Imagem de destaque ACOLHIMENTO HUMANIZADO IV-FUNDAÇÃO SARA

ACOLHIMENTO HUMANIZADO IV-FUNDAÇÃO SARA


 

 

 

LEI 5.325, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2021. AUTORIZA O REPASSE DE RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL PARA A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA – FIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI Nº 4.796, DE 01 DE JULHO DE 2015. ESTABELECE PARÂMETROS RELATIVOS À POLÍTICA MUNICIPAL DE ATENDIMENTO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, CRIA O FUNDO PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA-FIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

INSTAGRAM FUNDAÇÃO SARA

PLANO DE TRABALHO

 

1 - DADOS CADASTRAIS DO PROPONENTE

Proponente: Fundação Sara Albuquerque Costa

CNPJ: 02.663.494/0001-10

Inscrição Municipal: 3317200

 

Nº do Registro no conselho/MOC: 037/1999

Validade: 02/2023

Endereço: Rua André Luiz, 415 - Canelas II

Cidade:

Montes Claros

UF:

MG

CEP:

39.402-384

DDD/Telefone:

(38) 3214 5500

E-mail: fundacaosara@fundacaosara.org.br

Nome do representante legal do proponente: Álvaro Gaspar Costa         

 

Período de Mandato da Diretoria: 06/08/2019 a 06/08/2022

2 - DADOS CADASTRAIS DO CONCEDENTE

Denominação: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

CNPJ: 22.678.874/0001-35

 

Endereço: Casa da Cidadania – Praça Raul Soares, S/N - Centro, CEP 39.400-070

Cidade: Montes Claros

UF: Minas Gerais

Cidade: Montes Claros

Representante Legal: Dardânia Gonçalves Queiroz

CPF: 041.516.736-10

RG:

DDD/Telefone: (38) 2211 3448

3 – OBJETO DA PARCERIA

 Atender, por meio do acolhimento humanizado, as crianças e adolescentes com câncer assistidos pela Fundação Sara e seus acompanhantes, a fim de ampliar os cuidados em todos os estágios do tratamento, bem como contribuir para que a intervenção oncológica seja menos dolorosa e invasiva.

4 - IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

4.1 Título do Projeto

4.2 Prazo de Execução

Acolhimento Humanizado IV

12 meses

 

4.2 – Descrição da realidade

Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 01 a 19 anos para todas as regiões. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi bastante significativo. Nos tumores da infância, porém, não existem, até o momento, evidências científicas que afirmem a associação entre a doença e os fatores externos. Logo, a prevenção é um desafio para o futuro e a ênfase atual deve ser dada ao diagnóstico precoce e à orientação terapêutica de qualidade, contínua, multiprofissional e integral.

Nesse sentido, de acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), menos de 90% da população de países em desenvolvimento recebe tratamento adequado para o câncer, o que influencia diretamente no prognóstico do tratamento. Consciente disso, a Fundação Sara reconhece que os maiores agravantes do câncer infantojuvenil decorrem das desigualdades econômicas, regionais e sociais, atingindo principalmente os lares menos favorecidos; sendo, esta última conjuntura, a realidade habitual das famílias atendidas pela Instituição. Em particular, o público-alvo comporta crianças e adolescentes com câncer de Montes Claros e de todo o Norte de Minas Gerais, devidamente encaminhados pelo médico responsável e que necessitam sair dos municípios de origem para buscarem tratamento em outras cidades.

Em atenção a este público, as dimensões de cuidados em saúde recebem importância expressiva, como integração assistencial, continuidade, trabalho transdisciplinar, comunicação adequada entre os diferentes agentes, instrução dos pacientes e seus familiares, organização dos serviços em redes dinâmicas e coordenação assistencial de toda a rede de atenção. Essa atuação exige profissionais vinculados entre si por uma missão única, por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente, que permite ofertar uma atenção de excelência, prestada em tempo, lugar, custo e qualidade adequados, com responsabilidade sanitária e com a garantia do cuidado.

A Fundação Sara, então, com a missão de prestar assistência social às crianças e adolescentes com câncer e ser agente de promoção de conhecimentos e de melhorias do tratamento oncológico oferece assistência integral por meio de 11 (onze) programas distribuídos em quatro dimensões: Promoção do Diagnóstico, Diagnóstico, Tratamento e Pós-tratamento, de modo a contemplar as três orientações integradas da missão institucional, quais sejam: assistência social, promoção de conhecimentos e melhoria no tratamento. Com estes programas assistenciais, a Instituição se propõe a ser suporte para as famílias e agente transformador do contexto oncológico, instruindo e educando os pais quanto à importância da autonomia na luta por seus direitos e sua responsabilidade no cuidado adequado dos seus filhos.

A suspeita, diagnóstico e tratamento oncológico impõem aos assistidos e seus familiares alterações significativas na rotina de vida. Com base no longo tempo que as crianças e adolescentes enfrentam o tratamento, torna-se fundamental a transformação dos ambientes da Casa de Apoio com o objetivo de proporcionar espaços acolhedores, lúdicos e agradáveis. A humanização de todo o contexto favorece melhores condições de cuidado e proporciona qualidade de vida, além de viabilizar o oferecimento digno da assistência necessária com a atuação da equipe multidisciplinar durante o longo período de tratamento, beneficiando, assim, os assistidos e seus acompanhantes. Por estas razões, este projeto tem como proposta:

4.2.1. Proporcionar bem-estar e conforto durante a hospedagem na Casa de Apoio

As crianças e adolescentes em tratamento oncológico estão expostos a experiências dolorosas e invasivas que impactam a autoconfiança e autoestima em decorrência de um diagnóstico preocupante e que compromete uma rotina normal e saudável nos aspectos físicos, sociais e psicológicos. Diante disso, viabilizar a humanização desse contexto, além de permitir o oferecimento digno da assistência necessária durante o longo período de tratamento, proporciona, também, qualidade de vida e melhores condições de cuidado para os assistidos e seus familiares.

Nessa perspectiva, espaços ambientados influenciam mudanças nas práticas de produção e promoção da Assistência Integral, facilitam a adesão ao tratamento, fortalecem o sentimento de pertencimento e acolhimento, bem como minimizam os comprometimentos psicossociais causados pelo diagnóstico de câncer e seu tratamento. Assim, esta proposta prevê a reforma de ambientes da Casa de Apoio, entre eles, a reforma da rouparia, lavanderia, área externa e fachada, o que promoverá um ambiente ainda mais humanizado, seguro, confortável e que favoreça o desenvolvimento das atividades que compõem a assistência prestada pela Fundação Sara.

4.2.1. Favorecer a integralidade no atendimento prestado da equipe multidisciplinar aos assistidos e seus acompanhantes

A Fundação Sara, por meio da assistência prestada, oferece aos assistidos e seus acompanhantes atendimento com equipe multidisciplinar composta por Assistente Social, Psicóloga, Nutricionista e Pedagoga. Estes profissionais são responsáveis, cada um em sua especialidade, por realizar o acompanhamento aos assistidos durante todo o processo de tratamento oncológico.

Com base no longo tempo que os assistidos enfrentam o tratamento oncológico, a transformação dos ambientes da Casa de Apoio se tornou fundamental, pois espaços acolhedores, lúdicos e agradáveis beneficiam tanto os assistidos e seus acompanhantes, quanto o desenvolvimento do trabalho da equipe multiprofissional, o que permite maiores chances de cura da doença. Além disso, a humanização dos ambientes é um mecanismo que facilita a adesão ao tratamento, gera sentimento de pertencimento e acolhimento, aspectos essenciais para o enfrentamento do câncer.

Percebe-se, portanto, que viabilizar a consecução do atendimento multidisciplinar é garantir conforto e acolhimento de qualidade; atendimento por uma equipe de excelência; dispondo de estrutura necessária, com cuidado e atenção integral das necessidades dos assistidos e suas famílias. Diante desta realidade, esta proposta prevê a reforma de espaços destinados à promoção da assistência, de modo a viabilizar medidas que contribuam com o processo de diagnóstico, tratamento, cura e formação cidadã, bem como que potencialize a promoção e defesa dos direitos socioassistenciais.

4.3 - Justificativa do Projeto

Analisando a assistência oncológica na região Norte de Minas, os estudos sobre o mapeamento das redes de oferta de ações e serviços de saúde de média e alta complexidade não realizam avaliações explícitas sobre a suficiência da oferta em relação às necessidades de saúde da população. Porém, é possível verificar a presença de vazios sanitários. O Norte de Minas, assim como suas regiões limítrofes, é a região mineira com maior vulnerabilidade social, possui Índice de Desenvolvimento Humano/IDH baixo na maioria das cidades e, quando comparado à renda, é muito baixo. A renda per capita média é de R$304,93, conforme estudo do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal/IDHM 2010, realizado pelo governo de Minas Gerais em setembro de 2013. Em tese, a população desta região é, em sua maioria, carente, necessitada de suporte para o tratamento e encontra dificuldades para se deslocar para os grandes centros.

Em atenção ao público que acolhe, o trabalho da Fundação Sara é classificado como de Alta Complexidade que, no contexto

do SUS, envolve procedimentos de alta tecnologia e alto custo em serviços qualificados para o tipo de tratamento aos quais os assistidos são submetidos por longos períodos. A atuação da Fundação Sara, essencialmente de assistência social, está associada ao atendimento do público na área da saúde, fomentando a dignidade e agilizando as etapas do tratamento para que o índice de cura do câncer infantojuvenil alcance pelo menos 80%, parâmetro observado apenas nos grandes centros de referência.

No contexto da assistência à criança e ao adolescente com câncer, a prática de saúde baseada no modelo onde a patologia, o diagnóstico e a terapêutica são os focos principais, mostra-se insuficiente para atender as necessidades apresentadas pelas crianças e adolescentes com câncer e suas famílias. Atualmente, cerca de 50 novos casos de câncer infantojuvenil são atendidos por ano em Montes Claros, única cidade que dispõe de um centro de tratamento entre Belo Horizonte e Salvador, cerca de 500 km de raio.

Considerando este contexto, a atual configuração produz obstáculos significativos, tanto para a articulação de cuidados e saberes clínicos específicos do setor saúde, quanto para a integração com as demais políticas. Para superar esta realidade e preocupada em alcançar níveis mais altos de cura, a Fundação Sara dedica-se a ser agente de transformação na vida das crianças e adolescentes com câncer, por meio da assistência prestada, impactando de forma direta a vida do assistido, grupo familiar e da sociedade como um todo. Logo, a proporcionar a humanização e a ambientação desse contexto, favorece melhores condições de cuidado, proporciona melhor qualidade de vida e viabiliza, sobretudo, o oferecimento digno da assistência necessária para enfrentar o tratamento árduo e prolongado aos quais os assistidos são submetidos.

Este projeto, intitulado Acolhimento Humanizado IV, é continuidade de uma sequência de projetos já concretizados que têm o objetivo de humanizar os ambientes da Casa de Apoio, que atualmente possui capacidade para acolher 56 pessoas/dia. Nesta edição, por meio das reformas propostas, será possível reestruturar os espaços destinados à assistência, o que favorecerá a atuação da equipe multidisciplinar composta por Assistente Social, Psicóloga, Nutricionista, Enfermeira e Médicos.

Ademais, a reforma da recepção possibilitará um ambiente que favoreça o acolhimento das crianças e adolescentes e seus acompanhantes, momento no qual é realizado o cadastro do assistido mediante o encaminhamento médico e feito os direcionamentos necessários. Irá contemplar, também, espaço dedicado a receber visitantes e parceiros, sendo esta uma oportunidade de acolher a comunidade local para que conheçam o trabalho desenvolvido pela Instituição e apoiem a causa da luta contra o câncer infantojuvenil.

Ainda nesta proposta, está prevista a reforma da área externa, da fachada e do espaço da rouparia e lavanderia, proporcionando, assim, um ambiente ainda mais humanizado, seguro, confortável e que favoreça o desenvolvimento das atividades que compõem a assistência que a Fundação Sara oferece às crianças e adolescentes e seus acompanhantes.

5 - OBJETIVOS DO PROJETO

5.1 - Objetivo Geral:

Atender, por meio do acolhimento humanizado, as crianças e adolescentes com câncer assistidos pela Fundação Sara e seus acompanhantes, de modo a ampliar os cuidados em todos os estágios do tratamento, bem como contribuir para que a intervenção oncológica seja menos dolorosa e invasiva.

5.2 - Objetivos Específicos:

- Aumentar os índices de aderência ao tratamento oncológico a partir da ambientação e humanização dos espaços destinados ao acolhimento, bem-estar e atendimento dos assistidos e seus acompanhantes na Casa de Apoio;

- Favorecer a integralidade da assistência por meio de uma estrutura de atendimento adequada e compatível às necessidades dos assistidos pela Fundação Sara.

6 - PÚBLICO ALVO

O público alvo comporta crianças e adolescentes com câncer de 0 a 18 anos e seus acompanhantes devidamente encaminhados pelo médico responsável, que necessitam de tratamento e que apresentam um contexto sócio familiar carente no que se refere às limitações de recursos e acesso aos benefícios assistenciais públicos e privados.

A Casa de Apoio possui capacidade para acolher 56 pessoas/dia e os assistidos e seus acompanhantes permanecem o tempo que for necessário para possibilitar o tratamento oncológico. Além do acolhimento, na casa são realizados atendimentos e atividades de acompanhamento psicossocial, pedagógico e nutricional.

7 - ÁREA DE ABRANGÊNCIA

O projeto será realizado em Montes Claros, no bairro Canelas II e atenderá crianças e adolescentes do município e de todo o Norte de Minas Gerais que realizam tratamento oncológico em Montes Claros.

8 – METAS E INDICADORES

META

PRODUTO

RESULTADO

Adquirir materiais necessários para a reforma na Casa de Apoio

Materiais necessários para a execução das atividades de reforma

Dispor dos materiais necessários para a realização das atividades de reforma na Casa de Apoio

Contratar serviço de mão de obra para a realização das reformas

Contratação de profissional para a execução das reformas

Profissional disponível para realizar as reformas necessárias

 

Reformar espaços de acolhimento, convívio, bem-estar dos assistidos e seus acompanhantes

 

Ambientes da Casa de Apoio estruturados e humanizados para favorecer o atendimento multidisciplinar e a adesão ao tratamento oncológico

Humanização do atendimento assistencial na Casa de Apoio

Otimização no desenvolvimento das atividades institucionais

Aumento do índice de adesão ao tratamento

Melhoria na qualidade de vida e bem-estar dos assistidos e acompanhantes

Aumento no índice de cura

 

 

 

 

Objetivos específicos

Metas e prazos

Indicadores

Meios de verificação

Período de Verificação

 

Aumentar os índices de aderência ao tratamento oncológico a partir da ambientação e humanização dos espaços destinados ao acolhimento, bem-estar e atendimento dos assistidos e seus acompanhantes na Casa de Apoio;

Adquirir materiais diversos para reforma

Materiais adquiridos conforme a necessidade

Nota fiscal

 

Registro fotográfico

 

Mensal

 

 

Contratação de serviço de mão de obra

Profissional disponível para realizar as reformas necessárias

Nota Fiscal

 

 

Mensal

 

Favorecer a integralidade da assistência por meio de uma estrutura de atendimento adequada e compatível às necessidades dos assistidos pela Fundação Sara.

 

Realizar reforma em ambientes de acolhimento e bem-estar da Casa de Apoio

Espaços ambientados, humanizados e disponíveis para o acolhimento dos assistidos e de seus acompanhantes

Nota Fiscal

 

Registro fotográfico

Mensal

 

Realizar reforma nos espaços destinados ao atendimento dos assistidos e seus acompanhantes pela equipe multidisciplinar

Espaços de atendimento integrados, ambientados e humanizados favorecendo o desenvolvimento da assistência prestada pela equipe multidisciplinar

Nota fiscal

Registro fotográfico

Contribuições dos profissionais em reuniões estratégicas

Mensal

 

 

BENS E SERVIÇOS POR META/ETAPA (Planilha a ser preenchida

Para que o tratamento oncológico seja efetivo, a competência técnica deve estar associada à uma estrutura de atendimento adequada. Por isso, um dos propósitos da Fundação Sara é viabilizar as condições necessárias para favorecer a atuação da equipe multidisciplinar e potencializar a assistência prestada às crianças e adolescentes com câncer.

Nesse sentido, o ponto estratégico para execução deste projeto é promover o acesso ao serviço qualificado em tempo hábil, a fim de favorecer a adesão ao tratamento do câncer, transformar a realidade dos casos de óbito logo no início e, sobretudo, aumentar as chances de cura.

9.1. Adquirir materiais necessários para a reforma na Casa de Apoio

        • Aquisição de materiais diversos para a reforma.

9.2. Contratar serviço de mão de obra para a realização das reformas

  • Contratação de serviço de mão de obra para a execução da reforma.

9.3. Reformar os espaços de acolhimento, convívio, bem-estar e atendimentos da equipe multidisciplinar

  • Reforma de espaços de acolhimento convívio e bem-estar dos assistidos e seus acompanhantes;

Reforma de espaços destinados ao acolhimento, convívio e bem-estar dos assistidos e seus acompanhantes.

 

10 - ATIVIDADES E CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

 

Etapa

Atividades

Início

Término

Etapa 01

Atividade 1.1

Adquirir os materiais diversos necessários para a reforma

1º mês

12º mês

Etapa 02

Atividade 2.1

Contratação do serviço de mão de obra

1º mês

12º mês

Etapa 03

 

 Atividade 3.1

Realizar reforma em ambientes de acolhimento em espaços destinados ao atendimento da equipe multidisciplinar

 

1º mês

 

12º mês

 

11 - MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

 

Embasada nos aspectos jurídicos dos direitos das crianças e adolescentes e nos dispositivos da Constituição Federal no que se refere à saúde, a Fundação Sara se mantém ativa e atuante nas articulações de políticas públicas e participação nos programas nos quais os assistidos são enquadrados, buscando a garantia plena dos direitos das crianças e adolescentes que lutam contra o câncer.

Com a execução deste Plano de Trabalho, a Fundação Sara pretende viabilizar na Casa de Apoio, um ambiente humanizado, com conforto, bem-estar e estrutura que favoreça a atuação da equipe multidisciplinar. A partir disso, o processo de monitoramento do projeto será realizado por meio do acompanhamento sistemático das atividades e alcance das metas propostas, desde a aquisição dos materiais até a execução das atividades de reforma com a realização de reuniões estratégicas para alinhamento e verificação dos resultados alcançados.

Com base no planejamento apresentado, será observado se há necessidade de adequação nas metas e no desenvolvimento das atividades e, ao final, verificada se estas foram alcançadas de forma satisfatória.

FUTURO DO PROJETO

As ações previstas neste Plano de Trabalho são essenciais para a qualidade e sucesso do tratamento oncológico das crianças e adolescentes assistidos a longo prazo. Por isso, terão a sua continuidade viabilizada a partir de outras parcerias e fontes de captação da Instituição garantindo a sustentabilidade dos serviços prestados e a manutenção dos resultados de impacto na transformação da realidade do câncer infantojuvenil em Minas Gerais. A instituição, por meio da assistência oferecida, se compromete com a melhoria contínua do atendimento e dos serviços prestados às crianças e adolescentes em tratamento oncológico.

 

 

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA