Imagem de destaque ACOLHENDO À CRIANÇA E A FAMÍLIA-CASA DA JUVENTUDE SÃO LUIZ GONZAGA

ACOLHENDO À CRIANÇA E A FAMÍLIA-CASA DA JUVENTUDE SÃO LUIZ GONZAGA


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS  CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES-CMDCA

CASA DA JUVENTUDE SÃO LUIZ GONZAGA

      

IMPOSTO SOLIDÁRIO

Ainda dá tempo de você destinar parte do seu imposto

 

 MUNICÍPIO DE MONTES CLAROSOBJETIVO:

Proporcionar a formação esportiva e cultural de 100 crianças e adolescentes na cidade de Montes Claros, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, o estímulo ao convívio social e coletivo dos envolvidos no projeto e de seus familiares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • - Promover a socialização de 100 crianças e adolescentes a partir da formação esportiva e cultural;
  • Proporcionar uma ação integrada com beneficiários para o fortalecimento dos vínculos familiares e o pleno exercício da cidadania;
  • Promover espaços para o debate sobre o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes;
  • Desenvolver hábitos saudáveis direcionados ao processo de desenvolvimento da cidadania;
  • Contribuir para a redução da evasão escolar a partir da sensibilização quanto à importância do estudo e da frequência escolar;
  • Implementar indicadores de acompanhamento e avaliação do esporte e da cultura.

 

METAS

Socialização de 100 crianças e adolescentes através do esporte, música e cultura;Desenvolver atividades pedagógicas no período de 10 meses para 30 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

Promoção de 04 palestras sobre: Direitos da Criança e do Adolescente, Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, Ética e Cidadania,    e sobre o mundo do trabalho.

Acompanhar bimestralmente o desempenho e a frequência escolar das crianças e adolescentes.

Realizar 04 avaliações de desempenho das crianças e adolescentes durante o período do projeto.

METODODOGIA

O Projeto proposto se estenderá durante 10 (dez) meses com objetivo de implementar as atividades de esporte, música e de socialização, para as crianças, adolescentes e familiares.

A primeira etapa consistirá na divulgação, através do contato direto com a comunidade e triagem dos participantes. Esta será feita com a seleção dos beneficiários de acordo com o perfil proposto pelo projeto, residentes nos bairros Cintra, Carmelo, Independência e adjacências, matriculados em escolas das redes municipal e estadual de ensino, privilegiando os mais necessitados e observando o interesse dos mesmos e de seus familiares, que entrarão no processo formativo, como instrumento de apoio e suporte para os beneficiários, de maneira formal. No processo seletivo usaremos um cadastro socioeconômico como instrumento avaliativo dos candidatos.

A segunda Etapa será a execução do projeto que terá 06 (seis) profissionais capacitados para auxiliar na formação dos beneficiários conforme os objetivos estabelecidos em dois eixos (cada ação descrita nos eixos contará com instrumentos avaliativos de participação e de opiniões e sugestões para a melhoria do trabalho):

 

Eixos

Ação

1. Socialização de crianças e adolescentes através do esporte e da música.

Oficina de Esportes para 60 crianças e adolescentes (Escolinha de Futebol).

Oficina de Música para 20 crianças e adolescentes (Banda de Fanfarra).

Oficina de Música para 20 crianças e adolescentes (Oficina de Flauta Doce).

2. Fortalecimento dos vínculos familiares e o pleno exercício da cidadania.

Promoção de palestras e momentos de reunião com os beneficiários e suas famílias para discussão de temas como cidadania, noções de ética, respeito dentro ambiente familiar, religiosidade, protagonismo e palestras de autoestima

 

 

Todas as Atividades serão desenvolvidas por formadores que receberão orientação dos Coordenadores da Casa da Juventude São Luiz Gonzaga durante todo processo formativo e monitoramento das ações em cada etapa.

A terceira e última etapa consiste na Avaliação Geral, a partir dos instrumentos criados durante o processo formativo, e com a divulgação e socialização dos resultados obtidos e o relatório dos beneficiários  e formadores.

PÚBLICO ALVO

O público beneficiário são crianças, adolescentes e familiares em situação de vulnerabilidade social.

 

Público alvo

TOTAL

Direto: Crianças e Adolescentes 08 a 17 anos

100

Indireto: Familiares

200

TOTAL GERAL

300

 

 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DAS AÇÕES

O projeto será desenvolvido na sede da Casa da Juventude São Luiz Gonzaga, situada à Rua Amazonas, 611, bairro Cintra, na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, e no Centro Educacional Apóstolo Santigo, o Maior, localizado à Rua Lagoa Capivara, 49, bairro Carmelo.

Os dois locais contam com boa estrutura física para a execução das atividades (salas, quadras e biblioteca), além de fácil localização e acesso a serviços básicos como transporte público e atendimento básico de saúde, não havendo impedimentos para o projeto.

FUTURO DO PROJETO

Para manter  e dar continuidade aos projetos a Casa da Juventude São Luiz Gonzaga conta com diversas parcerias locais; Sicoob Credinor com apoio técnico, financeiro e campanha de doações junto ao seus cooperados para manutenção da entidade; Flagra Publicidade apoio na comunicação; Construtora Êxito e Construtora Torres e Pereira fornecendo apoio nos projetos de engenharia e  ajuda na construção das instalações da entidade e doações de alimentos; Máster Cabo com doação do link de acesso a internet gratuito; Prefeitura Municipal com convênios para o Colégio São Luiz Gonzaga, Escola Infantil e o Centro Educacional Apóstolo Santiago, o Maior e doações da sociedade de Montes Claros. O intuito da Casa da Juventude é o de aproveitar toda sua estrutura para oferecer às comunidades, que integram a região, oportunidade para formação educacional, humana e profissional.

TERMO DE FOMENTO 33/2018