PLANO DE TRABALHO
1. DADOS CADASTRAIS:
NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL: INSTITUTO SOCIAL CORRENTE DO AMOR
ENDEREÇO: Rua: Bahia 208, Morrinhos MUNICÍPIO: Montes Claros UF: MG CEP: 39400-443
E-MAIL: correntedoamor.uniao@gmail.com TELEFONE: (38) 99185-1718
2. IDENTIFICAÇÃO : (X) PROJETO OU ( ) ATIVIDADE
3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:
O Bairro Morrinhos, localizado na região Central da cidade de Montes Claros, sendo considerado um dos bairros mais antigos da cidade, com aglomerados subnormais. Um dado importante além estar entre os bairros mais carentes e pobres da cidade, é a questão da criminalidade que aumenta a cada dia.
Diante de tantos dados negativos, com a Instituição Social Corrente do Amor, temos diariamente a oportunidade de mudar a realidade de muitas famílias, como já o fazemos durante esses anos de existência, com a ajuda é claro de diversos parceiros essenciais como: o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Escola Estadual Aristides Porto, Escola Estadual Simeão Ribeiro, CEMEI Antônio Pimenta, CEMEI Morrinhos e CRAS Central.
Este projeto tem como objetivo e finalidade propiciar às crianças e aos adolescentes, na faixa etária de 7 a 18 anos e em vulnerabilidade social, e as suas famílias, espaço de escuta e troca de experiências, compartilhados com oficinas de teatro e atividades culturais.
A proposta deste projeto é articular ações e executar serviços de orientação, apoio e promoção social dos participantes, viabilizando um trabalho de caráter preventivo e transformador. Dessa forma, crianças e adolescentes investirão tempo e energia em algo produtivo, em detrimento da ociosidade que é um forte indicador que favorece o uso e consumo de drogas e envolvimento com a criminalidade.
O Estatuto da Criança e do Adolescente reconhece que todas as crianças e adolescentes possuem direitos que devem ser respeitados pela sociedade, pela família e pelo Estado. Porém, de acordo com Moreira (2003) no chão das relações sociais, as diferentes formas de acesso e inserções, limitam e impedem a concretização de tais direitos.
Acreditamos que este projeto ajudará as crianças e adolescentes juntamente com suas famílias do bairro Morrinhos a terem um olhar diferenciado acerca da realidade que vivem, podendo mudar a sua realidade futura, diminuir os dados futuros de criminalidade e violência contra a criança, jovens e mulher. Espera-se que estes construam sua identidade, elevem sua auto-estima, interagindo de forma positiva com o meio ambiente familiar, social e consigam elevar a sua qualidade de vida.
O projeto “OFICINA DE TEATRO/A ARTE IMITA A VIDA”, visa desenvolver uma participação e interação familiar/comunidade atuando de forma prática na diminuição da vulnerabilidade social das crianças e adolescentes do bairro Morrinhos e adjacentes. Pretendemos beneficiar diretamente 30 crianças e adolescentes, com idade de 7 a 18 anos, juntamente com seus familiares.
E através desse projeto piloto queremos fortalecer a atividade artística na Comunidade. Teremos as comemorações dos dias dos pais, dia das mães, dia da família, palestra contra a violência de todas as formas, dia das crianças e outros eventos onde os participantes do projeto poderão apresentar o que estarão vivenciando nas oficinas.
4. JUSTIFICATIVA
O Instituto Social Corrente de amor nasceu do desejo de ajudar o próximo. É mantida através de doações. Tem como objetivo primário a autossustentação, com projetos de desenvolvimento. Os projetos obedecem ao princípio do desenvolvimento sustentado e procura estar presente com todos aqueles que necessitam de sua ajuda, sem levar em conta a raça, filiação política ou religiosa. Seu trabalho é caracterizado por um planejamento cuidadoso, com parcerias respeitosas e um enfoque dedicado a servir pessoas, bem como estabelecer compromissos a curto, médio e longo-prazo e projetos direcionados às necessidades das comunidades. Acreditando nesta proposta do projeto, temos dado assistência a um grupo de pessoas cadastradas, tendo como principal foco a capacitação das mães em oficinas e o acompanhamento das crianças destas famílias, para evitar situações de risco no futuro. Compreendemos, então, que todos sentem fome de amor, carinho, de solidariedade, então nos animamos a tomar a iniciativa de uma palavra simpática, capaz de atenuar e dissipar a tensão do vizinho ocasional. Isso porque os corações estão distanciados da paz que ilumina as almas. Falta luz nos corações sofridos e sofredores, feridos, desesperados e incompreendidos. Falta luz no pensamento, capaz de mudar as diretrizes de cada qual, permitindo a compreensão que leva a justificativa possível de problemas cruciantes e cria a possibilidade de respostas satisfatórias. Por este motivo acreditamos no nosso projeto, como sendo uma oportunidade dada por Deus para cada um de nós. Sabemos que as crianças tem uma grande capacidade de crescimento e de superação, por isto se investirmos nas mesmas, temos esperança de que haja um futuro diferente e promissor.
O Projeto preocupa-se com sua participação na construção social e, portanto consciente do papel importante que exerce sobre essa construção, vem vencendo suas limitações e buscando em um processo gradativo atualizar-se para que seus atendidos, crianças e adolescentes possam responder com maior efetividade à nova realidade que ora surge ao horizonte turbinada pelo atual momento em que vivemos.
O teatro é de grande valia para que possamos preparar nossas crianças e jovens a esse caminho que exigirá flexibilidade, dinamismo e agilidade no pensar, no agir, no entender e na arte de refletir e analisar.
Diante dessa premissa, essa ferramenta com fundamentos sociais e pedagógicos, tornou-se relevante no que tange a reparar seus alunos e futuros cidadãos para essa nova era, a era da informação onde tudo acontecesse de forma rápida e volátil e de repensar as novas perspectivas relacionadas ao conceito de cultura e das relações que entrelaçam a convivência em sociedade.
Cabe ao responsável pelo projeto resgatar o “faz de conta” no conteúdo teatral, a imaginação e a criatividade na qual serão as ferramentas principais para trabalhar a expressividade cênica.
A oficina de teatro propõe atividades para desenvolver a auto expressão da criança e do adolescente, isto é, oferecer-lhe oportunidades para atuar efetivamente no mundo: opinar, criticar e sugerir, por meio de atividades possíveis de serem utilizadas em sala de aula, tendo em vista explorar as capacidades de relacionamento, espontaneidade, imaginação, observação e percepção. É assim, ao desenvolver suas capacidades de expressão, a criança ou adolescente sentir-se-á preparado para todo tipo de aprendizagem.
Imitar, criar, ensinar, imaginar são composições do teatro para se obter uma peça teatral, que trabalha na prática educativa centrada em desenvolver a autoexpressão da criança que contribuirá para sua formação.
A criança deve ser explorada em sua imaginação e habilidades. O teatro como expressão e comunicação no meio social da criança.
O Projeto justifica-se pois as atividades teatrais desenvolvidas com as crianças e adolescentes além das contribuições nos âmbitos de desenvolvimento cognitivo, social e cultural, irá contribuir para que essas crianças tenham outras atividades em contraturno escolar favorecendo assim para que eles se mantenham afastados dos malefícios que cercam as ruas e a comunidade onde vivem.
5. OBJETIVO GERAL
Atender aos ideais de responsabilidade e solidariedade, contribuindo com a sociedade, em especial com os mais necessitados, e desenvolver a autoexpressão por meio da arte cênica (teatro) favorecendo a atenção, observação, imaginação e a criatividade de 30 crianças e adolescentes da região do Bairro Morrinhos, em Montes Claros/MG.
6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE
Objetivo Específico 1: Propiciar o desenvolvimento da autodescoberta; relacionamento social adequado; autodisciplina; desinibição em crianças e adolescentes por meio das artes cênicas (teatro). |
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METAS |
AÇÕES (atividades a executar) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
META 01 Realização de oficinas de teatro com 30 crianças e adolescentes, durante 03 meses. |
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1º ao 3° mês |
META 02 Ampliar e garantir atitudes e valores norteadores do convívio em sociedade cada vez mais igualitária. |
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1º ao 3° mês |
Resultados Esperados: Melhora na socialização, desenvolvimento da autoestima e melhora da insegurança. Desenvolvimento do processo criativo e confiança. Desenvolvimento do senso de responsabilidade e comprometimento. |
Objetivo Específico 2: Trabalhar as emoções. |
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METAS |
AÇÃO (ATIVIDADE A EXECUTAR) |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
META 01 Desenvolver e solidificar hábitos de verbalizar e expressar aquilo que está sendo sentido e visto.
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1º ao 3º mês
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META 02 Maior envolvimento da família no acompanhamento das atividades do teatro.
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1º ao 3º mês |
META 03 Acesso e permanência do aluno na oficina de teatro, buscando gradativamente a melhoria da qualidade de vida e de trabalho com as emoções |
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1º ao 3º mês |
Resultados Esperados: Desenvolvimento emocional para expressarem melhor suas emoções e como reagir a cada uma delas. Desenvolvimento das capacidades motoras e pessoais. |
6.3-AÇÕES:
A dramatização é uma atividade de grande poder educativo e enriquecedor, durante a preparação, o aluno (consideramos como aluno todos os atendidos pelo projeto) tem a oportunidade de organizar, construir e integrar a sua linguagem a situações de diálogo altamente significativas. Os alunos poderão desenvolver sua criatividade, expressando os seus talentos, naquilo de que mais gosta e ao mesmo tempo aumentando o seu aprendizado através da expressão artística.
O Projeto do Teatro surgiu com o objetivo de conscientização do trabalho conjunto e cooperativo em torno de um mesmo tema, onde cada um contribui da sua forma para a aprendizagem envolvendo as crianças e adolescentes do bairro Morrinhos.
O projeto de Teatro terá o atendimento 02 (duas) vezes por semana no contra turno da escola, durante uma hora e meia. As performances que serão apresentadas abordarão temas familiares, religiosos ou que envolvam problemas sociais, adolescência, respeito aos pais e professores, ética, valores familiares solidariedade e amor ao próximo.
Para que os alunos possam parte das oficinas, serão observados alguns requisitos:
- Estar na escola;
- Ter bom comportamento em sala de aula;
- Respeitar seus coordenadores, colegas, professores e o âmbito escolar;
- Ter horário para os ensaios e apresentações;
- Cumprir o horário marcado pelo professor orientador;
- Os alunos poderão também utilizar em suas dramatizações: fantoches de vários tipos, personagens cridas pela sua imaginação;
Esse tipo de atividade é excelente para a socialização, ajudando os mais tímidos a se relacionarem com mais facilidade, dando oportunidade ao desenvolvimento da aprendizagem e linguagem através de diálogos que irão surgir.
7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:
Os instrumentos metodológicos utilizados serão de cunho psicoeducativo e de caráter interventivo e preventivo através das oficinas de interpretação e oficinas de descobertas das emoções, que serão realizadas:
02 (duas) vezes na semana, com duração de 1 hora e 30 minutos
02 (duas) turmas com 15 alunos cada
Turma 1: 08 a 13 anos
Turma 2: 14 aos 18 anos
As oficinas terão duração de 03 (três) meses e serão subdivididas em 03 etapas, sendo elas:
1° etapa: Divulgação e inscrição das oficinas
2° etapa: Desenvolvimento das técnicas
3° etapa: Demonstração para a comunidade e familiares do resultado das oficinas.
FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE:
O projeto “Teatro/A arte imita a vida” é mais que um projeto de prevenção e intervenção psicossocial, é um despertamento para a problemática da sociedade contemporânea ao que tange o cuidado, prevenção e amparo às crianças e adolescentes vítimas de toda sorte de violência, sobretudo a sexual.
Por se tratar de cidadãos vulneráveis, as crianças e adolescentes quando experimentam tais violências, constroem uma perspectiva negativa quanto a sua identidade, potencialidade e existência reproduzindo socialmente suas dores subjetivas em forma de indisciplina, desrespeito a autoridades, agressividade e tantos outros comportamentos ditos inadequados para a convivência e segurança social.
A proposta deste projeto é ir além do financiamento a que concorre, pois quando compreendemos a amplitude e abrangência das necessidades interventivas face às condições de vulnerabilidade das crianças e adolescentes, a probabilidade é que seja replicado este modelo de prevenção e intervenção em outros bairros do município de Montes Claros.
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