COSTRUINDO PONTES IV - ASSOCIAÇÃO PAULA ELIZABETE


PLANO DE TRABALHO

1. DADOS CADASTRAIS:

 

   NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): ASSOCIAÇÃO PAULA ELIZABETE

  CNPJ: 01.947.440/0001-13

ENDEREÇO: RUA SAGRADA FAMILIA DE NAZARÉ, 555 JARAGUÁ

MUNICÍPIO: MONTES CLAROS           UF: MG      CEP: 39404-846

E-MAIL: contato@centropaulaelizabete.org.br    TELEFONE: (38) 3215-3718

NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: CLEIDIMAR LEMES RODRIGUES   CPF: 067.488.066-82

 

2. IDENTIFICAÇÃO:                     

(X) PROJETO         OU                     (   ) ATIVIDADE

 

2.1. NOME DO PROJETO: CONSTRUINDO PONTES IV

 

2.2 PÚBLICO ALVO: A fim de prezar pela qualidade, pelo atendimento e impacto a ser alcançado, espera-se atender diretamente até 30 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e ou risco social, com prioridade as que estejam em situação de trabalho infantil. Já os beneficiários indiretos serão as famílias dos atendidos, bem como a comunidade local, na qual essas crianças estão inseridas.

 

2.3 ÁREA DE ABRANGÊNCIA:

(X) URBANA                               (      ) RURAL

O projeto será desenvolvido acontecem no território de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS Jk/Village, no âmbito institucional. E os bairros atendidos são: Jaraguá II, Clarice Athayde, Novo Horizonte, São Lucas, Nova América, Village I e II, Recanto das Águas, Conjunto habitacional Minas Gerais e Conjunto habitacional Monte Sião

 

2.4.  PRAZO DE EXECUÇÃO: 12 meses                                                                                                 

 

3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA: A Associação Paula Elizabete (APE) está localizada no bairro Jaraguá, zona periférica de Montes Claros às margens da BR 122 interligada a BR 251 zonas de intenso tráfego de caminhões e áreas não urbanizadas, ambiente propício à propagação da prostituição, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o que consequentemente contribui para o aumento do risco social e pessoal do público atendido.

Foi realizado um Diagnóstico Social pela equipe da Associação, o qual é o alicerce de atuação e intervenção. A partir dele, foi possível ter acesso às demandas e necessidades, bem como as potencialidades e fortalezas do território. A análise do diagnóstico permite a percepção e o entendimento de que o risco social na região é um fator que demanda atenção e urgência no seu atendimento. Ao analisar o discurso dos entrevistados percebe-se que os problemas que mais afetam, atualmente, estas comunidades são: a prostituição infantil, o consumo e o tráfico de droga dentro e fora dos núcleos familiares, a gravidez precoce, ou seja, o trabalho infantil e, por conseguinte a evasão escolar e a negligência parental.

Tal realidade pode ser verificada no território de atuação da Associação Paula Elizabete, já que a partir de informações do Centro de referência Assistência Social (CRAS), constatou-se que 70% dos moradores do Village/Jaraguá são beneficiados pelo programa Bolsa Família, onde há concentração de famílias nos conjuntos habitacionais oriundos do Programa Minha Casa Minha Vida, outras famílias ainda se encontram na lista de espera, e/ou residem em barracões. São famílias com mulheres como chefes de família, e em alguns casos o chefe de família masculino se encontra privado de liberdade, cumprindo pena alternativa ou em regime semiaberto. Quanto às condições socioeconômicas as famílias têm baixa renda per capta, gravidez na adolescência, e se encontram em situação de pobreza, abandono, e violência doméstica. Outro fator relevante é a presença e a influência do tráfico de drogas e alcoolismo na região. A infraestrutura dos bairros é parcial e precária, os moradores contam com os serviços de Estratégia de Saúde da Família (ESF), escolas e não contam com espaços de lazer que atendem à comunidade. Estudos apontam este território como um dos piores em nível de desenvolvimento de infraestrutura urbana.

Aliado a esse documento da Instituição, tem-se também um Diagnóstico realizado em 2016 por meio da construção coletiva que envolveu todos os setores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo eles: Conselho Tutelar, Educação, Assistência Social, Saúde, Justiça, Segurança e organizações sociais. Foram apontados como prioridades os seguintes eixos: Violência, abuso e exploração; Garantia de igualdade de condições de acesso, permanência e reingresso à educação; Medidas Socioeducativas e Serviços de Proteção da Assistência Social.

Por fim, foi realizado pela Associação no ano de 2018 um estudo juntamente com as Escolas Públicas do território, acerca da temática violação de direitos. De acordo com as respostas dos questionários, o trabalho infantil doméstico tanto em casa quanto para terceiros, o cuidar dos irmãos, dos vizinhos menores são realidades presentes. Outro dado que chama atenção é o início da vida sexual ativa de forma precoce, que origina crianças e adolescentes mães e até mesmo com DST. Muitos estão envolvidos com o uso de álcool e drogas, usam de violência física com frequência e sofrem bullying. Este documento foi atualizado em 2019, a partir da visita e apoio de estudantes da Universidade de Lisboa, que juntamente com a equipe da associação Paula Elizabete, esteve em campo, atualizando as informações coletadas nos anos anteriores. Na sequência, a equipe socioassistencial da associação tem realizado visitas periódicas e constatado a relevância de continuidade deste projeto, já realizado nos anos anteriores.

Diante essa realidade que o Projeto aqui apresentado se justifica e se faz de suma relevância, afim de potencializar o desenvolvimento das atividades, ações e projetos da Associação no ano de 2023 e 2024 o que, por conseguinte, contribuirá para o fortalecimento do sistema de proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente, bem como de suas famílias.

4. JUSTIFICATIVA:

A cidade de Montes Claros, situada no Estado de Minas Gerais, possui uma população estimada em 409.341 habitantes (IBGE 2019), ocupando a 6º colocação em Minas Gerais no ranking das maiores cidades, destacando-se entre as cidades de porte médio por ser polo da região sul da Bahia e Norte de Minas e por se localizar no 2º entroncamento rodoviário do país.

Como fora descrito, a Associação Paula Elizabete está localizada em uma zona periférica de Montes Claros que possui intenso tráfego de caminhões e áreas não urbanizadas, ambiente propício à propagação da prostituição, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o que consequentemente contribui para o aumento do risco social e pessoal do público atendido. Ou seja, a Associação está situada em uma região marcada pelas desigualdades estruturais e pela exclusão, com situações de injustiça institucionalizada.

A implementação do Projeto “Construindo Pontes - IV” visa dar continuidade ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e prioritariamente as que estavam e/ou estão em situação (já identificada) de trabalho infantil. Além disso, tem como finalidade potencializar as ações propostas no plano de ação anual, bem como fortalecer o sistema de proteção e promoção aos direitos da criança e do adolescente. Terá como base o protagonismo, pertencimento e a autonomia, para que, assim, possa colaborar nos processos de empoderamento, sustentabilidade e transformação social. Para tanto, o projeto contará com um recurso proveniente da Campanha do Fundo da Infância e Adolescência realizada por esta Instituição em Abril de 2023, conforme resultado apurado e apresentada junto ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA Montes Claros Cabe sinalizar, ainda, que as crianças e adolescentes que serão atendidas pelo projeto são residentes de um território em situação de vulnerabilidade social e demandam urgência no atendimento às famílias que vivem em situação de pobreza, desemprego, expostas ao tráfico, prostituição, uso frequente de substâncias psicoativas, abuso e exploração sexual, violência doméstica, negligência familiar, homicídios e crimes e outras situações de vulnerabilidade sociais que impedem o desenvolvimento integral e saudável das crianças e adolescentes.

Após o que fora acima descrito, percebe-se que Estado não vem cumprindo de forma efetiva seu papel diante das demandas e necessidades do território no qual a Associação está inserida, diante disso, ratifica-se a justificativa para implantação deste Projeto. A Associação espera colaborar para a oferta de lazer, esporte, reforço escolar, acompanhamento psicológico, arte e identificar e fomentar as potencialidades e fortalezas da comunidade, realizando um trabalho em rede, a fim de gerar um impacto social positivo diante da causa.

Cabe ressaltar que a Associação Paula Elizabete possui experiência na gestão e realização de projetos sociais, constitui-se como referência no território que está situado. Durante 26 anos de atuação na cidade, houve vários parceiros engajados nesta causa, que nos apoiaram com o financiamento de projetos para contribuir na defesa e garantia dos direitos, e melhoria da qualidade de vida da comunidade, como por exemplo: Emendas Parlamentares, recursos provenientes do Fundo da Infância e Adolescência através do Conselho da Criança e do Adolescente, Fundação Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Itaú Social, Fundação Arena Salvador.

 

5. OBJETIVO GERAL:

Contribuir para a garantia de direitos de aproximadamente 30 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e ou risco social na cidade de Montes Claros, com prioridade as que estão em situação de trabalho infantil, fortalecendo os vínculos e convivência, promovendo a proteção social e integral do público-alvo.

 

. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE

 

  • Objetivo Específico 1: Desenvolver oficinas de reforço escolar e esporte (natação e futebol) para 30 crianças e adolescentes. Em situação de vulnerabilidade social, com prioridade das que foram identificadas que estavam ou estão em situação de trabalho infantil, propiciando um incentivo e complemento as atividades sócio educacionais.

 

 

METAS

AÇÕES

(atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

 

META 01 – Ofertar o reforço escolar e oficinas de esporte (natação e futebol) durante o período de em 12 meses, para até crianças e adolescentes. Sendo 2 oficinas de natação e 2 oficinas de futebol semanalmente.

Contratação de pessoal, planejamento de oficinas, abertura de inscrições. Realização de oficinas semanais praticas.

1) Número de oficinas que foram realizadas no período de execução do projeto.

2) Frequência dos beneficiários (as) nas aulas;

3) Verificação do desempenho/situação de aprendizagem, das crianças e adolecescentes atendidas, junto à rede pública de ensino.

- Relatórios com registros fotográficos

 - Lista de presença diária nas oficina

- Coleta de dados junto as escolas da rede.

 

 

 Do 1º mês ao 12 º mês

Meta 02 – Contratar 01 auxiliar de secretaria pelo período de 12 meses, com carga horária de 99 horas/mês para execução do projeto.

Atendimento e recepção das crianças, contatos e atendimentos telefônicos com as famílias e parceiros necessários à execução do projeto; Orçamentos e compras necessárias para o projeto. Auxiliar no controle de frequência das turmas, auxiliar na organização e realização dos encontros e reuniões com as famílias. Auxiliar no controle de notas, recibos e demais comprovantes necessários às prestações de contas do projetos

1)Número de horas trabalhadas dia/mês;

2) Análise de Desempenho na função

 

 

 

 

-Contracheque/recibo de pagamentos das horas trabalhadas no mês

Mês 01

Meta 03 -  Contratar 01 Assistente Social por um período de 12 meses, com carga horária de 19 horas/mês.

Auxiliar na elaboração dos instrumentais utilizados pela equipe multidisciplinar do projeto; auxiliar no acompanhamento e encaminhamentos necessários das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto para os serviços identificados junto ao Conselho Tutelar, CRAS, CAPES, ESF, etc. Realizar relatórios sociais do projeto.

1)Número de horas trabalhadas dia/mês;

2) Análise de desempenho na função.

Contracheque/recibo de pagamentos das horas trabalhadas no mês.

Mês 01

Meta 04 – Contratar 01 Coordenador administrativo, por um período de 12 meses, com carga horária de 48 horas/mês.

Realizar as memórias de cálculos e pagamentos do projeto, acompanhar o cronograma de desembolsos do projeto, e realizar os controles financeiros junto à contabilidade, elaborar a prestação de contas financeira garantido a correta aplicação dos recursos conforme previsto e pactuado.

1)Número de horas trabalhadas dia/mês;

2)Análise de desempenho na função

 

-Contracheque/recibo de pagamentos das horas trabalhadas no mês.

Mês 01

 

Meta 05 – Contratar 01 Coordenador de projetos, por um período de 12 meses, com carga horária de 37 horas/mês.

Coordenar e acompanhar as atividades práticas das oficinas, elaborar relatórios técnicos, realizar visitas, estabelecer parcerias, mobilizar a rede sócio assistencial, realizar os encaminhamentos necessários, articular e desenvolver os encontros de articulação e/ou parcerias para o projeto.

 

1)Número de horas trabalhadas dia/mês;

2)Análise de desempenho na função;

3) Número de encaminhamentos realizados junto à rede socioassistencial;

4) Quantidade de parecrias estabelecidas para apoio ao projeto.

 

-Contracheque/ recibo de pagamentos das horas trabalhadas no mês.

Registro fotografico das visitas técnicas realizadas.

Mês 01

 

Meta 06 – Contratar 01 Cozinheira, por um período de 12 meses, com carga horária de 73 horas/mês.

Responsável por higienizar e preparar os lanches e almoços diários para as crianças e adolescentes que serão atendidos; realizar a limpeza dos ambientes utilizados para o preparo dos alimentos (cozinha) e realização das refeições das crianças (refeitório).

1)Número de horas trabalhadas dia/mês;

2) Número de refeições preparadas por dia/mês.

 - Contracheque/recibo de pagamentos das horas trabalhadas no mês.

Mês 01

Meta 07 – Contratar 01 Educadora Social, por um período de 12 meses, com carga horária de 72 horas/mês.

Desenvolver a oficina de reforço pedagógico -português e matemática- com as crianças e adolescentes, preparar aulas, realizar relatórios de acompanhamento, estabelecer parceria com as escolas, a fim de verificar se houve melhora no rendimento escolar, promover a interação das turmas;

 

1)Número de horas trabalhadas dia/mês;

2) Avaliação da melhoria de desempenho das crianças no ensino/aprendizagem regular.

 

Contracheque/

recibo de pagamentos das horas trabalhadas no mês.

Mês 01

Meta 08 – Contratar 01 Gestor, por um período de 12 meses, com carga horária de 57 horas/mês.

Gestão do projeto, supervisão direta das coordenações e equipe, realizar o planejamento e garantir o cumprimento das metas pactuadas e ações previstas durante o prazo de execução. Orientar, motivar e capacitar a equipe. Solucionar problemas e/ou conflitos que possam surgir no período de execução do projeto; fortalecer parcerias adicionais e necessárias para continuidade do projeto. Conferir e garantir a transparência e eficácia nas prestações de contas e relatórios.

 

1)Número de horas trabalhadas dia/mês;

 

Contracheque/

recibo de pagamentos das horas trabalhadas no mês.

Mês 01

Meta 09 – Contratar 01 Motorista, por um período de 12 meses, com carga horária de 107 horas/mês.

Realizar o transporte (de forma segura) das crianças e adolescentes na comunidade, tendo em vista que a Associação Paula Elizabete está localizada em uma região de difícil acesso, às margens da Estrada da Produção. Vale lembrar que a Instituição possui o micro-ônibus para essa finalidade;

1)Número de horas trabalhadas dia/mês;

 

-Contracheque/ recibo de pagamentos das horas trabalhadas no mês.

Mês 01

Meta 10– Contratar 01 Orientador Social, por um período de 12 meses, com carga horária de 67 horas/mês.

Desenvolver a oficina de futebol e natação com as crianças e adolescentes, preparar aulas, realizar relatórios de acompanhamento. Acompanhar o público-alvo durante o transporte e deslocamento da instituição até os bairros, no micro-ônibus;

1)Número de horas trabalhadas dia/mês;

2) Número de Oficinas realizadas

 

-Contracheque/ recibo de pagamentos das horas trabalhadas no mês.

Mês 01

Meta 11 – Custear 260 litros de combustível no período de 12 meses

Abastecer os veículos que serão utilizados pela equipe multidisciplinas do projeto nas ações e atividades previstas. Possibilitar o deslocamento diário das crianças e adolescentes beneficiárias do projeto, dos bairros de suas residências até a sede da associação para participação das oficinas e atividades. Possibilitar a realização de visitas junto a rede pública sócio assistencial parceria e aos familiares/responsáveis (quando necessário)

1) Número de deslocamentos realizados por mês.

-Nota fiscal de pagamento do combustível;

- Boletim de transporte;

-Registro fotográfico dos deslocamentos.

Do 1º mês ao 12 º mês

Meta 12 – Garantir a segurança dos 3 veículos que serão utilizados no período de 12 meses de execução do projeto.

Contratação e/ou renovação de seguro veicular dos veículos  utilizados nas atividades do projeto.

1)Dias sem acidentes;

2)Total de “quase acidentes”.

3) Total de coberturas asseguradas na proteção dos (as) beneficiários (as)

-Comprovante de pagamento dos seguros veiculares

- Boletim de transporte.

Mês 05

Meta 13 – Custear o pagamento de 13 honorários contábeis no período de 12 meses.

Garantir o registro e controle de todo o quadro de RH contratado para execução do projeto.

1) Número de deslocamentos realizados por mês.

-Nota Fiscal dos pagamentos realizados.

1º mês ao 12 º mês

Meta 14 – Comprar 8 cilindros de gás de cozinha para uso no período de 12 meses

Abastecer a cozinha para preparo das refeições diárias das crianças e adolescentes atendidas pelo projeto.

1)Número de refeições preparadas mensalmente na cozinha.

 -Nota Fiscal dos pagamentos realizados.

- Cardápio utilizado;

- Registro fotográfico

Do 1º mês ao 12 º mês

 

Meta 14 – Contratação do serviço de internet pelo período de 12 meses.

Pagamento da despesa mensal de internet necessária para planejamento e elaboração dos planos de aulas e material didático e áudio visual a ser utilizado nas oficinas, bem como para comunicação da equipe envolvida no projeto e com a rede de encaminhamento sócio assistencial.

 

1)Número de pontos de redes disponíeis.

Nota Fiscal dos pagamentos realizados.

 

Do 1º mês ao 12 º mês

Resultados Esperados:

Superação de dificuldades no processo ensino-aprendizagem, reduzindo a retenção, a evasão e a infrequência no âmbito escolar, ou seja, melhoria no desempenho escolar. Melhoria no desenvolvimento físico e motor, não somente em relação à força muscular e resistência cardiorrespiratória, mas também no equilíbrio e na execução de movimentos. Além do desenvolvimento social das crianças e adolescentes, convivência social, respeito às regras, aceitação das limitações do corpo, diálogo, trabalho em equipe. Promoção da infraestrutura necessária à execução do projeto: de pessoal, transporte, alimentação, internet, etc.

 

 

 

 

             

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivo Específico 2 : Promover fortalecimentos de vínculos e interação com as famílias e/ou responsáveis pelas 30 crianças contempladas neste projeto.

 

.

 

METAS

AÇÕES  (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01 - Realizar 12 encontros com as famílias e/ou responsáveis das 30 crianças e adolescentes atendidas no projeto para sensibilização e conscientização.

Realização de 1 Encontro mensal com as famílias das crianças atendidas pelo Projeto com o objetivo de conscientizá-las sobre a importância da educação, esporte e lazer para as crianças e adolescentes e informar sobre as atividades ofertadas pelo projeto,

1) Frequência dos pais e/ou responsáveis nas reuniões;

2) Nivel de comprometimento e participação durante as abordagens

 

- Lista de frequência das reuniões;

- Relatório de acompanhamento;

- Registro fotográfico. 

- Entrevista com os beneficiários, com vistas a identificar indícios de mudanças no convívio familiar e/ou em comunidade.

 Mensal

Resultados Esperados: Protagonismo, fortalecimento de vínculos, convivência, pertencimento, interação, empoderamento, mobilização social, resgate da autonomia, a capacidade de liderança, troca de experiências, desenvolvimento grupal, melhoria na qualidade de vida dos beneficiários/as e suas famílias.

 

 

Objetivo Específico 3 Prevenir, conscientizar,  sensibilizar, divulgar e aprofundar discussões da sociedade em Montes Claros, sobre a temática do trabalho infantil..

 

METAS

AÇÕES  (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01 - Realizar 1 evento fórum municipal de Enfrentamento do Trabalho Infantil, até o prazo do 10º mês de execução do projeto com o obetivo de reunir profissionais da rede sócio assitencial e educacional (poder público e sociedade civil).

 

Organizar o evento, agenda, local de realização, providenciar material, convidar os profissionais envolvidos e demais interessados no assunto; Prevenir, conscientizar, sensibilizar, divulgar e aprofundar discussões sobre a temática do trabalho infantile durante o evento.

-Nível de participação dos envolvidos durante a organização do evento e no dia e local de realização;

- Nível de discussões

 

 

- Lista de presença;

- Questionário a ser aplicado no dia do evento;

- Registro fotográfico;

-Material usado na divulgação e no dia do evento.

 Anual

Resultados Esperados: Integração de governo e sociedade civil, gerando parceria na reflexão, elaboração e controle de problema, bem como na execução de políticas voltadas ao combate e prevenção ao trabalho infantil, mobilização dos atores da comunidade e fortalecimento da articulação local (Governamental e Não Governamental).

 

 

 

7.FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

O projeto contribuirá com a ampliação dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos com as 30 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade através da realização de oficinas práticas de reforço escolar; e oficinas esportivas de natação e futebol, por um período de 12 meses.

 As estratégias de ação no que se refere ao atendimento serão realizadas por meio de oficinas, encontros, utilizando o espaço físico disponível na Instituição, a saber: a quadra de areia e o campo de futebol para realizar dos treinos táticos de condicionamento físico em solo, na academia e na piscina, proporcionando uma melhora nos aspectos fisiológicos, cognitivos, psicoemocionais e sociais; as salas de aulas, biblioteca, refeitório, e demais espaços adequados ao lazer e recreação, Vale ressaltar que os espaços citados, dispõem dos equipamentos necessários, como cadeiras, mesas, quadro, TV, etc. Outro espaço a ser utilizado é o auditório, a partir da realização de conversas e palestras. As atividades serão monitoradas pelos seguintes instrumentais: ficha de matricula, ficha de atendimento individual, com questionário para levantamento de informações do público alvo a ser beneficiado, registros de visitas técnicas, observação, escuta, trabalho em grupo. Todas as atividades serão acompanhadas pela gestão da Associação. Assim como avaliação sistemática com equipe multidisciplinar responsáveis pelas as ações propostas, planejamento, instrumentais e recursos utilizados.

No tocante às oficinas, tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária que será atendida. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

As ações serão executadas no período de 12 meses. As oficinas terão duração de três horas por dia, ofertadas no contra turno da escola regular. As turmas serão compostas por 15 crianças e adolescentes, totalizando 2 turmas e 30 beneficiários por dia. As oficinas serão intercaladas no decorrer da semana, a fim de que todos participem de forma igualitária das atividades propostas. A seguir, há os exemplos de ambientes utilizados para as práticas esportivas e rotinas de funcionamento para que tenha plena condição de uso. Uso do Campo Society - Equipamentos utilizados: Máquinas roçadeiras, bomba elétrica para irrigação, bomba elétrica para coleta de água para armazenamento em caixa d’água. Funcionamento: a Organização não dispõe de água da COPASA, neste sentido aciona-se o motor elétrico para sucção da água do poço artesiano até a caixa d’água para o armazenamento da água que será utilizada na irrigação do gramado, sendo este irrigado no mínimo 03 vezes por semana devido ao forte calor na região. Utilizam-se também as roçadeiras elétricas para aparar o gramado dando condição de uso para o público atendido.Uso das Piscinas - Equipamentos utilizados: bomba elétrica para coleta de água para armazenamento em caixa d’água. Bomba elétrica para limpeza de piscinas e jato de alta pressão. Funcionamento: É acionado o motor elétrico para sucção da água do poço artesiano até a caixa d’água para o armazenamento da água que será utilizada para encher as piscinas. Após piscinas cheias e produtos aplicados é ligado o motor para aspirar as piscinas. Depois da limpeza é utilizado o motor para encher novamente a caixa d’água e posteriormente completar as águas das piscinas. O ambiente próximo as bordas das piscinas são limpas com um motor elétrico de alta pressão (jato). Quadra poliesportiva: Equipamentos utilizados: Bomba elétrica de alta pressão. Sempre que necessário é utilizado para a limpeza do ginásio e a quadra poliesportiva, pois o mesmo suja muito devido às várias atividades desenvolvidas neste ambiente, quadra de futebol de salão, basquete, vôlei, entre outros usos. Área de recreação: Equipamentos utilizados: Bomba elétrica de alta pressão; soprador elétrico. Para a limpeza do ambiente é utilizado um soprador elétrico para juntar folhas e outras sujeiras no ambiente e, após, é utilizado o jato de água com motor elétrico para auxiliar nas limpezas de pedras e pisos existentes no ambiente de recreação. Lavanderia: Equipamentos utilizados: Máquina elétrica de lavar roupas. Nas oficinas são disponibilizados vários itens, como: shorts, calção, meião, coletes, camisas, chuteiras, roupas de banho, uniformes de competição, e a lavagem e é realizada semanalmente na Instituição. Vestiários: Equipamentos utilizados: 04 chuveiros elétricos disponibilizados nos 02 vestiários (masculino/feminino) para utilização pós-atividades físicas realizadas durante as oficinas. Salas: Equipamentos utilizados: Som, Caixas de som, amplificador de som, data show, microfones, notebook, computadores, TV. Salas montadas disponibilizadas para uso palestras, aulas, apresentações, repasses, reuniões, oficinas. Além disso, terão também as seguintes despesas: Contratação de pessoal, Custeio de combustível, Gás de Cozinha, Internet, seguros de veículos e honorários contábeis.

 

8. PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE DA PARCERIA:

8.1 – Receitas:

Especificação

Valor (R$)

%

Valor total do recurso (bruto)

218.422,24

100%

Valor da proposta

174.737,79

80%

Valor retido no fundo específico

43.684,45

20%

Contrapartida voluntária financeira (caso houver)

0,00

%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8.2 – Detalhamento das despesas:

Item

Descrição

UND

Qtde

Valor Unitário (R$)

Subtotal

1

Pagamento Parcial Auxiliar de Secretaria

MÊS

12

1.100,00

R$ 13.200,01

2

Pagamento Parcial Gestor

MÊS

12

2.059,25

R$ 24.710,99

3

Pagamento Parcial Coord. Administrativo

MÊS

12

1.500,00

R$ 18.000,01

4

Pagamento Parcial Orientador Social

MÊS

12

1.200,00

R$ 14.399,95

5

Pagamento Parcial Coord. Projeto

MÊS

12

1.190,00

R$ 14.279,98

6

Pagamento Parcial Cozinheira

MÊS

12

850,00

R$ 10.199,95

7

Gasolina

lt

260

5,89

R$ 1.531,99

8

Pagamento Parcial Assistente Social

MÊS

12

1.000,00

R$ 12.000,04

9

Pagamento Parcial Motorista

MÊS

12

1.726,69

R$ 20.720,27

10

Pagamento Parcial Educador Social

MÊS

12

1.793,10

R$ 21.517,20

11

Honorários Contábeis

MÊS

13

R$ 724,00

R$ 9.412,00

12

Gás de Cozinha

UND

8

R$ 490,00

R$ 3.920,00

13

Internet

MÊS

12

R$ 109,90

R$ 1.318,80

14

Seguro veículo (Gol)

UND

1

R$ 3.155,36

R$ 3.155,36

15

Seguro veículo (Kombi)

UND

1

R$ 2.908,12

R$ 2.908,12

16

Seguro Veículo (Montana)

UND

1

R$ 3.463,11

R$ 3.463,11

       

TOTAL

R$ 174.737,79

 

 

 

 

 

 

DESCRIÇÂO DO CARGO

Horas

SALÁRIO

13º SALARIO

FÉRIAS

INSS + SAT+ (CTS INSS

FGTS  8%

MULTA 40 % FGTS

PIS 1%

TOTAL  DESP. MÊS POR CARGO

Nº empregados

Nº DE MESES

TOTAL POR CARGO

terceiros) 20%+3%

+5,8% =

28,80%

Pagamento Parcial Auxiliar de            Secretaria

       99

     828,18

      69,01

      92,02

 

      79,14

          31,65

 

                 1.100,00

                  1,00

   12,00

      13.200,01

Pagamento Parcial Gestor

       57

  1.550,38

   129,20

   172,26

 

   148,15

          59,26

 

                 2.059,25

                  1,00

   12,00

      24.710,99

Pagamento Parcial Coordenador Administrativo

       48

  1.129,33

      94,11

   125,48

 

   107,91

          43,17

 

                 1.500,00

                  1,00

   12,00

      18.000,01

Pagamento Parcial Orientador    Social

       67

     903,46

      75,29

   100,38

 

      86,33

          34,53

 

                 1.200,00

                  1,00

   12,00

      14.399,95

Pagamento Parcial Coord. Projeto

       37

     895,93

      74,66

      99,55

 

      85,61

          34,24

 

                 1.190,00

                  1,00

   12,00

      14.279,98

Pagamento Parcial Cozinheira

   

   73

     639,95

      53,33

      71,11

 

      61,15

          24,46

 

                     850,00

                  1,00

   12,00

      10.199,95

Pagamento Parcial Assistente    Social

       19

     752,89

      62,74

      83,65

 

      71,94

          28,78

 

                 1.000,00

                  1,00

   12,00

      12.000,04

Pagamento Parcial Motorista

    107

  1.300,00

   108,33

   144,44

 

   124,22

          49,69

 

                 1.726,69

                  1,00

   12,00

      20.720,27

Pagamento Parcial Educador     Social

       72

  1.350,00

   112,50

   150,00

 

   129,00

          51,60

 

                 1.793,10

                  1,00

   12,00

      21.517,20

TOTAL DESPESAS MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO

   149.028,41

PLANILHA DA PROPOSTA-DETALHAMENTO DAS DESPESAS DISPONÍVEL EM ANEXO.

12.1 - Valor total do projeto: R$ 174.737,79 (cento e setenta e quatro mil, setecentos e trinta e sete reais e setenta e nove centavos)

 

09 - CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO:

Cronograma de Desembolso (Concedente) (R$ 1,00)

VALOR (R$)

Parcela Única

174.737,79

Cronograma de Desembolso (Contrapartida se houver ) (R$ 1,00)

VALOR (R$)

Parcela Única

0,00

 

10. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE O Projeto tem como premissa o fortalecimento de vínculos, o empoderamento, protagonismo e o pertencimento local. Esses fatores são instrumentos de suma importância para garantir a sustentabilidade das atividades. O fomento da participação efetiva dos beneficiários nos conselhos de direitos e políticas públicas; além do envolvimento nas oficinas realizadas na Organização são possibilidades de transformação do contexto em que vivem, por trabalhar o desenvolvimento social, intelectual, motor, cognitivo e sócio afetivo das crianças e adolescentes, assim como por possibilitar a construção de valores e responsabilidade social, fazendo com que os beneficiários não sejam dependentes, mas sim, participantes que multipliquem as ações apreendidas.

A sustentabilidade do Projeto e, por conseguinte dos beneficiários, trará mudanças em seus territórios, gerando um ciclo de ação e boa vontade em fazer diferente, em querer o bem coletivo e do ambiente.

Além disso, a Associação continuará com suas formas diversificadas de captação de recursos, através sobre tudo do Grupo de Responsabilidade Social Empresarial/Conselho Consultivo, o qual apoia na organização e execução de eventos (Feijoada e Jantar Beneficente), Doação através do Fundo da Infância e Adolescência, Escrita de Projetos por meio de Editais, Doações de Pessoa Física e Jurídica.

 

 

                                                                                                         

justificativa