Imagem de destaque ALIANÇAS NO SERTÃO-CENTRO DE AGRICULTURA ALTERNATIVA DO NORTE DE MINAS(CAA-NM)

ALIANÇAS NO SERTÃO-CENTRO DE AGRICULTURA ALTERNATIVA DO NORTE DE MINAS(CAA-NM)


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS  CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES-CMDCA

CENTRO DE AGRICULTURA ALTERNATIVA DO NORTE DE MINAS(CAA-NM)

 MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS

      

IMPOSTO SOLIDÁRIO

Ainda dá tempo de você destinar parte do seu impos


OBJETIVO

Oferecer Oficinas Lúdico-Terapêuticas para 300 crianças e adolescentes atendidas nas comunidades rurais pelo no projeto Alianças no Sertão como ferramenta de prevenção bem como de diagnóstico e suporte para superação de traumas causados por violência sexual.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. - Informar, sensibilizar e desmistificar o conceito de violência doméstica e o que este abrange, ampliando a compreensão sobre o tema;
  2. Informar e orientar adultos responsáveis sobre a educação das crianças e adolescentes, principalmente a respeito do tema sexualidade;
  3. Orientar as famílias e educadores sobre a violência sexual alertando para a necessidade de quebrar o silêncio, e da busca aos órgãos competentes para realização de denúncias;
  4. Possibilitar a reflexão da violência sexual dentro da história de cada pessoa;
  5. Criar um espaço lúdico e artístico de escuta para uma possível ressignificação do trauma;

METAS

Realizar 100% de diagnóstico de violência doméstica contra criança e adolescente nas comunidades atendidas pelo projeto

Realizar 4 palestras e 4 oficinas com pais e cuidadores com temas que dialoguem com a proteção contra a violência sexual de crianças e adolescentes em cada uma das comunidades atendidas pelo projeto.

Realizar 22 oficinas lúdico-terapêuticas com crianças e adolescentes em cada uma das comunidades atendidas pelo projeto.

 METODODOGIA

Esta proposta consiste na oferta de palestras e oficinas a serem ministradas por um/a psicólogo/a, tendo essas públicos distintos sendo um composto por pais e cuidadores e outro por crianças e adolescentes e serão realizadas em todas as comunidades atendidas pelo projeto Alianças no Sertão.

Palestras para pais e cuidadores: serão realizadas mensalmente com duração de uma hora durante o primeiro semestre de 2019 (de março a junho). Os temas a serem trabalhados serão Violência Física, Violência Sexual, Violência Psicológica e Negligência. As palestras aconteceram na sede das associações comunitárias.

Oficinas com pais e cuidadores: serão realizadas mensalmente com duração de uma hora durante o segundo semestre de 2019 (de agosto a novembro), principalmente com pais e cuidadores cujas crianças ou adolescentes tenham sido vítimas de violência sexual. Os temas a serem trabalhados deverão ir ao encontro da proteção contra a violência sexual de crianças e adolescentes, informando e orientando principalmente sobre sexualidade por entendermos que este é um tema complexo e delicado que tende a não ser discutido no âmbito familiar, mas que é de extrema importância para o desenvolvimento saudável do indivíduo. Percebemos que a gravidez na adolescência é uma realidade recorrente nas gerações que residem no meio rural e é uma das causas de evasão escolar.

            Oficinas lúdico-terapêuticas para crianças e adolescentes: serão ofertadas semanalmente, com duração de uma hora durante 8 meses (de março a junho e de agosto a novembro). Serão dividas nas seguintes fases:

  1. Fase I – aproximação e diagnóstico (momento de apresentação e interação do/a profissional com as crianças e adolescentes e levantamento de diagnóstico de vítimas de violência sexual)
  2. Fase II -  informação e prevenção (momento em que, de forma lúdica, serão tratados temas relativos à sexualidade e às formas de prevenção a violência sexual)
  3. Fase III – reflexão e ressignificação de traumas (momento realizado com grupos menores formados a partir do diagnóstico realizado nas fases anteriores com o intuito de promover terapia em grupo, um espaço para representar e expressar seus conflitos e contar com uma escuta que possibilite a clarificação do trauma e a ressignificação da experiência vivida, podendo ser encaminhado para serviços complementares que se fizerem necessários).

As duas primeiras fases ocorreram no primeiro semestre e a Fase III no segundo semestre. Serão elaborados relatórios e sistematização dos dados. O público será divido por faixa etária para otimizar o discurso e condução metodológica.

PÚBLICO ALVO

Serão beneficiadas diretamente 300 crianças e adolescentes e seus respectivos pais e cuidadores. Indiretamente, estima-se alcançar mais 200 pessoas pertencentes ao núcleo composto pelas famílias residentes nas comunidades.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DAS AÇÕES

 O projeto é realizado em três comunidades rurais localizadas no Norte de Minas (Mato Seco, São João da Vereda e São Roberto). Devido processo de nucleação, crianças e adolescentes residentes nas proximidades dessas comunidades também são atendidas. Em São João da Vereda participam crianças e adolescentes da comunidade vizinha Calhau e de diversas fazendas ao redor. Em Mato Seco participam também crianças e adolescentes da comunidade de Gandu e fazendas próximas. Em São Roberto, participam crianças e adolescentes das comunidades Boa Vista, Pederneiras, Inhaúma, Assentamento Irmã Doroth I e II e fazendas próximas.

As dificuldades que o projeto tem consistem em garantir o acesso das crianças e adolescentes e suas respectivas famílias nas atividades, mas com a parceira realizada com a escola temos a possibilidade de garantir o transporte dessas conciliando nossas atividades às atividades escolares.

FUTURO DO PROJETO

O projeto seguirá até julho de 2020, conforme acordo firmado com a Kinder Not Hilfe/KNH e com o auxílio dos parceiros já citados anteriormente. Neste acordo não é contemplada a contratação de psicólogo/a, o que viemos buscar através deste convênio com o CMDCA. Pretendemos que, a partir das palestras e oficinas oferecidas pelo/a psicólogo/a a ser contratado com recurso disponibilizado para esta proposta, as crianças, adolescentes e suas respectivas famílias se sintam mais fortalecidas e em condições de ressignificar suas experiências de vidas. Continuaremos monitorando-as durante o prazo de execução do projeto.

TERMO DE FOMENTO 35/2018