Imagem de destaque ADOLESCENTES PROTAGONISTAS PARA UM MUNDO MELHOR II-ASSOCIAÇÃO RESGATE DA DIGNIDADE HUMANA PROVIDENCIA DIVINA

ADOLESCENTES PROTAGONISTAS PARA UM MUNDO MELHOR II-ASSOCIAÇÃO RESGATE DA DIGNIDADE HUMANA PROVIDENCIA DIVINA


cmdca

1.1 – IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE:

Nome: Associação de Resgate da Dignidade Humana Providência Divina.

CNPJ: 22.643.399/0015-67

Telefone :(38) 3082-6868

2 – CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA:

2.1 – FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:

§ 2º do art. 260 da Lei Federal Nº 8.069/1990, §1º do art. 27 da Lei Federal Nº 13.019/2014, Decreto Federal Nº 8.726/2016, Resolução Conanda Nº137/2010, Decreto Estadual Nº 47.132/2017, Lei Municipal Nº 4.796/2015, Decreto Municipal Nº (há regulamentar).

2.2 – INSTRUMENTO JURÍDICO PARA CELEBRAÇÃO DA PARCERIA:

TERMO DE FOMENTO – TF. Adotado pelo Conselho Gestor/CMDCA/MOC, respeitando as exigências da Lei 13.019/2014, para consecução do Plano de Trabalho proposto pela organização da sociedade civil que envolvam a transferência de recursos subsidiados do Fundo Específico, “FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - FIA”.

2.3 – NOME DO PROGRAMA/TÍTULO/PROJETO:

“Adolescentes Protagonistas para um Mundo Melhor II”

2.4 – TIPO DE ATENDIMENTO:

Adolescentes de 14 a 17 anos e 11 meses que foram alunos ou estão realizando algum curso ofertado pela instituição e atendidos encaminhados pelos CRAS, CREAS etc.

2.5 – OBJETO:

Oferecer orientação profissional para aproximadamente 500 (quinhentos) adolescentes, assistidos pela instituição, no processo de elaboração de currículos, autoconhecimento, oficinas visando desenvolver as competências necessárias para inserção no mercado de trabalho. Bem como, orientação profissional e atendimento individualizado para adolescentes no município de Montes Claros e adjacentes. Promovendo o desenvolvimento de habilidades, competências, sempre pautado na ética e moral.

2.6 – PESSOAS BENEFICIADAS:

Serão beneficiados aproximadamente 500 (quinhentos) adolescentes, na faixa etária de 14 a 17 anos e 11 meses, que estejam cursando ou já tenham cursado, algum curso ofertado pela instituição. Provenientes das áreas adjacentes à entidade e bairros periféricos que estão em situação de vulnerabilidade social e pessoal.

2.7 – PERÍODO DE EXECUÇÃO:

. INÍCIO – Agosto  de 2020   TÉRMINO – Agosto de 2021

2.8 – DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA, DEVENDO SER DEMONSTRADO O NEXO ENTRE ESSA REALIDADE E AS ATIVIDADES OU PROJETOS E METAS A SEREM ATINGIDAS:

Desde 2012 o Sistema Divina Providência atua na cidade de Montes Claros, com o objetivo de resgatar a dignidade humana por meio da qualificação profissional. Assim como, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) assegura “A criança e ao adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho” este projeto visa, o desenvolvimento do adolescente no aspecto profissional e pessoal.

Concomitante a capacitação técnica, realiza-se palestras de temas relevantes aos conflitos presentes a esta fase do desenvolvimento, como drogas, alimentação, vínculos familiares, princípios morais e éticos.

Sendo assim, essa preparação de adolescentes para o mercado de trabalho é um passo de suma importância para a vida adulta futura. Pois o trabalho garante direito, independência financeira, assim como, contribui com seu processo de independência social e emocional.

Caso isso não ocorra, acarretará impactos significativos para essa geração cuja faixa etária é crítica no tocante a decisões de cunho profissional (inserção futura e manutenção no mundo do trabalho) e pessoal (consolidação da própria identidade, possibilidade de formação de família), decisões essas que trarão consequências para o resto de suas vidas. Mas como inserir adolescentes nesse contexto cada vez mais acirrado e com a situação brasileira de alto índice de desemprego?

Foi identificado a dificuldade e o medo que os alunos enfrentam ao participar de processos seletivos, a dificuldade de estruturar um currículo e aquela dúvida sobre qual área de atuação deve investir. O aluno necessita estar preparado para esta etapa de sua vida, pois está prestes a entrar no mercado de trabalho.

Com isso, o presente projeto tem como objetivo ofertar a possibilidade dos alunos/jovens terem auxílio com relação à elaboração de currículos, orientação profissional e preparação para a inserção no mercado de trabalho. As oficinas serão estruturadas visando atender os assistidos que apresentarem interesse em participar desse momento de desenvolvimento de habilidades e competências.

 

2.9 – DESCRIÇÃO DE METAS A SEREM ATINGIDAS E DE ATIVIDADES OU PROJETOS A SEREM EXECUTADOS:

 

O Sistema Divina Providência já dispõe de salas próprias para realização das oficinas e o momento de orientação tanto individual quanto em grupo, mas para execução do Projeto será necessário a contratação de um Analista de Desenvolvimento Pessoal para executar as atividades propostas com os alunos, um Auxiliar de Secretaria para atender ligações e os alunos, auxiliar no processo de triagem e captação das possíveis vagas de inserção no mercado de trabalho (jovem aprendiz), e um Auxiliar Administrativo para organizar a documentação, para dar suporte ao Analista de Desenvolvimento Pessoal e acompanhar os adolescentes no processo ensino aprendizagem, além disso, será necessário efetuar a compra de Papel Chamex (100 pacotes), lápis preto (30 caixas); borracha mercur record (15 caixas); Caneta bic azul (25 caixas); Caneta bic preta (25 caixas); Grampeador meta ( 03 uni.); Grampo 26/6 cobreado (03 caixas); Clips galvanizado ( 02 caixas); Quadro branco moldura de alumínio (01 uni); Marcador para quadro branco (01 azul pilot, 01 vermelho pilot , 01 preto pilot); refil marcador quadro branco (05 uni de cada cor / azul, vermelho e preto); Pasta sanfonada A4 c/ 12 div (10 uni); Pasta suspenso  delloplus (10 uni); Cópias (21.000 mil).

Serão observadas as seguintes metas durante a execução do Projeto:

  • Capacitar;
  • Desenvolver as habilidades necessárias que são exigidas no mercado de trabalho;
  • Prevenir o uso de substâncias psicoativas e atos infracionais cometidos por adolescentes na cidade de Montes Claros;
  • Orientação Profissional.

 

2.10 – FORMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES OU DOS PROJETOS E DE CUMPRIMENTO DAS METAS A ELES ATRELADAS

Será desenvolvido a orientação profissional para adolescentes na cidade de Montes Claros. O projeto será desenvolvido com oficinas, atendimentos individuais e em grupo, incluindo palestras e atividades lúdicas que ressaltem o propósito do projeto. Ao final de cada trimestre será tabulado a quantidade de atendidos e estruturado relatórios com as atividades desenvolvidas. Sendo importante ressaltar que a todo momento a equipe estará empenhada em desenvolver o que é proposto no projeto. Além da qualificação que é ofertada pela instituição, esse projeto visa agregar conhecimento e criar possibilidade de transformar vidas. Já que a inserção no mercador e/ou produção de renda é um dos principais objetivos almejados pelo público alvo da instituição.

2.11 – DEFINIÇÃO DOS PARÂMETROS A SEREM UTILIZADOS PARA A AFERIÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS:

Os cumprimentos das metas serão aferidos por meio de Discussões coletivas e individuais, durante a execução das atividades propostas; As atividades serão acompanhadas de modo contínuo e processual, de forma a permitir que as metas sejam cumpridas e que o trabalho seja realizado de forma satisfatória e com qualidade.

Além disso, o Analista de Desenvolvimento Pessoal fará registros fotográficos, relatórios, lista de presença, com o objetivo de avaliar e monitorar todas as ações planejadas e executadas; o que permitirá mensurar o impacto social e alcance de metas e objetivos que foram traçados.

 

3 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (Meta, Etapa ou Fase):

3.1 METAS A SEREM EXECUTADAS:

 

 

1 – META

 

2 - ETAPA

FASE

 

3-ESPECIFICAÇÃO

       

4- INDICADOR FÍSICO

      

5-DURAÇÃO

 

 

 

 

 

6 -UNIDADE

 

7- QUANTIDADE

 

8-INÍCIO

 

9 -TÉRMINO

-Comprar Papel Chamex; Pasta suspensa dellopus; Grampeador; Clips; Grampo; Lápis preto; Canetas bic azul; Canetas bic preta; borracha mercur; Pasta sanfonada; Quadro branco; Marcador para quadro azul, vermelho e preto; refil de marcador para quadro azul, vermelho e preto;

 

 

 

 

- Cópias A4 preto e branco.

 

 

 

 

 

 

- Orientação Profissional;

- Auxílio na estruturação de currículos;

- Oficinas;

-Desenvolvimento de habilidades e competências;

 

 

 

 

01

 

 

 

 

 

 

Comprar

Especificado no item 4.1

Especificado no item 4.1

Agosto de 2020

Agosto

 de 2021

 

 

 

 

01

 

 

 

Comprar

Unidade

21 mil copias

 

 

 

 

02

 

 

 

 

 

Contratação do Analista de Desenvolvimento Pessoal; Auxiliar de Secretaria; e Auxiliar Administrativo.

 

RH

01 de cada

TERMO DE FOMENTO 34/2020

JUSTIFICATIVA