Imagem de destaque QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL MEDIANTE A INCLUSÃO DIGITAL II-ASSOCIAÇÃO DE RESGATE DA DIGNIDADE HUMANA PROVIDÊNCIA DIVINA

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL MEDIANTE A INCLUSÃO DIGITAL II-ASSOCIAÇÃO DE RESGATE DA DIGNIDADE HUMANA PROVIDÊNCIA DIVINA


PLANO DE TRABALHO

 

  1. DADOS CADASTRAIS:

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC):

Associação de Resgate da Dignidade Humana Providência Divina CNPJ: 22.643.399/0015-67

ENDEREÇO: Avenida Mestra Fininha, 2409, Morada do Sol

MUNICÍPIO: Montes Claros                         UF: Minas Gerais                               CEP: 39403-222 E-MAIL: cfpmontesclaros@sistemadivinaprovidencia.org          

 
  1. IDENTIFICAÇÃO: (X) PROJETO  ou () ATIVIDADE

 

    1. - NOME DO PROJETO ou ATIVIDADE

Qualificação Profissional: A Transformação Social mediante a inclusão digital II

 

    1. - PÚBLICO ALVO:

Serão ofertadas 50 vagas de cursos para qualificação profissional de adolescentes, na faixa etária de 14 a 17 anos e 11 meses, que estejam cursando ou já tenham terminado o 9º ano em escolas públicas, provenientes das áreas adjacentes à entidade e bairros periféricos, que estejam em situação de vulnerabilidade social, pessoal e/ou econômica.

 

    1. - ÁREA DE ABRANGÊNCIA: (X) URBANA ( ) RURAL

A Associação possui sede própria no bairro Morada do sol e atende pessoas em situação de vulnerabilidade das áreas adjacentes. Entre esses bairros, destacam-se Ciro dos Anjos, Olga Benário, Maracanã, Alterosa, Chiquinho Guimarães, Conjunto Joaquim Costa, Major Prates, Mangues, Vila Oliveira, Canelas e Vila Campos.

 

3.4 - PRAZO DE EXECUÇÃO:

06 meses

 

  1. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:

Desde de 2012 o Sistema Divina Providência atua na cidade de Montes Claros, com o objetivo de resgatar a dignidade humana por meio da qualificação profissional. Assim como o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) assegura, que “(...) o adolescente tem direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. ” Com este fim, o projeto almeja atender adolescentes e auxiliar na transformação do contexto sócio familiar dos beneficiários das camadas vulneráveis da sociedade. Promover um ambiente propício ao conhecimento, bem como, o desenvolvimento pessoal e profissional capaz de viabilizar novas oportunidades aos mesmos.

O projeto “Qualificação Profissional: A Transformação Social mediante a inclusão digital II” vem ao encontro das necessidades da nossa comunidade, trazendo uma possibilidade de mudança não só para os beneficiários diretos, mas para a comunidade como um todo. Neste contexto, a inclusão digital pode proporcionar a qualificação profissional e prover maiores probabilidades no mercado de trabalho, alavancando o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade. Além disso, o trabalho está pautado na emancipação, empoderamento, reconhecimento do trabalho como direito, das capacidades e potencialidades, desenvolvimento do protagonismo na busca por direitos e espaços de interação relacionados ao mundo profissional, resgate da autoestima, autonomia e resiliência.

Nesse ínterim, realizar-se-á roda de conversa com temas relevantes aos conflitos presentes na adolescência, como: mercado de trabalho, alimentação, conhecimento dos direitos e deveres e como acessá-los, vínculos familiares, princípios morais e éticos.

Ressalta-se que, os beneficiários assistidos pelo projeto terão Orientação Profissional em grupo/individual, com o intuito de auxiliá-los no processo de elaboração de currículos, preparação para entrevista de emprego, autoconhecimento e outros.

Destarte, o presente projeto visa ofertar 50 vagas para o curso de Informática básica, na cidade de Montes Claros. Ademais, a Instituição entende que, todo processo desenvolvido no âmago da qualificação é uma forma ímpar para o adolescente adquirir conhecimento e tornar assertivo nas suas decisões na vida futura.

 

4-JUSTIFICATIVA:

 

O projeto foi criado a partir da análise da situação socioeconômica do município de Montes Claros MG. Segundo a Revista GeoSertões v. 5 n. 9 (2020), a cidade de Montes Claros enfrenta muitos desafios relativos ao combate à pobreza, distinção de renda, provisão de serviços públicos e condições urbanas e ambientais como a moradia e os espaços públicos. Apesar do município ser considerado um polo econômico e uma cidade de referência “para todo Norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha,

Mucuri e sul da Bahia” (Montes Claros/MG, 2017/2020) a desigualdade social é grande, prejudicando grande parte da população (417.478 habitantes-IBGE/2021). Situação que assimila com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas que aponta a situação de pobreza que existe no país. Segundo a pesquisa, são quase 63 milhões de pessoas no Brasil que, no ano de 2021, viviam em domicílios onde a renda por pessoa não ultrapassava R$ 497 por mês. (G1 Globo 29/06/2022).

Segundo uma pesquisa realizada por Manoel Reinaldo Leite, Mestre em Geografia pela UNIMONTES e IG/UFU, a violência na cidade de Montes Claros/MG cresceu proporcionalmente à população urbana. O intenso crescimento demográfico, impulsionado pela influência econômica da cidade sobre os demais municípios da mesorregião do Norte de Minas, contribuiu para a disseminação do tráfico de drogas. Como resultado, grupos rivais começaram a disputar territórios, resultando em um aumento no número de homicídios tentados e consumados na cidade. De acordo com a pesquisa, observa-se que há um maior registro de criminalidade, como homicídios e tráfico de drogas, nos bairros mais pobres da cidade, especialmente onde há áreas de ocupação ilegal.

Algumas áreas apontadas na pesquisa são atendidas em programas da Associação e compõe o público do presente projeto. Diante da realidade apresentada, a Associação propõe trabalhar com o público alvo vulnerável, exposto a riscos pessoais, sociais e/ou econômicos, que carece de recursos para investir em cursos de qualificação profissional.

A oferta de qualificação profissional é crucial para ampliar as oportunidades de inserção desses adolescentes no mercado de trabalho, proporcionando-lhes a chance de conquistar uma fonte de renda e assegurar sua independência financeira. Além disso, ao oferecer cursos de qualificação, estamos investindo no potencial desses adolescentes e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com as habilidades adquiridas, eles terão maiores chances de superar as barreiras da desigualdade social e alcançar um futuro promissor.

 

  1. OBJETIVO GERAL:

 

Oferecer qualificação profissional na área de Informática Básica, para 50 adolescentes no município de Montes Claros, no contra turno escolar, promovendo o desenvolvimento de habilidades, competências, formação moral e ética.

 

  1. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

 

Objetivo específico 1: Ofertar qualificação profissional para 50 adolescentes no Município de Montes Claros na área de Informática Básica.

 

METAS

AÇÕES (atividades a executar)

 

INDICADORES

MEIOS DE

VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE

EXECUÇÃO

Meta 2 – Realizar a contratação de um instrutor por 6 meses para as aulas do curso de informática básica.

* Fazer processo seletivo para contratação de um instrutor;

* Número de instrutores de informática contratados

  • Folhas de pagamento dos 06 meses de curso;
  • Contrato de trabalho de instrutor de informática básica por 6 meses

1° ao 6° Mês

Meta 3 – Elaboração de cronograma para execução dos cursos

* Elaborar cronograma de execução do curso;

* Plano de curso e de aula elaborados

* Pasta com Ementa e plano de aula do curso;

1° Mês

Meta 4 - Ofertar em 06 meses, qualificação profissional na área de Informática básica para 50 adolescentes no município

de Montes Claros.

* Divulgar as vagas por turma ofertada e datas de matrículas;

*Execução das aulas, respeitando o plano de curso;

*Número de aulas realizadas;

 

*Número de turmas ofertadas.

 

*Frequência dos

*Ficha de matrícula;

 

*Lista de presença

 

*Lista de recebimento do Kit Aluno;

1° ao 6° Mês

 

 

beneficiários.

*Relatório fotográfico;

 

 

 

 

*Lista de recebimento do certificado de conclusão do

 

 

 

 

curso.

 

Resultado Esperados: Ofertar Qualificação Profissional para 50 adolescentes; Desenvolvimento das Habilidades e Competências; Formação Empreendedora; Desenvolvimento da criatividade e da liderança no meio social; Resgate da autoestima, autonomia e resiliência; Diminuição da vulnerabilidade; Melhoria na qualidade de vida dos beneficiários.

 

 

      1. Detalhamento das despesas com pessoal:

 

Descrição do cargo

Horas/semanais

Salário

13° salário 06/12 avos

Férias 06/12 avos

INSS+ SAT+ (CTS INSS terceiros) 20%+3%+5,8%=28,8% (1)

FGTS 8%

PIS 1% (2)

Total desp. mês por cargo

N° empregados

N° meses

TOTAL POR CARGO

Instrutor Informática

30

R$ 1.823,95

R$ 152,00

R$ 202,66

R$ 0,00

R$ 145,92

R$ 0,00

R$ 2.324,52

1

6

R$ 13.947,14

TOTAL DESPESAS MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO

R$ 2.324,52

DESCONTOS REFERENTE INSS PATRONAL

R$ 0,00

VALOR DO REPASSE

R$ 13.947,14

(1) Entidade possui CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistencial), portando, é isenta do pagamento das contribuições previdenciárias

 

  1. - CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO:

Cronograma de Desembolso (Concedente)

Valor (R$)

Parcela Única

R$ 13.947,14

Cronograma de Desembolso (Contrapartida se houver)

Valor (R$)

Parcela Única

R$                       -

 

  1. - FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

 

Após o término da parceria, almeja-se a continuidade do projeto e, para isso, ampliará a captação de recursos visando fomentar os recursos necessários para o seguimento do projeto. Compreende-se que, a educação na era digital e o mercado de trabalho exigem que as pessoas saibam trabalhar com as ferramentas da internet e que estejam atualizadas. Visto que, os nossos assistidos não dispõem de recursos financeiros para investirem em qualificação profissional, a instituição por meio das parcerias com o setor público e/ou privado fomenta gratuitamente esse acesso a Qualificação.

 

O benefício da oferta desses cursos é tanto individual quanto coletivo, pois, trata-se de processos positivos para quem terá a oportunidade de se qualificar, como também, é benéfico para as empresas que passam a ter mais oferta de mão-de-obra especializada, maximiza a possibilidade de geração de rendas para os jovens e traz praticidade para o mercado.

 

Aduz-se ainda, que anseio pela continuidade do projeto é cimentada diariamente, ademais, que a instituição possa cada vez mais, ofertar o acesso à educação e conquistar a Transformação Social proposta.

 

Justificativa da Dispensa