Imagem de destaque PRÓ-ÁGUA RURAL - COMUNIDADE   RURAL DE DE RIACHÃO, SANTA CRUZ E PINDAIBAS .

PRÓ-ÁGUA RURAL - COMUNIDADE RURAL DE DE RIACHÃO, SANTA CRUZ E PINDAIBAS .

PARCERIA

SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTODE MONTES CLAROS MG

ENTIDADE: ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DE RIACHÃO, SANTA CRUZ E PINDAIBAS

OBJETIVO:

Celebrar Parceria entre a Associação Comunitária de Pequenos Produtores Rurais de Riachão e a Prefeitura Municipal de Montes Claros- MG, por intermédio da Secretaria de Agricultura, mediante cooperação mútua entre as partes, visando à obtenção dos meios de captação e distribuição de água para as famílias das comunidades de Riachão Pindaibas, onde não estejam abrangidas por empresas de saneamento, para proporcionar condições de sobrevivência dessa população.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Disponibilização dos recursos financeiros no valor de R$ 22.659,00 da Prefeitura para a Associação Comunitária de Pequenos Produtores Rurais de Riachão;
  • Coordenar o processo de captação e distribuição de água na Comunidade de Riachão Pindaibas;
  • Coordenar as manutenções necessárias e periódicas nas redes de edução, abastecimento e distribuição de água, para evitar desperdícios.
  • Coordenar as Limpezas periódicas das Caixas d’águas;
  • Coordenar as manutenções periódicas das Bambas Submersas;
  • Proporcionar o abastecimento regular de água as 65 famílias da Comunidade Rural de Riachão Pindaibas; durante o período de 01-01-2019 a 31-12-2019;
  • Capacitar à população beneficiada pelo projeto, na educação ambiental, quanto ao uso racional e consciente do recurso hídrico, preservando o meio ambiente.
  • Orientar os associados na adoção de praticas diárias quanto ao destino de dejetos, reuso da água nas atividades agrícolas.
  • Realizar reuniões mensais para avaliação e readequações, visando a gestão eficiente do convênio.

METAS

Atender todas as familias cadastradas com o convênio pró-água rural .

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

A comunidade já dispõe de todas as instalações necessárias para a captação e distribuição de água potável para as famílias da comunidade Riachão Pindaibas. A gestão desse processo será realizada pela diretoria da associação, assessoria contábil contratada e assessoria técnica da EMATER.

As bombas de sucção de água são ligadas e desligadas diariamente pelos moradores da associação para abastecimento dos seis reservatórios (50000L), (20000L), (20000L), (20000), (20000L) e (20000L), e distribuída as 65 famílias. Garantindo desta forma qualidade de vida aos moradores da comunidade Riachão Pindaibas, que podem contar com o abastecimento regular de água para consumo humano, animal e para agricultura familiar dos pequenos produtores rurais da comunidade de Riachão PindaibasAs bombas de sucção de água são ligadas e desligadas diariamente pelo Operador da Bomba, contratado pela associação, para abastecimento dos dois reservatórios e distribuída as 68 famílias. Garantindo desta forma qualidade de vida aos moradores da comunidade União de Bengo, que podem contar com o abastecimento regular de água para consumo humano, animal e para agricultura familiar dos pequenos produtores rurais da comunidade União de Bengo.

PÚBLICO ALVO

Serão atendidas as 65 residências familiares, da Comunidade Rural de Riachão Pindaibas.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

Esse projeto ira abranger a Comunidade rural de Riachão Pindaibas, Zona Rural de Montes Claros, MG .

RESULTADO

Melhor qualidade de vida aos moradores das comunidade rural de Riachão Pindaibas e condições para a agricultura familiar.

TERMO DE FOMETNO 27/2019