevação dos índices de fome, violências domésticas, gravidez precoce, abuso e exploração sexual. O projeto prevê ações de orientação, conscientização e prevenção ao enfrentamento de violências, negligências, abuso, uso de substâncias psicoativas, marginalização através das oficinas e rodas de conversas com a equipe psicossocial, além da oficina de balé que acontecerá semanalmente, 2 (duas) vezes por semana com grupos reduzidos de até 15 crianças ou adolescentes, respeitando todas as exigências dos protocolos de saúde e atendendo com qualidade e eficiência.

O Plano “Balé no Lar” tem como objetivo ofertar uma nova oficina, utilizando a arte e a dança como um meio de expressão das emoções, criatividade, habilidades oportunizando a melhoria da autoestima, saúde emocional, social e física, valorizando o que cada um tem de melhor. Além das aulas práticas de dança do balé, as crianças e adolescentes terão acesso a atividades teóricas individuais e coletivas, com rodas de conversas, palestras, grupos de estudo focando nas questões de autoestima, disciplina, sociabilidade e violações de direitos com a equipe psicossocial.

 

5. OBJETIVO GERAL:

 

Ofertar aulas de balé, atividades de sociabilidade e partilhas para crianças e adolescentes em situações de risco e vulnerabilidades sociais, minimizando as violações de direitos, abuso, exploração sexual, violências físicas, psicológicas, situação de rua e uso de substâncias psicoativas.

                                                                                                                                                                       

 

6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

Objetivo Específico 1: Aquisição de espelhos, corrimão e uniformes para as aulas semanais de balé para crianças e adolescentes.

METAS

AÇÕES (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01

Adquirir espelhos para a sala de balé.

Comprar 02 espelhos (11 M) para atendimento de crianças e adolescentes na oficina de balé.

  • Percentual de satisfação;
  • Número de beneficiários;
  • Quantidades de itens adquiridos;
  • Desenvolvimento das habilidades, conhecimentos teóricos e práticos.
  • Ficha de matrícula;
  • Notas fiscais;
  • Lista de presença;
  • Registros fotográficos.

 30 dias.

META 02

Adquirir corrimão para a sala de balé.

Comprar corrimão (11 M) para atendimento de crianças e adolescentes na oficina de balé.

  • Percentual de satisfação;
  • Número de beneficiários;
  • Quantidades de itens adquiridos;
  • Desenvolvimento das habilidades, conhecimentos teóricos e práticos.
  • Ficha de matrícula;
  • Notas fiscais;
  • Lista de presença;
  • Registros fotográficos.

30 dias.

META 03

Adquirir uniformes e sapatilhas de balé para crianças e adolescentes.

Comprar 30 conjuntos para as aulas de balé (Collant, saia, meia calça, sapatinha, rede e faixa de cabelo) para atendimento de crianças e adolescentes.

  • Percentual de satisfação;
  • Número de beneficiários;
  • Quantidades de itens adquiridos;
  • Desenvolvimento das habilidades e conhecimentos teóricos e práticos.
  • Notas fiscais;
  • Listas de presença;
  • Registros fotográficos.

30 dias.

 

  • Percentual de satisfação;
  • Número de beneficiários;
  • Quantidades de itens adquiridos;
  • Desenvolvimento das habilidades, conhecimentos teóricos e práticos.
  • Ficha de matrícula;
  • Notas fiscais;
  • Lista de presença;
  • Registros fotográficos.

30 dias.

Meta 04

Adquirir gêneros alimentícios para contribuir na alimentação semanal de crianças e adolescentes.

Comprar pães, bolachas, refrigerantes, sucos, pipocas, iogurtes, doces, salsicha, carne moída, batata palha, ketchup, maionese, molho de tomate e frutas.

  • Número de beneficiários;
  • Quantidades de itens adquiridos.
  • Notas fiscais;
  • Registros fotográficos.

 10 mese.

Resultados Esperados: Adequar o espaço físico, adquirir uniformes e gêneros alimentícios para o funcionamento adequado da oficina de balé, durante 10 meses do projeto.

 

Objetivo Específico 2: Ofertar oficinas semanais de balé com aulas teóricas e práticas, com profissional capacitado, oportunizando a inclusão social de crianças e adolescentes.

.

METAS

AÇÃO (ATIVIDADE A EXECUTAR)

    INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01

Contratar 01 profissional de dança na modalidade Balé para ministrar aulas por hora/aula.

Selecionar profissional adequado e capacitado para atendimento de crianças e adolescentes na oficina de balé.

  • Percentual de satisfação;
  • Número de beneficiários;
  • Percentual de frequência;

      -   Desenvolvimento das habilidades,

conhecimentos teóricos e práticos.

-Holerite mensal;

-Folha de Ponto;

-Registros fotográficos;

10 meses.

META 02

Ofertar oficinas de balé com aulas teóricas e práticas para crianças e adolescentes.

 

Oferecer 2 vezes por semana oficinas de balé e atividades coletivas de partilha, roda de conversas e acompanhamento com à equipe psicossocial.

  • Percentual de satisfação;
  • Número de beneficiários;

      -    Desenvolvimento das habilidades,               conhecimentos teóricos e práticos.

-Lista de presença;

-Registros fotográficos;

10 meses.

 

META 03

Adquirir gêneros alimentícios durante os dias de oficina de balé, nas festividades e culminâncias para crianças e adolescentes.

 

Oferecer alimentação na rotina semanal, festividades e culminâncias do Projeto de Balé.

 

  • Percentual de satisfação;
  • Número de beneficiários;

     -     Quantidade de itens adquiridos

 

- Registros fotográficos;

 10 meses.

 

 

Resultados Esperados: até 30 crianças e adolescentes inseridas na oficina de balé com atendimento de profissional qualificado, com atividades teóricas e práticas durante 10 meses, proporcionando atividades de arte, cultura, informação e lazer, minimizando as violações de direitos de crianças e adolescentes.

 

7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

 

Para o desenvolvimento das atividades propostas no Plano de Trabalho “Balé no Lar” utilizaremos de metodologias participativas e integradas, que consistem em oportunizar crianças e adolescentes vivenciarem grupos coletivos de partilhas e reflexões, além de aulas práticas de balé que consistem em ritmos, movimentos e coreografias. Serão ofertadas atividades com o objetivo de promover a convivência, as conversações e os fazeres. Esses encontros são espaços para: escutar e ser escutado; valorizar o outro; construir projetos e vida; admirar as diferenças; reconhecer limites e possibilidades; aprender e ensinar de igual para igual; reconhecer e nomear emoções; exercitar escolhas; dialogar para resolver conflitos, etc. Todas as atividades serão monitoradas, acompanhadas e avaliadas pela equipe multidisciplinar do Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

 

 

 

 

 

 

 

 

8. PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE DA PARCERIA:

CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO:

PLANO DE APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA PROPOSTA

DEMONSTRATIVO DE RECURSOS SOLICITADO AO CONCEDENTE/PROPONENTE                                                

Custos de Investimento e/ou Custeio

DESCRIÇÃO

PRODUTO/SERVIÇO

UNIDADE DE MEDIDA

 

QUANTIDADE

 

Valor

 

 

 

VALOR UNITÁRIO

 

MENSAL

 

MESES EXECUÇÃO

 

ANUAL/ TOTAL

Educador Social para ministrar aulas de balé

UN

01

R$902,87

R$902,874

10

R$9.028,74

Comprar 11 metros de corrimão

UN

01

R$ 2.090,00

R$2.090,00

01

R$2.090,00

Comprar 11metros de espelhos

UN

01

R$ 3.500,00

R$3.500,00

01

R$ 3.500,00

Collant

UN

30

R$39,00

R$1.170,00

01

R$1.170,00

Sapatilha

UN

30

R$45,00

R$1.350,00

01

R$1.350,00

Saia de Amarrar

UN

30

R$25,00

R$750,00

01

R$750,00

Meia Calça com Pé

UN

30

R$25,00

R$750,00

01

R$750,00

Rede para coque

UN

30

R$8,00

R$240,00

01

R$240,00

Fita com nó

UN

30

R$10,00

R$300,00

01

R$300,00

Pães

UN

600

R$1,20

R$ 72,00

10

R$720,00

Bolachas

PCT

100

R$3,99

R$39,90

10

R$399,00

Biscoitos

PCT

100

R$6,99

R$69,90

10

R$699,00

Refrigerantes

UN

150

R$9,50

R$142,50

10

R$1.425,00

Sucos

UN

300

R$6,49

R$194,70

10

R$1.947,00

Milho Pipoca

PCT

55

R$6,89

R$37,89

10

R$378,95

Iogurtes

UN

100

R$6,79

R$67,90

10

R$679,00

Doces

PCT

70

R$17,89

R$125,23

10

R$1.252,30

Salsicha

KG

60

R$8,78

R$52,68

10

R$526,80

Milho

UN

100

R$3,2274

R$32,27

10

R$322,74

Carne moída

KG

60

R$35,90

R$215,40

10

R$2.154,00

Batata Palha

UN

60

R$11,49

R$68,94

10

R$689,40

Ketchup

UN

15

R$6,49

R$9,73

10

R$97,35

Maionese

UN

15

R$9,19

R$13,785

10

R$137,85

Molho de Tomate

UN

30

R$2.89

R$8,67

10

R$86,70

Maçã

KG

50

R$10,90

R$54,50

10

R$545,00

Banana

KG

63

R$5,49

R$34,58

10

R$345,87

Laranja

KG

70

R$6,79

R$47,53

10

R$475,30          

TOTAL DA APLICAÇÃO

-

-

R$

R$

10

R$32.000,00

8.1. Receitas:

 

Especificação

Valor (R$)

%

Valor total do recurso (bruto)

40.000,00

100%

Valor da proposta

32.000,00

80%

Valor retido no fundo específico

8.000,00

20%

Contrapartida voluntária financeira (caso houver)

0

%

 

9. CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO:

 

Cronograma de Desembolso (Concedente) (R$ 1,00)

VALOR (R$)

Parcela Única

32.000,00

Cronograma de Desembolso (Contrapartida se houver) (R$ 1,00)

VALOR (R$)

Parcela Única

0

 

10. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

As ações previstas neste Plano de Trabalho são essenciais para a Convivência e Fortalecimento de Vínculos de crianças e adolescentes que recebem atendimento através de oficinas e atividades socioassistenciais ofertadas pelo Lar Nossa Senhora.