Imagem de destaque CATOPÊS - APOIO AOS SEIS TERNOS DE CATOPÊS, MARUJOS E CABOCLINHOS -FUNDAÇÃO CULTURAL GENIVAL TOURINHO

CATOPÊS - APOIO AOS SEIS TERNOS DE CATOPÊS, MARUJOS E CABOCLINHOS -FUNDAÇÃO CULTURAL GENIVAL TOURINHO


FUNDAÇÃO CULTURAL GENIVAL TOURINHO

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE MONTES CLAROS MG

 

JUSTIFICATIVA:

A tradicional Festa de Agosto é a mais importante celebração cultural e religiosa da cidade de Montes Claros. Reconhecendo os Catopês, marujos e caboclinhos como símbolos importantes para a construção da identidade Montes-Clarense. Festa de caráter religioso e cultural, realizada por mestres dos Ternos de Catopês, Marujos e Caboclinhos, há 179 anos, antes mesmo da criação do município. Manifestação popular e tradicional que ainda hoje mantém preservados os ritos preparatórios, a confecção dos fardamentos e ornamentos, assim como a produção e construção dos seus instrumentos rítmicos utilizados durante as celebrações.

OBJETIVO:

Apoio aos seis TERNOS DE CATOPÊS, MARUJOS E CABOCLINHOS na produção e confecção de fardamentos e adornos de ternos, assim como na recuperação de instrumento rítmicos imprescindíveis para realização das festas de agosto,respeitando os critérios de tradicionalidade  que ainda hoje integram os ritos preparatórios das  festas .

METAS:

  • Confecção de fardamento e ornamento para os Grupos de Catopês que participarão das festividades religiosa da 179ª edição das Festas de Agosto, mais importante celebração cultural e religiosa da cidade de Montes Claros.
  • Confecção e restauro de  tambores construídos em madeira. O arco pode ser construído a partir de madeiras de mutamba vermelha, mutambinha, pau d´olho e pau d´olho da casca vermelha. Cordão de linha trançado e tarraxas de couro para a compressão do couro. O couro utilizado é o de cabra. Confecção de  pandeiros em madeira de pau d’olho no aro e couro de cabra esticado com afinação em cordão ou fumo de rolo, ladeados com taxas metálicas e rebites para os Grupo que participaram dos  Catopês.

RESULTADOS:

Resgate e fortalecimento das tradições culturais populares de Montes Claros.

TERMO DE FOMENTO 26/2018