PLANO DE TRABALHO
INSTITUTO SOCIAL DE AMOR CRISTÃO - ISAC CNPJ: 14.121.020/0001-25 ENDEREÇO: RUA: D, Nº: 390, VARGEM GRANDE II
MUNICÍPIO: MONTES CLAROS UF: MG CEP: 39.403-090
E-MAIL: isacprojetosocial@gmail.com TELEFONE: (38) 2100-0780
“PROJETO CONEXÃO INCLUSIVA”
O Projeto ISAC atende crianças e adolescentes que residem na região sul de Montes Claros, com foco nas comunidades de: Vila Campos, Vila Grace, Vargem Grande I e II, Conjunto Joaquim Costa, Ciro dos Anjos, Chiquinho Guimarães, São Geraldo, Vila Santa Luiza e Major Prates.
A situação de vulnerabilidade social das famílias atendidas pelo projeto ISAC, infelizmente, ainda não foram superadas. As violações de direitos de crianças e adolescentes se agravaram consideravelmente, aumentando os casos de trabalho infantil, infrequência e evasão escolar. A insegurança alimentar também é um fator preocupante pois muitas das crianças chegam à instituição sem ter feito a primeira refeição do dia. O aumento dos casos de crianças com transtornos TDAH, TEA e adolescentes apresentando crises de ansiedade e pensamentos
suicidas também se agravaram. O ponto positivo é que os pais têm procurado a instituição para inscrever os seus filhos nas oficinas ofertadas no ISAC. São muitos os encaminhamentos recebidos das escolas, CRAS e outros parceiros da rede de assistência e educação. As atividades mais procuradas têm sido os cursos voltados para área de tecnologia.
Tais atividades, iniciaram em 2022, quando o instituto foi contemplado em um edital dos voluntariados do Banco do Brasil onde, com o recurso adquirido, foi possível preparar um laboratório de informática com 11 computadores. As aulas têm sido um sucesso, com quatro turmas com boa frequência. Percebe-se também uma grande expectativa nos adolescentes que vislumbram por um futuro melhor e seu engajamento no mercado de trabalho como jovens aprendizes. Mas infelizmente o projeto se finda em novembro de 2024, e a instituição não dispõe de recursos financeiros para dar continuidade, por estes já estarem comprometidos com a alimentação e manutenção da OSC. Por isso, a coordenação da instituição juntamente com a equipe técnica busca neste novo projeto, a continuidade do trabalho desenvolvido e a sua ampliação através do Projeto Conexão Inclusiva, cuja proposta visa também a ampliação com mais 05 computadores, 10 fones de ouvido e 1 impressora, 1 SSD100 128 GB e 1 mouse óptico USB.
Esse projeto tem como foco a inclusão da criança a partir dos 8 (oito) anos de idade nas aulas de informática e sua conexão ao mundo digital de forma que possa contribuir para o seu desenvolvimento psicossocial e melhorar o rendimento escolar. Somado a este desejo, queremos combater a infrequência e evasão escolar, proporcionar oportunidades de alfabetização e, principalmente, o afastamento das crianças e adolescentes da criminalidade decorrente do uso de drogas e trabalho infantil. Da mesma forma, almejamos capacitar os adolescentes para o mercado de trabalho, evitando que, por falta de qualificação, fiquem ociosos e envolvam com práticas ilícitas, o que acontece com uma certa frequência em seus contextos sociais.
O Conexão Inclusiva também pretende manter o atendimento às crianças com TDAH- Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e TEA-Transtorno do Espectro Autista, que já soma 10% de todos os atendimentos infantis da OSC, e estão inclusas em todas as oficinas ofertadas, principalmente na de informática e música, através do projeto DóRéMí Kids Special.
Esta proposta tem por finalidade a aquisição de novos equipamentos, que irão promover uma melhoria significativa do desenvolvimento das atividades realizadas no laboratório de informática, contribuindo para ampliação do número de crianças beneficiadas e promoção do acesso ao conhecimento das ciências tecnológicas e inclusão ao mundo digital. Por meio deste projeto, pretendemos continuar a proporcionar às crianças e adolescentes de ambos os sexos, no contra turno escolar, atividades relacionadas à área de tecnologia da informação em que desenvolverão suas habilidades, mantendo-os distantes dos riscos sociais e das violações de direitos nas comunidades em que vivem.
Vale ressaltar que o curso de informática tem sido muito procurado, principalmente por adolescentes na faixa etária de 13 a 15 como o intuito de se capacitarem para inserção no mercado de trabalho na condição de jovem aprendiz. Desde 2022 o Projeto ISAC vem
recebendo inscrições para ao curso de informática, ao todo já soma quase 100 inscrições. Para o próximo ano de 2025 pretendemos ampliar o atendimento de 50 para 60 crianças e adolescentes. Em 2023 conseguimos inserir 12 alunos no mercado de trabalho e mais de 20 foram direcionados para outros cursos profissionalizantes nas redes parceiras. Em 2025 pretendemos com esse projeto direcionar 50% dos assistidos ao mercado de trabalho na condição de jovens aprendizes.
Nas atividades de informática serão trabalhados assuntos com temas variados na área sócio emocional em parceria com a Oliveira Foundation através do Projeto “Transformado as Nações” com a metodologia “Eu lidero” da fundação Jhon Maxwell. Outro ponto fundamental para este projeto é a parceria com a UNIFIPMOC (Centro Universitário Fipmoc), que já estão enviando seus acadêmicos de psicologia para cumprir as suas horas de estágio em nossa instituição, com a renovação da parceria eles vão continuar desenvolvendo os encontros psicossocial grupal e atendimentos individuais que tem trazido excelentes resultados, transformando a vida dos alunos para que possam serem protagonistas de suas histórias e superarem as vulnerabilidades decorrentes não somente dos fatores financeiros mais dos rompimentos de vínculos familiares e comunitários e das violações de direitos no território em que vivem.
Alinhadas a esse projeto, o ISAC pretende também fortalecer a permanência e motivação das crianças na instituição através das aulas nas oficinas de judô, futebol, ballet, música e inglês, algumas destas financiadas com recurso do FIA - Fundo da infância e adolescência, outras através de doações de pessoas físicas e jurídicas. Outra relevante parceria é a rede Gerando Falcões que tem assessorado o instituto desde 2021, na promoção da emancipação, empreendedorismo e empregabilidade, com o programa “Academia do Emprego” e garantindo a plataforma do Bússola Social para que possamos registrar todos os projetos ofertados, inscrições e frequência dos alunos. As escolas regulares da região como Vidinha Pires, Cristina Guimarães, também são parceiras no sentindo de encaminhar seus alunos, trabalhando em redes para diminuir o déficit, evasão ou infrequência escolar. O CREAS e CRAS somam forças conosco não só encaminhado seus assistidos, mas contribuindo com a transformação dos mesmos. As padarias Avenida e Forno de Ouro e o Mesa Brasil continuarão como fortes parceiros ajudando na oferta de lanches para o público atendido.
Neste contexto, sendo o uso de tecnologia de informação uma democratização de acesso, considerado um suporte diferenciado para melhorar as condições de vida das pessoas no que se refere às oportunidades, a realização dos objetivos propostos visa contribuir com os fatores que são pertinentes no contexto familiar, educacional, profissional e social da vida das crianças e adolescentes, objetivando o crescimento integral dos mesmos, reconhecendo seus valores e tornando-os multiplicadores na sociedade em que vivem. Tal realidade é desafiadora, mas é no trabalho colaborativo que encontramos soluções e desenvolvemos mudanças, por isso, contamos com nossos parceiros atuais e, agora, ansiamos por ter a CEMIG e os seus colaboradores como novos companheiros nesta jornada.
Através deste projeto a instituição pretende adquirir 05 computadores, 10 teclados,
10 fones de ouvido e 1 impressora e 1 SSD128 GB e 1 mouse óptico USB, para melhorar a infraestrutura da informação da instituição e garantir maior desempenho das atividades realizadas pelas crianças durante a realização das oficinas e dos cursos que serão propostos, proporcionando um ambiente confortável e bem preparado para disseminar conhecimento tecnológico na vida das crianças para que elas sejam protagonistas de sua história.
Além das aulas de informática, a instituição pretende continuar a desenvolver uma metodologia de ensino-aprendizagem com as crianças que ainda não conseguiram aprender a ler, devido o déficit de atenção (TDAH e TEA) entre outros casos que tem chegado à OSC, para isso é relevante a contratação do Assistente Social que atuará junto com a psicóloga contratada por outro projeto e juntas com os acadêmicos da UNIFIPMOC, acompanharão essas crianças e as demais inscritas nesse projeto, para a superação de suas dificuldades congênitas, sociais e psicológicas. Essa equipe multidisciplinar também acompanhará os assistidos e suas famílias, fazendo as visitas domiciliares rodas de conversas, palestras, emitindo pareceres, relatórios e levantamento de diagnósticos para melhor intervenção de toda a equipe e obtenção de resultados satisfatório. Já o Coordenador também contratado por outro projeto ficará responsável pela gestão, monitoramento e prestações de contas, além de manter nosso padrinho da CEMIG e colaboradores informados sobre todo o andamento do Projeto CONEXÃO INCLUSIVA.
Melhorar a infraestrutura tecnológica do laboratório de informática do Instituto ISAC e ampliar a capacidade de atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, através da aquisição de equipamentos que atenderão as necessidades de comunicação e acessibilidade para os usuários durante as oficinas e cursos profissionalizantes.
|
Objetivo Específico 1: Aquisição de equipamentos para o laboratório de informática |
||||
|
Meta |
Ações (Atividades a Executar) |
Indicadores |
Meios de Verificação |
Cronograma de Execução |
|
Meta 01: Adquirir 05 novos computadores Para ampliaçao do atendimento a demanda exisitente, 10 teclado, 10 fone de ouvido, 1 impressora e 1 SSD e 1 mouse óptico USB |
- Realizar cotação;
|
-Quantidade de itens adquiridos |
|
7 meses |
|
Resultados Esperados: Maior adesão dos alunos nas atividades tecnologica, mais motivação, frequência e comodidade em um ambiente adequado e estruturado para a realização das oficinas e aulas, melhoria na qualidade das atividades e conclusão dos cursos oferatados. |
||||
|
Objetivo Específico 2: Ampliar as aulas de informatica aos alunos cadastrados no ISAC e encaminhados pelos equipamentos municipais: CRAS, CREAS, CONSLEHO TUTELAR entre outros. |
||||
|
Meta |
Ações (Atividades a Executar) |
Indicadores |
Meios de Verificação |
Cronograma de Execução |
|
Meta 01: Atender 60 crianças em 4 turmas de informaitca, 2 vezes na semana no periodo matutino e vespertino. |
- Atividade 1- Elaborar o cronograma, calendário e carga horária e quantidade de participantes em cada turma junto com a equipe técnica. Atividade 2-Preencher com a família o Cadastro socioeconômico e fichas de inscrição de cada participante Atividade 3- Disponibilizar vagas nas oficinas para CREAS II e CRAS Major Prates. Atividade 4- Publicitar nas redes sociais sobre a renovação de matrícula e vagas remanescentes com critérios definidos na oficina de informática. |
-Número de oficinas realizadas;
-Percentual de Frequência dos participantes nas oficinas;
|
-Registro fotográfico;
-Relatórios de avaliação das oficinas;
|
7 Meses |
|
Meta 2- Realizar evento final em dezembro com entrega de certificados aos alunos que concluiram os cursos. |
Atividade 1-Agendar evento final com a equipe técnica Atividade 2- Convidar as famílias e parceiros desse projeto para participarem do evento. Atividade 3Entregar os certificados para os alunos com 80% de aproveitamento dos cursos. Atividade 4- Realizar prestação de contas. |
-Número de formandos - Número de parceiros presentes no evento |
Cartaz do evento
|
|
|
Resultados Esperados do Objetivo especifico 2: Crianças, Adolescentes, familias e parceiros, envolvidos no projeto, Oficinas planejadas , organizadas e realizadas com entusiasmo, sempre com foco na superaçao de todos os fatores que geram conflitos, violaçoes de direitos que impedem o desenvolvimento integral dos assistidos. |
||||
As atividades de informática acontecerão em dois dias na semana, sendo 2 (duas) turma pela manhã e 2 (duas) turma a tarde com 15 (vinte) alunos em cada turma, na parte da manhã as aulas serão para os alunos de 08 a 10 anos e à tarde para alunos de 12 a 15 anos. Para ministrar as aulas será contratado um professor de informática (MEI) que proporcionará aulas em contra turno escolar usando técnicas de acordo com a idade e maturidade das crianças, priorizando sempre o desenvolvimento cognitivo, suas competências e habilidades. Para os adolescentes a partir de 12 anos as aulas serão no horário vespertino com uso de tecnologia mais avançada em software mais atuais e diferenciados, programas de EXCEL, CORELDRAW, CANVAS com introdução às aulas de Social Média, inteligência artificial, sem descartar a possibilidade de incluir cursos de designer gráfico que é o sonho de alguns dos adolescentes assistidos. Pretendemos também incentivar a frequência dos alunos incluindo no atendimento, jogos tecnológicos educativos, rodas de conversa, dinâmicas premiações, passeios e acompanhamento psicossocial.
As crianças terão acompanhamento do psicólogo contratado por outro projeto e da equipe da Unifipmoc, todas as ações serão planejadas, discutidas e acompanhadas por toda a equipe multidisciplinar, incluindo a Assistente Social que será contratada por esse projeto. O coordenador vai gerenciar o projeto e acompanhará as oficinas de informática e todas as atividades atreladas a este.
Serão ministrados 2 cursos para os adolescentes em idade de 12 a 15 anos. Os Alunos que obtiverem 80% de frequência e demostrarem um rendimento satisfatório, receberão certificados e os acima de 14 anos serão encaminhados para as empresas parceiras para uma possível inserção profissional na condição de jovem aprendiz.
A família de cada aluno também participará desse projeto, através das palestras, rodas de conversa e informações sobre o aluno. O Instituo continuará realizando 1(um) encontro semanal com as famílias, onde elas poderão se interagirem e tomar ciência da condição de seus filhos e do andamento desse projeto e das demais oficinas realizadas que eles participam. Além disso continuaremos ofertando as famílias os atendimentos psicossociais grupais e socioemocionais a cada 15 dias para as que quiserem, priorizando as famílias das crianças atípicas com o intuito de resgatar os vínculos familiares e diminuir as incidências de violência intrafamiliar e esclarecer as famílias de seus direitos de acesso as políticas públicas. Esses atendimentos serão realizados pela equipe multidisciplinar (Coordenador do Projeto, Psicólogo e Assistente social) juntamente com os estagiários da Unifipmoc e voluntários.
O curso de desenvolvimento socioemocional “Eu lidero” da oliveira foundetion, também será ministrado pela Assistente social, e psicólogo 2 vezes na semana para todos os alunos desse projeto, justamente com os outros das oficinas de judô e futebol.
As Crianças com TDH E TEA, continuarão sendo atendidas nesse projeto, após laudos mais recentes e conversa com as famílias e escolas onde elas estudam. Será permitido as aulas assistidas, conforme nível de desenvolvimento do aluno.
O parceiro Padrinho da CEMIG, o Sr. Jomar Cândido Dionízio, também participará desde projeto através de visitas mensais para aferir a eficácia, transparência e o desenvolvimento das ações e dar sugestões de melhoria. As portas estarão sempre abertas para o Padrinho e todos os funcionários da CEMIG.
Serão servidos oito lanches semanais em parceria com o Mesa Brasil SESC e as padarias forno de ouro e Avenida.
O PROFESSOR DE INFORMATICA será contratado por outro projeto e prestar 20 h de serviços na área de tecnologia. As aulas serão em contraturno escolar, nas 4 oficinas, 2vezes na semana nos horários matutino e vespertino usando técnicas de acordo com a idade e maturidade dos alunos, priorizando sempre o desenvolvimento cognitivo, suas competências e habilidades. O professor aprestará o planejamento e preparará a apostila por conta própria que será adquirida pelos pais dos alunos. As aulas serão para os iniciantes, informática básica na primeira turma e nas segundas serão ofertados os cursos de tecnologia mais avançadas em software atuais como EXCEL, CORELDRAW, CANVA, com introdução ao curso de Social Média e inteligência artificial. O professor deverá participar de reuniões mensais com a equipe técnica e fazer a entregas de relatórios e certificados de conclusão de curso dos alunos.
|
ESPECIFICAÇÃO |
VALOR (R$) |
% |
|
Valor total do recurso (bruto) |
11.500,00 |
100% |
|
Valor da proposta |
9.200,00 |
80% |
|
Valor retido no fundo específico |
2.300,00 |
20% |
|
Contrapartida voluntária financeira (caso houver) |
|
|
|
DETALHAMENTO DAS DESPESAS - Planilha de Itens |
|||||
|
Item |
Descrição |
Und. |
Qtd |
Valor Unitário(R$) |
Subtotal (R$) |
|
1 |
Computadores completos com kit de periféricos |
pç |
05 |
1.342,77 |
6.713,85 |
|
2 |
Teclados Logitech com fio |
pç |
10 |
63,37 |
633,70 |
|
3 |
Impressora Jato de tinta Epson |
pç |
01 |
1.239,01 |
1.239,01 |
|
4 |
Fones de ouvido headset |
pç |
10 |
43,49 |
434,90 |
|
5 |
SSD patriot NS100 120 GB |
pç |
01 |
148,25 |
148,25 |
|
6 |
Mouse Óptico USB |
pc |
01 |
30,29 |
30,29 |
09- CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO:
|
Cronograma de Desembolso (Concedente) (R$ 1,00) |
VALOR (R$) |
|
Parcela Única |
9.200,00 |
|
Cronograma de Desembolso (Contrapartida se houver ) (R$ 1,00) |
VALOR (R$) |
|
Parcela Única |
- |
10. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE:
Visando garantir a continuidade das atividades do Projeto ISAC, vários eventos serão realizados como: bazar, feijoada, participação em editais, colaboração de voluntários e realização de campanhas de doações de pessoas físicas, campanhas de apadrinhamento, patrocínios, campanhas de doações de destinação do Imposto de Rendavia Fundo da Infância e Adolescência, continuar com as parcerias com o Programa Mesa Brasil e padarias Avenidas para doações de alimentos; atualização de cadastro na Receita Federal para receber produtos apreendidos e comercializá-los e atualização de cadastro junto ao Fórum para recebimentos de penas pecuniárias.
O Projeto ISAC tem facilidade em articular parcerias, em dialogar com todos os segmentos da sociedade civil e poder público e está de portas abertas para receber propostas no sentido de dar continuidade ao projeto, seja ajuda financeira, humana, material, doações de roupas, calçados e alimentação. Não há nenhuma dificuldade em engajar o trabalho com outras entidades ou órgãos, uma vez que as ações coletivas têm um cunho de fortalecimento e de maior alcance, e todos têm muito a ganhar com isso. Além de tudo isso, pretende-se formar alunos multiplicadores e transformadores que possa contribuir com a instituição e serem desenvolvedores de políticas públicas de transformação social no território em que vive.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025