PLANO DE TRABALHO
NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC ) : Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Montes Claros –APAE de Montes Claros
CNPJ: 21.353.925/0001-96
ENDEREÇO: Rua: Alameda das Paineiras, nº 390 Bairro: Jaraguá
MUNICÍPIO: Montes Claros UF: MG CEP: 39.404.172
E-MAIL: montesclaros@apaemg.org.br
TELEFONE: 038)3.215-1655
1. IDENTIFICAÇÃO :
5- DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:
Conforme dados do último Censo Demográfico, no município de Montes Claros, em agosto de 2010, a população total era de 361.915 residentes, dos quais 10.928 se encontravam em situação de extrema pobreza, ou seja, com renda domiciliar per capita abaixo de R$ 70,00. Isso significa que 3,0% da população municipal viviam nessa situação. Do total de extremamente pobres, 1.875 (17,2%) viviam no meio rural e 9.052 (82,8%) no meio urbano. Desse universo, a população idosa representa 9,1% do total da população municipal, crianças e jovens totalizando 84.943 habitantes, e a faixa etária de 15 a 59 anos é de 243.943 habitantes.
A população estimada com deficiência intelectual, de acordo com o censo demográfico de 2010, atualizado em 2016, é de 5.123 pessoas, sendo 359 na faixa etária de 0 a 4 anos, 391 na faixa etária de 5 a 9 anos, 447 na faixa etária de 10 a 14 anos, 483 na faixa etária de 15 a 19 anos, 1.030 na faixa etária de 20 a 29 anos, 1.480 na faixa etária de 30 a 49 anos e 933 acima de 50 anos.
As atividades desenvolvidas pela entidade visam à promoção do desenvolvimento máximo das potencialidades da pessoa com deficiência, focando e aprimorando os aspectos cognitivos, emocionais, relacionais, comportamentais, sensoriais e sociais, conduzindo-os para a formação global como pessoa e como cidadão de direito em todas as áreas da comunidade. Visa também à possibilidade de desenvolver novas habilidades que possam promover maior autonomia e maior independência, contribuindo com o crescimento pessoal, qualidade de vida e adaptação social.
Para efetivar as ações de interesse dos assistidos e seus familiares a APAE Montes Claros se mantém por meio de campanhas financeiras e convênios. Outra fonte de recursos são as doações da comunidade através do Tele – APAE e parcerias com empresas públicas e privadas ,,que promovem a responsabilidade social.
Sabemos que o mundo atual sofre de um mal invisível que reflete a incompreensão de grande parte da nossa população sobre os transtornos do neuro desenvolvimento. Este mal atinge não somente os indivíduos
que possuem o diagnóstico, mas também a sociedade que vive em torno, principalmente os pais, outros familiares e amigos. Costuma se dizer que o transtorno passa a ser familiar, pois a família é obrigada e mudar seus hábitos em função do ente familiar. A escola necessita passar por uma transformação para atender e integrar o aluno com esta necessidade na sociedade.
Os custos com tratamento são altos e muitas vezes estes indivíduos nem possuem diagnóstico confirmado e consequentemente o tratamento iniciado de forma tardia torna os resultados menos promissores.
Um dos transtornos mais comuns e presentes em nossa comunidade é o Autismo, porém, este fenômeno não é particularidade de nossa instituição, ele é abordado mundialmente, mas por se tratar de um tema relativamente recente isto ainda é ignorado por grande parte da nossa sociedade.
O autismo foi descrito pela primeira vez em 1943, nos Estados Unidos, pelo médico austríaco Leo Kanner. Em 1944, Hans Asperger, também médico e austríaco, descreveu na Áustria os sintomas de autismo de maneira muito semelhante à de Kanner, mesmo sem ter havido nenhum contato entre eles.
Em 18 de outubro de 1961, no Reino Unido, Helen Allison falou ao programa “Women’s Hour” da BBC de Londres sobre Joe, seu filho com autismo. Apesar de o autismo ser praticamente desconhecido na época, a entrevista de Helen provocou um tremendo impacto: ao término do programa seguiu-se um mar de cartas de pais que identificaram, em seus filhos, os mesmos sintomas descritos por Helen. A conscientização gerada pela entrevista fez com que pais se reunissem na casa de um deles e, no início de 1962, fundassem a primeira associação no mundo de pais de crianças com autismo, a National Autistic Society. A NAS começou estabelecendo três objetivos principais: abrir uma escola para crianças com autismo, uma residência para os adultos e criar um serviço de informação e apoio para outros pais.
Pessoas autistas veem, ouvem e sentem o mundo de forma diferente de outras pessoas. Se você é autista, você é autista para a vida; O autismo não é uma doença ou enfermidade e não pode ser "curado". Muitas vezes as pessoas sentem que ser autista é um aspecto fundamental de sua identidade.
As pessoas com deficiência têm dificuldades de aprendizagem, problemas de saúde mental ou outras condições, o que significa que as pessoas precisam de diferentes níveis de apoio. No entanto, as pessoas com deficiência aprendem e se desenvolvem, para isso é necessario, o tipo certo de apoio, todos podem ser ajudados a viver uma vida mais gratificante de sua própria escolha.
Considerando a necessidade de disponilibizar um espaço acessivel, apresentamos o Projeto ACESSIBILIDADE E CIDADANIA – Adequação de Espaço Físico e Instalações de Sala para realização de Oficinas – Etapa III, com intuito de ofertar aos usuarios um ambiente adequado as suas necessidades.
Sendo assim, entende-se a necessidade, cada vez mais de ofertar aos assistidos um ambiente, onde promovam as potencializadas da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
6- JUSTIFICATIVA:
O projeto visa atender uma parcela da população de Montes Claros que vive em risco de vulnerabilidade socioeconômica, e se concentra nas regiões periféricas do município, famílias que apresentam baixo índice socioeconômico. Tem como público alvo crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla da cidade de Montes Claros/MG.
Esta proposta justifica-se pela necessidade de garantir um melhor atendimento aos deficientes de Montes Claros, sendo a APAE Montes Claros/MG.
A presente proposta foi elaborada para prática de atividades que envolvam crianças e adolescentes da APAE de Montes Claros, que venham ao encontro de seus reais interesses e que favoreçam o processo de ensino aprendizagem de crianças e adolescentes na sociedade. O projeto ACESSIBILIDADE E CIDADANIA – Adequação de Espaço Físico e Instalações de Sala para realização de Oficinas – Etapa III , tem como proposta a promoção da qualidade de vida, desenvolvimento de habilidades, e garantia dos direitos dos assistidos envolvidos. Além disso, visa através do projeto proporcionar as crianças e adolescentes atividades direcionadas a integração social.
Entende-se assim que educando a criança social, cognitivo e fisicamente, ela terá maior facilidade de inserir-se e realizar-se no seu contexto natural e social. Portanto, o projeto, deve propiciar à criança e adolescente oportunidades de liberdade com responsabilidade, de adquirir os seus hábitos, seus direitos e deveres, a coragem de enfrentar os riscos e de exercer a autoridade para o bem da comunidade. Deve oportunizar ainda o desenvolvimento da sensibilidade, para que possa analisar sintetizar e refletir criativamente sobre situações da vida diária.
A necessidade de desenvolver o projeto se alicerça no compromisso do município em garantir os direitos e prestar assistência necessária para garantir o pleno exercício da cidadania das crianças e adolescentes com deficiência atendidas pela APAE.
Essa proposta justifica-se pela necessidade de se adequar a APAE, às leis de acessibilidade e segurança vigente, bem como garantir um melhor atendimento aos deficientes de Montes Claros, sendo a APAE Montes Claros/MG, um centro de referência no atendimento a crianças e adolescentes com deficiência.
Diante dessa perspectiva a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Montes Claros dentre suas prioridades, estão a adequação das ambiências da APAE para realização de oficinas.
Com a Adequação do Espaço Físico e Instalações de Sala, almejamos ofertar aos assistidos pela APAE espaço com segurança e conforto para realização de Oficinas. Além de eliminar as barreiras arquitetônicas, é importante adotar métodos e práticas de ensino adequado às diferenças dos assistidos. Sem esquecer os materiais e equipamentos que atendam a diversidade e facilitem a aprendizagem.
Na primeira etapa, foram realizados os serviços de cobertura das salas com telhas de fibrocimento sobre estrutura de madeira.
Na segunda etapa, foram realizados os seguinte serviços: demolição de paredes de alvenaria; fornecimento e aplicação de lastro de concreto magro; execução de concretagem de radier, incluindo o fornecimento dos materiais; fornecimento e instalação de tubos eletrodutos para rede elétrica; fornecimento e instalação de quadro de distribuição de energia; fornecimento e instalação de cabos de cobre com recobrimento antichama, para rede elétrica; execução de chapisco com argamassa de cimento e areia, incluindo o fornecimento dos materiais; execução de emboço/reboco em paredes, incluindo o fornecimento dos materiais; execução de revestimento cerâmico em piso, incluindo o fornecimento dos materiais.
Justificamos a necessidade da execução da terceira etapa do projeto: ACESSIBILIDADE E CIDADANIA – Adequação de Espaço Físico e Instalações de Sala para realização de Oficinas – Etapa III, baseados nos fatos de que todos os serviços pactuados nas etapas anteriores já foram executados conforme pactuado, porém, as salas ainda não se encontram em condições de uso e funcionamento, visto que os demais serviços para conclusão total das salas ainda não foram executados e a instituição não dispõe de recursos para executá-los.
7 .OBJETIVO GERAL:
Adequar espaço físico e instalações de sala para realização de oficinas, melhorando o atendimento e viabilizando serviços especializados para crianças e adolescentes, garantindo maior número de vagas e o atendimento em local adequado e com acessibilidade conforme as normas constantes da Lei nº 10.098, de 19 de novembro de 2000 e do decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004
8.PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE
Objetivo Específico 1 : Executar obra para adaptação de salas para realizaçãode oficinas, visando atender crianças e adolescentes com deficiências. |
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METAS |
AÇÕES |
INDICADORES |
MEIOS DE VERIFICAÇÃO |
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO |
Adequar 113,80 m2 de salas, no período de 12 meses de acordo as normas de acessibilidade.
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Contratar empresa de Engenharia para executar adequações de salas onde irá funcionar oficinas para atender crianças e adolecentes com deficiências. |
Adequação de metragem prevista/metragem executada.
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Acompanhamento do desenvolvimento do projeto através de relatórios descritivo e fotográfico. |
12 meses a partir da data de assinatura do termo de Fomento. |
Resultados Esperados: Execução da Obra com salas adaptadas para atender crianças e adolescentes com deficiência. |
9 .FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES
O projeto foi elaborado e será executado por uma empresa de construção civil. Toda a manutenção das ambiências, administração e limpeza é de responsabilidade da APAE.
O projeto de adequação das ambiências da APAE foi adaptado para o público assistido por esta Instituição de forma a atender com segurança e conforto 250 Crianças e Adolescentes com Deficiência Intelectual e Múltipla, assistidos pela APAE de Montes Claros nos turnos matutino e vespertino.
O projeto propõe ações voltadas para a melhoria do espaço físico, com a objetivo de oferecer atividades de vida diária e pratica às crianças e adolescentes assistidas pela APAE de Montes Claros.
O projeto terá duração de 12 meses, a execução será acompanhada e monitora pela equipe da APAE de Montes Claros.
10.PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE DA PARCERIA
11. Receitas
Especificação |
Valor (R$) |
% |
Valor total do recurso (bruto) |
R$ 44.859,39 |
100% |
Valor da proposta |
R$ 35.887,52 |
80% |
Valor retido no FIA |
R$ 8.971,87 |
20% |
PROPOSTA - DETALHAMENTO DAS DESPESAS (Planilha de Itens ) |
||||||
ITEM |
DESCRIÇÃO |
UND |
QTE |
VALOR UNITÁRIO (R$) |
SUBTOTAL (R$) |
|
1 |
|
M² |
27,39 |
77,64 |
2.126,56
|
|
2 |
|
M |
13,75 |
121,82 |
1.675,03 |
|
3 |
|
Unid. |
1,00 |
283,11 |
283,11 |
|
4 |
|
M² |
5,04 |
638,23 |
3.216,68 |
|
5 |
|
M² |
8,40 |
886,34 |
7.445,26 |
|
6 |
|
Unid. |
1,00 |
788,10 |
788,10 |
|
7 |
|
M² |
8,40 |
177,19 |
1.488,40 |
|
8 |
|
M² |
54,78 |
4,93 |
270,07 |
|
9 |
|
M² |
54,78 |
42,64 |
2.335,82 |
|
10 |
|
Unid. |
4,00 |
21,31 |
85,24 |
|
11 |
|
Unid. |
4,00 |
21,31 |
85,24 |
|
12 |
|
Unid. |
10,00 |
29,95 |
299,50 |
|
13 |
|
Unid. |
2,00 |
28,27 |
56,54 |
|
14 |
|
Unid. |
2,00 |
44,82 |
89,64 |
|
15 |
|
Unid. |
2,00 |
142,82 |
285,64 |
|
16 |
|
Unid. |
8,00 |
195,88 |
1.567,04 |
|
17 |
|
Unid. |
14,00 |
9,83 |
137,62 |
|
18 |
|
M² |
395,80 |
3,80 |
1.504,04 |
|
19 |
|
M² |
395,80 |
15,73 |
6.225,93 |
|
20 |
|
M² |
395,80 |
12,96 |
5.129,57 |
|
21 |
PINTURA TINTA DE ACABAMENTO (PIGMENTADA) ESMALTE SINTÉTICO ACETINADO E M MADEIRA, 2 DEMÃOS. AF_01/2021 |
M² |
4,70 |
17,40 |
81,78 |
|
22 |
|
M² |
26,88 |
26,44 |
710,71 |
|
TOTAL |
35.887,52 |
12. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE
No nosso atendimento somos levados a repensar ações planejadas e organizadas que levem a uma melhor qualidade de vida, auto realização, aquisição de conhecimentos e experiências, inclusão no meio, em busca da satisfação de viver e o efetivo exercício da cidadania das crianças e adolescentes atendidas pela Instituição.
A manutenção e conservação patrimonial estrutural é de inteira responsabilidade da APAE através de seus dirigentes.
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