Imagem de destaque ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - PROJETO DE APOIO A CRIANÇA - PAC

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - PROJETO DE APOIO A CRIANÇA - PAC


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-CMDCA

PROJETO DE APOIO À CRIANÇA - PAC

MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS

 

I- IDENTIFICAÇÃO

MOSTRA DO LOCAL : Village do Lago localizado na região nordeste de Montes Claros, comunidades abrangente : Vilage I e II, Jaraguá, Nova América, Clarice Athayde, Novo Horizonte, os conjuntos habitacionais Recanto das Águas, Monte Sião e Novo Jaraguá.

CATEGORIA DO PROJETO: Fortalecimento das ações que já existem, melhora de resultado e de indicadores sociais de qualidade.

AUTOR (ES): Dayane Silvestre

PARCERIAS: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (CREAS, CRAS), Instituto Federal de Minas Geral, Polícia Militar, Universidade Federal de Minas Gerais, Associações, Escolas, Igrejas, Organizações da Sociedade Civil (Fundação Paula Elisabete e Village Ativo), Além de parceria estratégica para o Desenvolvimento Sustentável com a TEARFUND Brasil em todos os trabalhos, que tem como um dos focos, atender os objetivos do milênio.

RESUMO : O Projeto tem como base de execução estimular a participação de crianças e adolescentes nas atividades que são desenvolvidas na instituição e concomitantemente contribuir na transformação intelectual e físicas a partir de alimentação segura abundante e saudável.

PALAVRAS-CHAVE: Alimentação, Saúde, Estimulo, esporte e lazer

Categoria do Projeto: As Ações e resultados do projeto aqui proposto acontecem na instituição desde 2014, a categoria do Projeto Social Alimentação Saudável tem como intuito fortalecimento das ações que já existem para melhorar os indicadores sociais com relação à saúde das crianças e adolescentes.

1-Número de crianças e adolescentes tendo uma boa alimentação

2- Número de crianças e adolescente que sofrem negligencia familiar.

Título da Proposta: Projeto Social Alimentação Saudável

Proponente: PROJETO DE APOIO A CRIANÇA CNPJ: 04.137.910/0001-71

Endereço: Rua 0, número 67 CEP: 39404-111 Telefone: 38 3215 8133

-Responsável pela Instituição Proponente:

Nome: Maria Izabel Ferreira Santos CPF: 033.179.736-41 RG: MG-8.784.120

Endereço: Rua Ismael Belarmino 249 CEP: 39404-110 Telefone: 99110-0738

Responsável pelo Projeto: Dayane Silvestre

2-CONSIDERAÇÕES GERAIS

Em atividade a mais de 20 anos na periferia de Montes Claros, o Projeto de Apoio a Criança atua em diretrizes voltadas para o desenvolvimento social da família e da comunidade com foco na criança e no adolescente. Com anos de experiência adquiriu expertise no trabalho da proteção integral e na defesa daqueles que são os mais fragilizados. E o seu publico prioritário são meninas e meninos de 04 a 18 anos.

As atividades do PAC são fortalecidas com as parcerias realizadas com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), na realização do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Outros parceiros em potencial são os conselhos municipais. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e o Conselho Municipal de Assistência Social, ambos são ferramentas importantes de garantia dos direitos. Sempre presente como colaborador voluntário e formador de opinião, o Projeto de Apoio a Criança contribui para operacionalização de ações dos conselhos. Faz-se presente somando sua capacidade no dia nacional de combate a violência exploração sexual de crianças e adolescente (18 de maio), na realização das conferências municipais, e elaboração de proposições de politicas públicas voltados para crianças e adolescentes.

O PAC nasceu de uma iniciativa da Visão Mundial, que por muito anos, foi seu principal financiador, e contribuiu para sua capacidade de gestão. Já passaram pelo PAC, desde a sua fundação, aproximadamente 10.000 (dez mil) assistidos que participaram em projetos pautados na promoção psicossocial, segurança alimentar, geração de emprego e renda e melhoria de moradias.

Análise de conjuntura realizado pelo PAC, tem demostrado que a região nordeste está nos números das mais violentas em Montes Claros. As ocorrências do conselho tutelar que atende aquela região revelam grande número de adolescentes envolvidas em boletins de ocorrência. Segundo os dados da Secretaria de Defesa Social do Estado, Montes Claros está no 5º lugar no ranking mineiro de criminalidade, e a região nordeste especialmente o Village do lago II , apresenta o aumento de 56,95% de crimes considerados violentos com envolvimento de jovens e adolescentes entre os anos de 2014 a 2016i

Essa situação revela como indicador principal, ação deficitária de garantia de direitos realizados por atores das comunidades. Indicando também a necessidade de projetos de intervenção que venha contribuir com os objetivos proposto para a formação de crianças e adolescentes a partir da prevenção, promoção e proteção de crianças e adolescentes preconizados pelo Estatuto da Criança e Adolescentes.

3- JUSTIFICATIVA

Projeto Social Alimentação Saudável será operacionalizado pelo Projeto de Apoio a Criança para atender adolescentes meninos e meninas que participam das atividades diárias do PAC, bem como pais e cuidadores. A grande maioria das crianças daquela região sofrem deficiência alimentar, por escassez de alimentos em casa. Alguns têm como estímulo para a participação das ações, a refeição que é servida diariamente no PAC e isso tem sido uma preocupação porque quando não tem atividades, eles não comem. Sabe-se também que algumas famílias não se alimenta corretamente, as crianças, neste sentido, estão no foco das ações que combatem os hábitos alimentares inadequados, causadores de muitos males que são a desnutrição e obesidade infantil. A obesidade infantil já pode ser considerada o problema crônico mais prevalente entre as crianças. A Organização Mundial da Saúde (OMS)estima que 41 milhões de pequenos com menos de 5 anos estejam acima do peso – número que engloba tanto países desenvolvidos como aqueles em desenvolvimento. Nas nações mais pobres e desiguais, a obesidade chega a coexistir com a desnutrição. Paradoxalmente, crianças com histórico de baixo peso ao nascer, baixa estatura e ganho de peso aquém do esperado correm maior risco de se tornar obesas e diabéticas no futuro. É como se seus corpos ativassem o modo econômico para viver na adversidade, e assim permanecessem em qualquer circunstância. O tratamento da obesidade infantil é bastante complexo, e a orientação de comer menos e gastar mais energia requer uma boa condução. Do contrário, é alto o risco de fracasso, recuperação do peso perdido e até transtornos alimentares. Na prática, encorajamos mudanças sustentáveis no estilo de vida, com a participação ativa dos pais, que devem ser bons modelos, estimular exercícios, facilitar o acesso a alimentos saudáveis e limitar o tempo nas telinhas. 1

Estima-se que uma em cada três crianças é obesa e ou denutridas, e tais problemas são fácies de serem sanado, basta que se tenha formação e orientações para pais, cuidadores e as crianças. Neste sentido Projeto Alimentação Saudável que ser a ponte para mudanças de hábitos, conscientizando a todos da importância de uma boa alimentação – regrada e nutritiva – para que tenham boa saúde.

4-OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral:

Promover a soberania alimentar e nutricional para 150 assistidos entre crianças, adolescentes e adultos.

4.2- Objetivos Específicos

  1. Alertar quanto aos perigos de uma má alimentação;
  2. Conscientizar quanto aos benefícios de uma alimentação saudável;
  3. Identificar quais hábitos alimentares e alimentos são e não são saudáveis;
  4. Ensinar a importância de higienizar os alimentos;
  5. Desenvolver capacidade analítica e interpretativa com os assistidos , raciocínio lógico, coordenação motora e percepção visual, tátil, olfativa e gustativa;
  6. Incluir atividades esportivas, lazer e cultural para crianças e adolescentes, garantindo o crescimento saudável.

 

5-METAS/PRODUTOS/RESULTADOS ESPERADOS

 

OBJETIVOS

META

PRODUTO

RESULTADOS

1-Alertar quantos aos Perigos de uma má alimentação;

Minimizar a obesidade e desnutrição em crianças e adolescentes;

Crianças e Adolescentes felizes e saudáveis

crianças e adolescentes tendo uma boa alimentação

2-Conscientizar quanto aos benefícios de uma alimentação saudável;

Pais e cuidadores preocupados com a saúde de seus filhos

Alimentação saudável acontecendo nas casas das crianças.

crianças e adolescente vivendo de forma saudável familiar.

3-Identificar quais hábitos alimentares e alimentos são e não são saudáveis;

Minimizar os maus hábitos alimentares;

Hortas caseiras e comunitária acontecendo nas residências e comunidades;

Famílias compreendendo a importância de uma boa alimentação;

4-Ensinar a importância de higienizar os alimentos

Alimentação saudável e segura

Crianças e Adolescentes saudáveis e felizes

Doenças ligadas a má alimentação reduzidas;

5-Desenvolver capacidade analítica e interativa com os assistidos, raciocínio lógico, coordenação motora e percepção visual tátil olfativa e gustativa;

Cursos de alimentação acontecendo co pais e cuidadores.

Capacidades desenvolvidas entre os participantes das oficinas.

Familiares com capacidade de servir alimentação correta em vossas casas

Incluir atividades esportivas, e cultural e de lazer para crianças e adolescentes, garantindo o crescimento saudável.

Prevenir a obesidade infantil, e prevenir ansiedade

Ter crianças e adolescentes saudáveis

Número de crianças e adolescentes que perderam peso de forma saudáveis.

 

6- OBJETIVOS E INDICADORES

 

Objetivo

Indicador - Qualitativo e Quantitativo

Meios de verificação

1-Alertar quantos aos Perigos de uma má alimentação;

70% dos pais e educadores, participam ativamente das reuniões formativa.

Saúde de crianças e adolescentes dentro do aceitável da organização mundial da saúde (OMS).

Verificar lista de presença.

 

Realizar pesquisa nos postos de saúde da região.

 

2-Conscientizar quanto aos benefícios de uma alimentação saudável;

 

 

 

80% os assistidos participando ativamente das oficinas e da alimentação servida.

Assistidos atingindo o grau de desenvolvimento psicossocial e físico.

 

Cadastros e fotos das atividades.

3-Identificar quais hábitos alimentares e alimentos são e não são saudáveis;

Percentual de familiares que sabem classificar e identificar bons e maus hábitos alimentares.

Famílias desenvolvendo bons hábitos alimentares.

Entrevistas

 

4-Ensinar a importância de higienizar os alimentos;

Número de famílias que declaram fazer uma correta higienização dos alimentos.

Hábitos estabelecidos entre as famílias

Fotos e relatórios das atividades

5-Desenvolver capacidade analítica e interpretativa com os assistidos , raciocínio lógico, coordenação motora e percepção visual, tátil, olfativa e gustativa;

90% de pais e cuidadores participando das oficinas.

 

Pais, cuidadores e crianças, apresentando clara percepção da necessidade de uma boa alimentação para os seus filhos.

Fotos e relatórios

 

Relatórios de reuniões de grupos focais.

Incluir atividades esportivas, e cultural e de lazer para crianças e adolescentes, garantindo o crescimento saudável.

Percentual de crianças que participam de atividades esportivas na instituição.

 

Crianças e adolescentes vivendo feliz com seu corpo.

 

Fotos das crianças e adolescentes na quadra de esporte da instituição.

 

Testemunho de crianças e adolescentes nas reuniões de grupos focais.

 

Instrumentais de Avaliação e de Indicadores

O Projeto de Apoio a Criança utilizará como instrumental de avaliação e medição de indicadores:

  • Questionário de avaliação trimestral;
  • Tabelas de medição de indicadores (TMI);
  • Reuniões de grupos focais;
  • Fichas de monitoramento de resultados.

7-METODOLOGIA

As intervenções do projeto serão pautadas em experiências, culturais com oficinas como forma de expressão, interação aprendizagem e proteção social que propiciem experiências favorecedoras do desenvolvimento da sociabilidade e capacidade comunicativa.

Em cada momento o projeto terá atividades técnicas pautadas no atendimento da politica de assistência social que são:

  • Escuta qualificada (acolhimento)
  • Acompanhamento psicossocial

A partir da escuta e identificação das necessidades, serão selecionadas as famílias mais necessitadas e essas serão incluídas no programa do PAC que desenvolverá o projeto.

Como primeira atividade as famílias serão capacitadas para aprenderem a fazer uma horta produtiva. Para essa capacitação o PAC contará com a parceria com a EMATER para orientações técnicas. Feito as hortas serão realizados oficina culinária com legumes, verduras, frutas: Fazer uma salada de frutas, uma salada com verduras e uma sopa com legumes em conjunto com as crianças com pais e cuidadores. Para as crianças e adolescentes as oficinas terão brincadeiras dirigidas ( fazer gizados ou comidinhas), músicas, filmes jogos sobre o tema para que aprendam de forma lúdica interessante.

O projeto contará com a distribuição diária de uma refeição para as crianças e Adolescentes, utilizando os ingredientes da horta, doações do Programa mesa Brasil e do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

ESTUDO NA HORTA

OFICINAS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

ESTUDO NA HORTA

OFICINAS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Atividades lúdicas com crianças e adolescentes.

Para que a metodologia aqui apresentada seja bem aplicada e os objetivos alcançados, o Projeto de Apoio à Criança anexará ao seu plano de ação um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional.

Será necessário também a alocação de alguns equipamentos de cozinha para facilitar a realização das oficinas bem com o cozimento dos alimentos. E ainda uma pequena reforma para melhoria do ambiente onde acontecem as atividades, incluído reparos no telhado e reparos hidráulicos, bem como adequação da quadra de esportiva.

  1. Panelas
  2. Xicaras
  3. Copos
  4. Liquidificador industrial
  5. Espremedor de laranja
  6. Geladeira
  7. Panela de pressão
  8. Panelas Pequenas
  9. Tela para hortas
  10. Mangueira
  11. Regradores
  12. Telhas
  13. e outros

 

08-PÚBLICO BENEFICIÁRIO

O beneficiário do Projeto são crianças, adolescentes e seus familiares, que estejam em situação de desemprego e baixa rende, que seja publico da assistência social e que estejam cadastro único.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Quantidade de participantes: 48 meninos 52 meninas

Total: 100

Faixa etária: 06 ás 14 anos

ADULTOS

Quantidade de Participantes: 20 mulheres 30 homens

Total : 50

09-LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DAS AÇÕES

O Grande Village está localizado na região nordeste de Montes Claros é composto pelos conjuntos habitacionais do programa habitacional do governo federal. São eles o Monte Sião I e II, Novo Jaraguá, Recanto das águas e os bairros Village I e II, Nova América, Jaraguá, Clarice Athayde, Novo horizonte. A região conta com quatro escolas: Paulo Freire, Escola Municipal Du Narciso, Escola Municipal João Vale Maurício, e a Escola Estadual Américo Martins. Essas instituições de ensino serão parceiras na operacionalização do o projeto. Além das escolas a comunidade conta do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a FUNORTE e Santo Agostinho. A Avaliação de Meio aponta as universidades como instrumento importante no crescimento e desenvolvimento da comunidade. O retrato das comunidades apresenta um desenvolvimento demográfico com população é estimada em 20000 (vinte mil) habitantes, ainda não apresenta um rosto específico por ser representado por pessoas de diversas regiões com costumes diversos. Por essa razão pode se perceber pouco interesse territorial. Residem naquela área por necessidade, muitos não se identificam como moradores do Village. Esse indicador pode ser visto como um pressuposto importante na elaboração de projetos sociais, para tanto os projetos desenvolvidos e apresentados pelo Projeto de Apoio a Criança, tem a preocupação de garantir atividades que venham proporcionar o fortalecimento de vínculos e o amor pela comunidade. Também para minimizar o pouco interesse das pessoas pelos assuntos ligados á comunidade que PAC tem uma ação exitosa que é o dia da comunidade no PAC que acontece uma vez no mês com ações de desenvolvimento e promoção social .

Como resultado desse trabalho, nas últimas eleições municipais elegeram um vereador da comunidade, que elevou a autoestima das pessoas. Contudo é uma região que ainda apresenta um alto índice de vulnerabilidade social e neste quadro os maiores prejudicados são as crianças e adolescente. A Polícia Militar do 209º comando da AIPS do JK/Planalto do lago II apresenta nos seus relatórios o aumento de 56,95% de crimes considerados violentos com envolvimento de jovens e adolescentes entre os anos de 2014 a 2016, são dados preocupantes e que precisam ser mudados com o fortalecimento das ações da rede de proteção á criança e adolescentes. Desta forma o projeto aqui apresentado em os módulos terão ações que contribuirão com o desenvolvimento da região do Village do Lago II.

10-CAPACIDADE TÉCNICA E GERENCIAL PARA EXECUÇÃO DO OBJETO.

O Projeto de Apoio a Criança realiza uma gestão compartilhada e solidária com a participação da comunidade, das organizações da Sociedade Civil, (OSC) e entidades públicas e privadas.

Há um capital social importante na comunidade que permite parcerias importantes na prestação serviços à comunidade especialmente às crianças e adolescentes. Esse capital contribuem indiretamente na gestão e na garantia dos resultados dos projetos desenvolvidos no PAC. São eles:

 

  • Igrejas ( Evangélicas e católica);
  • Escolas;
  • CRAS JK/Village;
  • UFMG
  • Faculdade Santo Augustinho
  • FUNORTE,
  • Associações de moradores;
  • Instituto Federal do Norte de Minas (IFNM).
  • Organização da sociedade civil (Village ativo, Paula Elizabeth, APAE).
  • Polícia Militar

A estrutura física do PAC também é fator relevante na execução do projeto. Hoje é um espaço seguro com muro. Tem (05), cinco salas amplas e arejadas, (01) uma cozinha e (01) um refeitório, (02) dois banheiros com chuveiros e sanitários e (01) uma sala de reuniões. Há uma quadra de futsal e espaço para hortas. A Sede do PAC foi construído com recurso do convenio com a Visão Mundial com o objetivo de atender as necessidades da comunidade.

Equipe de Colaboradores do PAC

  • (01)-Gerente Administrativo
  • (01) - Assistente Administrativo;
  • (01)- Auxiliar de serviço de zeladoria
  • Voluntários (Assistente social e psicólogo)

12. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS METAS/FASE

METAS

MESES

 
 

ETAPAS

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

Meta 1

Cadastros das Famílias

 

X

X

                 

Meta 2

Reforma e/ou reparos.

Contratação de prestador de serviços

 

X

X

X

               

Meta 3

Realização das hortas

Caseiras e comunitárias

Oficinas de capacitação

       

X

X

X

X

X

X

X

 

Planejamento e Avaliação

             

X

     

X

                             

14. FUTURO DO PROJETO

O Projeto apresentado terá a duração de um ano, e a metodologia aplicada dará aos usuários do programa a continuidade das ações em suas casas , pois o conhecimento adquirido nunca é tirado de quem o recebe. Por isso acredita-se que ao colocarem em prática o conhecimento adquirido, crianças e adolescentes terão vida com qualidade. E no futuro a comunidade terá crianças e adolescentes saudáveis, com maior capacidade e desenvolvimento. Crescendo em estatura e todo o crescimento necessário para o seu bem-estar.

 

JUSTIFICATIVA