Imagem de destaque ADOLESCENTES PROTAGONISTAS PARA O MUNDO DO TRABALHO II- ASSOCIAÇÃO DE RESGATE DA DIGNIDADE HUMANA PROVIDÊNCIA DIVINA

ADOLESCENTES PROTAGONISTAS PARA O MUNDO DO TRABALHO II- ASSOCIAÇÃO DE RESGATE DA DIGNIDADE HUMANA PROVIDÊNCIA DIVINA


cmdca

 

 

1.1 – IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE:

Nome:Associação de Resgate da Dignidade Humana Providência Divina

CNPJ: 22.643.399/0015-67

Telefone:  (38) 3082-6868

2 – CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA:

2.1 – FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:

   § 2º do art. 260 da Lei Federal Nº 8.069/1990, §1º do art. 27 da Lei Federal Nº 13.019/2014, Decreto Federal Nº 8.726/2016, Resolução Conanda Nº137/2010, Decreto Estadual Nº 47.132/2017, Lei Municipal Nº 4.796/2015,Decreto Municipal Nº (ha regulamentar)

2.2 – INSTRUMENTO JURÍDICO PARA CELEBRAÇÃO DA PARCERIA:

   TERMO DE FOMENTO – TF.

Adotado pelo Conselho Gestor/CMDCA/MOC, respeitando as exigências da Lei 13.019/2014, para consecução do Plano de Trabalho proposto pela organização da sociedade civil que envolvam a transferência de recursos  subsidiados do Fundo Específico, “FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - FIA”.

2.3 – NOME DO PROGRAMA/TÍTULO/PROJETO:

“Adolescentes Protagonistas para o Mundo do trabalho II”

2.4 – TIPO DE ATENDIMENTO:

Adolescentes de 14 a 17 anos e 11 meses que estejam cursando ou já tenham terminado o 9º ano em escolas públicas, provenientes das áreas adjacentes à entidade e bairros periféricos que estão em situação de vulnerabilidade social e pessoal.

2.5 – OBJETO:

Promover a formação, aperfeiçoamento e qualificação profissional para 10 adolescentes no município de Montes Claros e adjacentes, no contra turno escolar, promovendo o desenvolvimento de habilidades, formação moral e ética. Bem como, apoio à entrada no mercado de trabalho.

2.6 – PESSOAS BENEFICIADAS:

Serão beneficiados 10 (dez) adolescentes, na faixa etária de 14 a 17 anos e 11 meses, que estejam cursando ou já tenha cursado o 9º ano em escolas públicas. Provenientes das áreas adjacentes à entidade e bairros periféricos que estão em situação de vulnerabilidade social e pessoal.

2.7 – PERÍODO DE EXECUÇÃO:

INÍCIO – Agosto  2020

TÉRMINO – 30 de Novembro  2020

2.8 – DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA, DEVENDO SER DEMONSTRADO O NEXO ENTRE ESSA REALIDADE E AS ATIVIDADES OU PROJETOS E METAS A SEREM ATINGIDAS:

Há 6 (seis) anos o Sistema Divina Providência atua na cidade de Montes Claros, com o objetivo de resgatar a dignidade humana por meio da qualificação profissional. Assim como, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) assegura “A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho” este projeto visa, o desenvolvimento do adolescente no aspecto profissional e pessoal.

Concomitante a capacitação técnica, realiza-se palestras de temas relevantes aos conflitos presentes a esta fase do desenvolvimento, como drogas, alimentação, vínculos familiares, princípios morais e éticos. Além disso, os alunos que necessitam, recebem o acolhimento de um profissional da psicologia. Sendo assim, sua formação contribui diretamente com o desenvolvimento integral de adolescentes, colaborando com a melhoria dos indicadores sociais, especialmente aqueles relacionados à baixa qualificação profissional, drogadição, gravidez precoce e evasão escolar.

Com isso, a preparação de adolescentes para o mercado de trabalho é um passo de suma importância para a vida adulta futura. Pois o trabalho garante direito, independência financeira, assim como, contribui com seu processo de independência social e emocional.

Sendo assim, essa preparação de adolescentes para o mundo de trabalho é um passo de suma importância para a vida adulta. Pois o trabalho garante direito, independência financeira, assim como, contribuir com seu processo de independência social e emocional.

Caso isso não ocorra, acarretará impactos significativos para essa geração, que está em constante formação. Compreendemos que decisões de cunho profissional pode acarretar desgaste tanto físico quanto emocional, o projeto visa auxiliar esses jovens nesse processo.

Foi identificado a dificuldade e o medo que os alunos enfrentam ao participar de processos seletivos. Sem experiência para vestir-se e portar-se adequadamente e como formular um currículo atrativo para ser selecionado. O aluno necessita estar preparado para esta etapa de sua vida, pois está prestes a entrar no mercado de trabalho.

Com isso, o presente projeto tem como objetivo ofertar 01 (um) curso de preparação para o mercado de trabalho, com duração de 02 (dois) meses para 10 (dez) adolescentes da cidade de Montes Claros.

2.9 – DESCRIÇÃO DE METAS A SEREM ATINGIDAS E DE ATIVIDADES OU PROJETOS A SEREM EXECUTADOS:

O Sistema Divina Providência já dispõe de sala própria para realização das aulas, mas para execução do Projeto será necessário a contratação de prestação de serviço de um instrutor, para ministrar as atividades e acompanhar os adolescentes no processo ensino aprendizagem e a contratação e prestação de serviço de um monitor, para acompanhar a turma em seu desenvolvimento. Além disso, serão necessários comprar 10 uniformes e 10 apostilas. Para tal, será observada a meta durante a execução do Projeto:

- Educar;

-Desenvolver a autonomia e capacitar profissionalmente os indivíduos;

- Priorizar as pessoas em situação de vulnerabilidade social e pessoal;

-Auxiliar os adolescente no processo de inserção do mercado de trabalho.

2.10 – FORMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES OU DOS PROJETOS E DE CUMPRIMENTO DAS METAS A ELES ATRELADAS:

Será desenvolvido um curso de qualificação profissional para adolescentes na cidade de Montes Claros. O curso oferecido será: Preparação para o mercado de trabalho. O período de execução será de fevereiro a março de 2020. Será formado uma turma durante o período de execução. O projeto será desenvolvido com aulas semanais, incluindo palestra, aula de informática, atividades lúdicas, oficinas, que ressaltem a proposta do projeto etemas éticos e morais. A primeira atividade do dia é o diálogo referente a um tema escolhido por eles ou oportuno para o grupo. No final do curso, caso tenha aproveitamento superior a 70% e frequência de 75% será arquivado o currículo do aluno em nossa central de emprego e surgindo vaga que esteja de acordo com o perfil do cursista, o mesmo será encaminhado para as empresasparceira (para processo seletivo). O Monitor realizar a avaliação diária dos cursistas, e auxiliar o instrutor na execução do curso.

2.11 – DEFINIÇÃO DOS PARÂMETROS A SEREM UTILIZADOS PARA A AFERIÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS:

Os cumprimentos das metas serão aferidos por meio de avaliação que todos os cursistas precisarão preencher, relatórios fotográficos, listas de presença e outros. O que permitirá mensurar o impacto social e alcance de metas e objetivos que foram traçados.O monitor auxiliará nesse processo de avaliação, visando aferir o cumprimento das metas.

3 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (Meta, Etapa ou Fase):

3.1 METAS A SEREM EXECUTADAS:

 

1 - META

 2 - ETAPAFASE

3-ESPECIFICAÇÃO

 4- INDICADOR FÍSICO

5-DURAÇÃO

 

 

6 - UNIDADE

7 - QUANTIDADE

8-INÍCIO

9 -TÉRMINO

Oferecer uniformes e apostilas para os cursistas.

Orientação dos alunos sobre suas habilidades.

Simulações de processos seletivos.

Diálogo sobre os princípios morais.

Contratação de instrutor e monitor.

01

Contratação de Monitor;

RH

01

Agosto

2020

Novembro

2020

01

Contratação de Instrutor;

RH

01

02

Compra de Uniforme

Unidade

10

Agosto

2020

Novembro

2020

03

Compra de Apostila

Unidade

10

Agosto

2020

Novembro

2020

TERMO DE FOMENTO 39/2020

JUSTIFICATIVA