Imagem de destaque PRÓ-ÁGUA RURAL - COMUNIDADE   RURAL DE PEDRA PRETA

PRÓ-ÁGUA RURAL - COMUNIDADE RURAL DE PEDRA PRETA


PARCERIA

SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTODE MONTES CLAROS MG

ENTIDADE: ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES TRABALHADORAS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE PEDRA PRETA E ADJ – AMTRAF

 OBJETIVO:

Cooperação mútua entre as partes, visando à obtenção dos meios de captação e distribuição de água nas regiões rurais onde não estejam abrangidas por empresas de saneamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Disponibilização dos recursos financeiros no valor de R$ 32.768,40 da Prefeitura para a Associação das Mulheres Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Pedra Preta e Adj - AMTRAF;
  • Coordenar o processo de captação e distribuição de água na Comunidade de Pedra Preta e adjacências;
  • Coordenar as manutenções necessárias e periódicas nas redes de edução, abastecimento e distribuição de água, para evitar desperdícios.
  • Coordenar as Limpezas periódicas das Caixas d’águas;
  • Coordenar as manutenções periódicas das Bambas Submersas;
  • Proporcionar o abastecimento regular de água as 94 famílias da Comunidade Rural de Pedra Preta e Adjacências; durante o período de 01-01-2019 a 31-12-2019;
  • Capacitar à população beneficiada pelo projeto, na educação ambiental, quanto ao uso racional e consciente do recurso hídrico, preservando o meio ambiente.
  • Orientar os associados na adoção de praticas diárias quanto ao destino de dejetos, reuso da água nas atividades agrícolas.
  • Realizar reuniões mensais para avaliação e readequações, visando a gestão eficiente do convênio.

METAS

Abastecimento de àgua

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

A Associação das Mulheres Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Pedra Preta e Adjacências – AMTRAF, foi fundada em 27/02/2007, e cadastrada no convênio pro - Água em fevereiro de 2014. A Associação já dispõe de todas as instalações necessárias para a captação, tratamento e distribuição de água potável para as famílias da comunidade Pedra Preta e Adjacências. A gestão desse processo conta com o apoio da diretoria da associação, assessoria contábil contratada da Contabilidade Universal e assessoria técnica da EMATER.

Devido à baixa vazão do Poço e escassez de chuva, o abastecimento é de água é realizado em dias alternados. Em 2015, instalamos hidrômetros em todas as residências da comunidade e Adjacências, para controle do abastecimento de água.

As bombas de sucção de água são ligadas e desligadas, alternamente em cada comunidade, sendo nos domingos, terças e quintas – feira na Comunidade de Pedra Preta; e nas Segundas, Quartas e Sextas – feira na Adjacência de Pedra Preta, e aos sábados em ambas pelo Operador de Bomba contratado pela associação, para abastecimento regular de água, para consumo humano, animal e para agricultura familiar dos pequenos produtores rurais da 94 residências familiares da Comunidade Rural de Pedra Preta e Adjacências.

O operador é responsável pela leitura dos hidrômetros, higienização das caixas d’água, ligação e desligamento das bombas das comunidades, e confere sempre o perfeito funcionamento dos equipamentos, avisando ao Presidente, sempre que detecta algum problema.

PÚBLICO ALVO

Serão atendidas as 94 residências familiares, da Comunidade Rural de Pedra Preta e Adjacências.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

Esse projeto ira abranger as Comunidades rurais de Pedra Preta e Adjacências, Zona Rural de Montes Claros, MG.

RESULTADO

Abastecimento na comunidade de forma contínua e igualitária.

TERMO DE FOMENTO 61/2019