CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-CMDCA
ASSOCIAÇÃO DE RESGATE DA DIGNIDADE HUMANA PROVIDÊNCIA DIVINA
MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS
|
Doações referente ao Imposto de Renda |
OBJETIVO:
Promover a formação, aperfeiçoamento e qualificação profissional na área de Informática para 20 adolescentes no município de Montes Claros e adjacentes, no contra turno escolar, promovendo o desenvolvimento de habilidades, formação moral e ética. Bem como, apoio à entrada no mercado de trabalho e geração de renda.
DESCRIÇÃO DA REALIDADE
Há 6 (seis) anos o Sistema Divina Providência atua na cidade de Montes Claros, com o objetivo de resgatar a dignidade humana por meio da qualificação profissional. Assim como, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) assegura “A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho” este projeto visa, o desenvolvimento do adolescente no aspecto profissional e pessoal.
Concomitante a capacitação técnica, realiza-se palestras de temas relevantes aos conflitos presentes a esta fase do desenvolvimento, como drogas, alimentação, vínculos familiares, princípios morais e éticos. Além disso, os alunos que necessitam, recebem o acolhimento de um profissional da psicologia. Sendo assim, sua formação contribui diretamente com o desenvolvimento integral de adolescentes, colaborando com a melhoria dos indicadores sociais, especialmente aqueles relacionados à baixa qualificação profissional, drogadição, gravidez precoce e evasão escolar.
Com isso, a preparação de adolescentes para o mercado de trabalho é um passo de suma importância para a vida adulta futura. Pois o trabalho garante direito, independência financeira, assim como, contribui com seu processo de independência social e emocional.
Caso isso não ocorra, acarretará em impactos significativos para essa geração cuja faixa etária é crítica no tocante a decisões de cunho profissional (inserção futura e manutenção no mundo do trabalho) e pessoal (consolidação da própria identidade, possibilidade de formação de família), decisões essas que trarão consequências para o resto de suas vidas. Mas como inserir adolescentes nesse contexto cada vez mais acirrado e com a situação brasileira de alto índice de desemprego?
Assim, o presente projeto tem como objetivo ofertar 02 (duas) turmas de Informática, com duração de 3 meses para 20 adolescentes da cidade de Montes Claros.
METAS A SEREM ATINGIDAS
O Sistema Divina Providência já dispõe de sala própria para realização das aulas, mas para execução do Projeto será necessário a contratação de prestação de serviço de um instrutor, para ministrar as atividades e acompanhar os adolescentes no processo ensino aprendizagem e a contratação e prestação de serviço de um monitor, para acompanhar a turma em seu desenvolvimento. Para tal, será observada a meta durante a execução do Projeto, qual seja
FORMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES
Será desenvolvido um curso de qualificação profissional para adolescentes na cidade de Montes Claros. O curso oferecido será:Informática. O período de execução será de junho a Setembro de 2019. Serão formadas 02 (duas) turmas durante o período de execução, sendo uma no turno matutino e outra no vespertino. O que irá possibilitar ao aluno estudar no contra turno escolar. O projeto será desenvolvido com aulas semanais, incluindo palestras e atividades lúdicas que ressaltem temas éticos e morais.Os seminários são realizados periodicamente com a participação de um convidado que atue como palestrante, autoridade ou empresário da cidade de Montes Claros. As aulas acontecerão na unidade do Centro de Formação Profissional - Sistema Divina Providência, localizado na Avenida Mestra Fininha 2409, Morada do Sol do município de Montes Claros. O Centro conta com um laboratório de informática, onde ocorrerá o curso. No final do curso, caso tenha aproveitamento superior a 60% e frequência de no mínimo 70% será encaminhado para empresas parceiras. A avaliação do atendido é realizada diariamente com nota de 0 a 10 e envolve comportamento, participação e atividades avaliativas
DEFINIÇÃO DOS PARÂMETROS A SEREM UTILIZADOS PARA A AFERIÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS:
Os educadores farão relatórios mensais, registros fotográficos, coleta de depoimentos e preencherão lista de presença, com o objetivo de avaliar e monitorar todas as ações planejadas e executadas; o que permitirá mensurar o impacto social e alcance de metas e objetivos que foram traçados
PESSOAS BENEFICIADAS:
Serão beneficiados 20 (vinte) adolescentes, na faixa etária de 14 a 17 anos e 11 meses, que estejam cursando ou já tenha cursado o 9º ano em escolas públicas. Provenientes das áreas adjacentes à entidade e bairros periféricos que estão em situação de vulnerabilidade social e pessoal.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024