Imagem de destaque CUIDADOS QUE CURAM II -FUNDAÇÃO SARA ALBUQUERQUE COSTA

CUIDADOS QUE CURAM II -FUNDAÇÃO SARA ALBUQUERQUE COSTA


PLANO DE TRABALHO

 

1. DADOS CADASTRAIS:

 

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): Fundação Sara Albuquerque Costa

CNPJ: 02.663.494/0001-10

ENDEREÇO: Rua André Luiz, 415 – Canelas II

MUNICÍPIO: Montes Claros

 UF: MG

 CEP: 39.402-412

E-MAIL: fundacaosara@fundacaosara.org.br

 TELEFONE: (38) 3214 5500

 

NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: Álvaro Gaspar Costa

     

 

2. IDENTIFICAÇÃO: (X) PROJETO OU (  ) ATIVIDADE

 

 

 

2.1. NOME DO PROJETO ou ATIVIDADE: Cuidados que Curam II

 

2.2. PÚBLICO-ALVO:

Aproximadamente, 70 crianças e adolescentes, na faixa etária entre 0 e 18 anos, em tratamento de câncer, devidamente encaminhados pelo médico responsável pelo diagnóstico para acesso aos serviços da Instituição.

 

2.3. ÁREA DE ABRANGÊNCIA: (X) URBANA (X) RURAL                         

O público beneficiado pela Fundação Sara é atendido, para tratamento de câncer, pelo Centro de Referência no tratamento oncológico localizado no município de Montes Claros, responsável por atender toda a demanda da cidade e zona rural.

 

2.4. PRAZO DE EXECUÇÃO: 22 meses

 

 

 

3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:

 

A Fundação Sara, em seus 26 anos de atuação, vem trabalhando com dedicação e profissionalismo para ser um referencial de cuidado e de excelência no acolhimento de crianças e adolescentes com câncer, zelando por alcançar um dos seus principais objetivos que é se tornar um agente de transformação diante de um cenário desafiador. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer-INCA estima que serão diagnosticados, em média, 7.930 novos casos de câncer infantojuvenil por ano. Frente a essa realidade, onde essas crianças e adolescentes e suas famílias se veem enfrentando uma batalha tão árdua, faz-se necessário, cada vez mais, o fortalecimento da rede de apoio e atenção deste público vulnerável. A Fundação Sara oferece, por meio do trabalho de sua equipe multidisciplinar, acompanhamento psicológico, nutricional, pedagógico, dentre outros, promovendo atendimento de maneira integral, e primando sempre pela excelência dos seus serviços. Na busca constante por aprimoramento, e expansão dessa assistência, a atuação dos médicos oncologistas e hematologistas, se configura como parte essencial, tanto no apoio à equipe multidisciplinar por meio dos estudos de casos, como no acompanhamento sistemático por meio das consultas, onde os protocolos de tratamento são definidos, sempre de maneira personalizada, visando uma melhor e maior adesão ao tratamento. Estes são profissionais capacitados, que exercem um papel importante também na articulação com todos os serviços, favorecendo a celeridade no diagnóstico, bem como na realização de procedimentos essenciais para a efetividade do tratamento, por meio da prestação de serviços de maneira humanizada, fortalecendo a confiança entre os beneficiários e a equipe médica.

É a partir do conceito de integralidade, unido à atuação multidisciplinar já realizada pela Instituição, que se faz necessário o fortalecimento da equipe médica, diretamente responsável por todo o acompanhamento das crianças e adolescentes, desde o diagnóstico até a realização do último ciclo de tratamento, contribuindo para que o público beneficiado tenha mais chances de alcançar a cura e possam usufruir de um adequado seguimento clínico para retomada de uma vida saudável e repleta de perspectivas.

 

 

 

4. JUSTIFICATIVA:

 

No Brasil, o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte, por doença, em crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Estima-se que a cada três minutos, uma criança morre de câncer no mundo, pois o câncer na infância é considerado mais agressivo e se desenvolve mais rapidamente em comparação ao mesmo diagnóstico em adultos, o que torna a jornada na busca pela cura uma verdadeira corrida contra o tempo, ressaltando a importância na conscientização quanto ao diagnóstico precoce. Por isso, é de suma importância que as complicações agudas e tardias do tratamento sejam reduzidas por meio da detecção dos sinais e sintomas da doença na sua fase inicial, e do acesso imediato ao tratamento especializado e de referência, o que aumenta, consideravelmente, as chances de cura, uma vez que os pacientes, nessa faixa etária, respondem melhor ao tratamento.

Mesmo passando por alguns outros profissionais pela Rede de Atenção à Saúde, o Médico especialista é o principal interlocutor entre o paciente e sua família quando da confirmação do diagnóstico. Está nas mãos e na responsabilidade deste importante profissional ser aquele quem conduzirá toda a jornada das crianças e adolescentes na luta contra o câncer, acompanhando, de perto, cada etapa e seus desafios, de forma muito humanizada e personalizada.

É evidenciando a importância do papel deste profissional na efetividade do tratamento que esta proposta prevê a atuação de médicas pediatras e especialistas em oncologia e hematologia, preparadas para atender as especificidades da abordagem do tratamento do câncer na infância e adolescência, tanto para as incidências de tumores sólidos quanto para aqueles acometidos por tumores líquidos, ressaltando-se, neste último, a leucemia, tipo de câncer mais comum no público infantojuvenil, representando 1 em cada 3 tipos de câncer na faixa etária dos beneficiários.

Sendo as consultas realizadas semanalmente, as demandas dos beneficiários podem ser avaliadas dentro de um curto espaço de tempo. É nesta oportunidade que os beneficiários, e suas famílias, encontram um ambiente propício para esclarecer suas dúvidas, e as decisões, sobre qualquer intervenção necessária ao protocolo de tratamento, são tomadas respeitando as particularidades de cada indivíduo, o que torna o atendimento personalizado e eficaz. As atividades das especialistas, porém, estendem-se para além do consultório médico, uma vez que estas profissionais realizam pequenos procedimentos, como punções; acompanhamento pós-cirúrgico e; além disso; prestam apoio à equipe multidisciplinar da Instituição, participando, uma vez por semana, da reunião de estudo de casos, compartilhando, com as profissionais da assistência, percepções e propostas de intervenções em todas as dimensões da vida e dos vínculos dos beneficiários. Nesta oportunidade, cada profissional contribui com informações relevantes, que abordam o indivíduo em sua totalidade, e não somente no contexto da doença, fortalecendo, com isso, a compreensão da importância e da influência de todas as áreas de atenção como fator determinante para o sucesso do tratamento, contribuindo para a redução de comprometimentos físicos e emocionais.

Sendo assim, esta proposta busca não só promover melhorias no tratamento de câncer, mas investir em uma equipe especializada e capacitada para acompanhar os avanços das ciências médicas, objetivando diminuir os impactos causados pelas sequelas físicas e emocionais provocadas pela doença, com foco na efetividade do tratamento, favorecendo, em contrapartida, com o aumento das chances de cura, além de proporcionar aos beneficiários, mais qualidade de vida.

       

 

5. OBJETIVO GERAL

Proporcionar, às crianças e adolescentes, atendimento de qualidade em todas as etapas do tratamento de câncer, por meio da prestação de serviço médico especializado em Oncologia e Hematologia.

 

 

 

 

 

 

 

6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO

Objetivo Específico 01: Contratar 02 oncologistas pediátricas e 01 hematologista pediátrica para oferecer, às crianças e adolescentes com câncer, tratamento adequado e abrangente, proporcionando uma melhor abordagem terapêutica para tumores sólidos e líquidos.

Metas

Ações (atividades a executar)

Indicadores

Meios de verificação

Cronograma de execução

Meta 01

Contratar 02 Médicas Oncologistas Pediátricas, e 01 Hematologista Pediátrica durante 22 meses

- Custear a prestação de serviços

- Quantidade de Profissionais contratados;

- Quantidade de beneficiários atendidos.

- Contrato de Prestação de Serviços;

- Nota Fiscal de Prestação de Serviços.

Mês 01 ao Mês 22

Meta 02

Viabilizar o atendimento clínico mensal de, aproximadamente, 70 crianças e adolescentes em tratamento oncológico, durante 22 meses

- Agendar consultas;

- Acompanhar processos pré e pós-cirúrgico;

- Prescrever medicamentos;

- Encaminhar para outras especialidades e, também, para realização de exames.

- Quantidade de Profissionais contratados;

- Quantidade de beneficiários atendidos.

- Relatório de atendimentos.

Mês 01 ao Mês 22

Meta 03

Realizar, aproximadamente, 03 reuniões mensais com a equipe multidisciplinar para estudo de casos

- Elaborar cronograma de reuniões mensais;

- Selecionar os casos que serão analisados semanalmente.

- Quantidade de reuniões realizadas;

- Quantidade de casos analisados e/ou discutidos.

- Atas de reuniões.

Mês 01 ao Mês 22

Resultados Esperados: Contribuir para a qualidade de vida dos beneficiários, por meio da sistematização e frequência das consultas de acompanhamento, além do fortalecimento da atuação da equipe multidisciplinar para a promoção da assistência integral, tanto na Instituição quanto no centro de referência no tratamento.

 

 

Objetivo Específico 02: Contribuir com a execução e organização dos processos de prestação de contas e de verificação do cumprimento de ações e monitoramento das atividades previstas no Plano de Trabalho.

Metas

Ações (atividades a executar)

Indicadores

Meios de verificação

Cronograma de execução

Meta 01

Contratar 01 Analista Administrativo durante 22 meses.

- Custear salário proporcional ao acompanhamento da proposta;

- Acompanhar, executar e providenciar prestação de contas da proposta;

- Tabular dados e catalogar meios de verificação e relatórios.

- Quantidade de profissionais contratados;

- Percentual de execução do Plano de Trabalho.

- Contracheque

Mês 01 ao Mês 22

Resultados esperados: Promover a eficiência da aplicação e gestão dos recursos, estabelecendo indicadores de desempenho, aumentando, assim, a qualidade dos serviços prestados, por meio da execução deste Plano de Trabalho, além de contribuir com os registros e monitoramento das ações necessárias ao alcance efetivo dos resultados e objetivos propostos.

 

 

7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

O desenvolvimento das atividades dos médicos, tanto das oncologistas como da hematologista, são fundamentais para garantir a adesão ao tratamento por parte dos beneficiários e suas famílias, o que impacta diretamente na geração de resultados positivos, aumentando, assim as chances de cura, uma vez que nas consultas periódicas, a partir do olhar sensível do profissional, os métodos de tratamento são prescritos de maneira individual, as dúvidas e preocupações das famílias são sanadas, e a saúde da criança/adolescente é abrangida em sua integralidade. Além disso, o acompanhamento sistemático de todas as etapas do tratamento, garantem que as intervenções sejam realizadas a tempo e a favor da urgência que as ações referentes ao câncer na infância e adolescência exigem. Dessa maneira, a equipe médica desenvolve avaliações constantes do estado geral de saúde dos beneficiários, e proporcionam a segurança de que, as tomadas de decisão sobre prescrição de medicamentos, exames e procedimentos, serão efetuadas levando sempre em consideração o bem-estar dos beneficiários e visando a melhoria de sua qualidade de vida. Todavia, embora a avaliação clínica seja fundamental, nem sempre a melhor intervenção pode ser definida apenas por meio de exames clínicos, sendo necessária uma abordagem multidisciplinar, daí a importância em manter o padrão e a constância das reuniões de estudos de casos entre a equipe médica e a equipe assistencial. 

 

8. PREVISÃO DE RECEITAS E DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO:

 

8.1. Receitas:

 

Especificação

Valor R$

%

Valor total do recurso (bruto)

R$311.853,03

100%

Valor da proposta

R$249.482,42

80%

Valor retido no fundo específico

R$62.370,61

20%

Contrapartida voluntária financeira (caso houver)

R$0,00

 

 

8.2. Detalhamento das despesas:

 

PROPOSTA – DETALHAMENTO DAS DESPESAS (planilha eletrônica)

ITEM

DESCRIÇÃO

UND

QTE

VALOR UNITÁRIO (R$)

SUBTOTAL (R$)

01

Custeio da Prestação de Serviços de 02 oncologistas pediátricas

Mensal

22

R$6.400,00

R$140.800,00

02

Custeio da Prestação de Serviços de 01 hematologista

Mensal

22

R$ 3.000,00

R$66.000,00

03

Custeio de Salário e Encargos proporcionais de 01 Analista Administrativo

Mensal

22

R$1.940,11

R$42.682,42

TOTAL

R$249.482,42

 

 

 

 

8.2.1. Detalhamento das despesas com pessoal:

 

 

DESPESAS COM SALÁRIOS, DÉCIMO TERCEIRO, FÉRIAS, ENCARGOS SOCIAIS E MULTA FGTS POR CARGO (R$)

Descrição do cargo

Horas/m

Salário

Vale

alimentação

Férias 1/12 avos

13º Salário 1/12 avos

FGTS 8%

Total desp. mês por cargo

Nº de empregados

Nº de meses

TOTAL POR CARGO

Oncologista

60

3.200,00

-

-

-

-

3.200,00

02

22

R$140.800,00

Hematologista

50

3.000,00

-

-

-

-

3.000,00

01

22

R$66.000,00

Analista Administrativo

110[1]

1.466,76

180,00

40,745

122,23

130,38

1.940,115

01

22

R$42.682,42

TOTAL DESPESAS MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO

R$6.140,11

DESCONTO REFERNTE INSS PATRONAL

R$0,0

VALOR DO REPASSE

R$249.482,42

 

 

 

 

 

9. CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO:

 

Cronograma de desembolso (Concedente) (R$1,00)

VALOR (R$)

Parcela única

R$249.482,42

Cronograma de desembolso (Contrapartida se houver) (R$1,00)

VALOR (R$)

Parcela única

R$0,00

 

10. FUTURO DO PROJETO

As ações desenvolvidas pela Fundação Sara expressam a responsabilidade e o empenho da Instituição em transformar, de fato, a realidade do câncer infantojuvenil, adaptando, com inovação e excelência, seus processos às novas expectativas e necessidades das crianças e adolescentes que lutam contra o câncer. Nesta ocasião, as ações previstas neste Plano de Trabalho são essenciais para a promoção de qualidade e sucesso do tratamento oncológico das crianças e adolescentes beneficiados a longo prazo.

Por isso, terão a sua continuidade viabilizada a partir de outras parcerias e fontes de captação de recursos da Instituição, garantindo a sustentabilidade dos serviços prestados e a manutenção dos resultados de impacto na transformação da realidade do câncer infantojuvenil. A Fundação Sara, por meio da assistência oferecida, se compromete com a melhoria contínua do atendimento e dos serviços prestados às crianças e adolescentes em tratamento oncológico, diversificando suas estratégias e fontes de recursos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[1] O custeio da profissional será proporcional em 50% para a realização das atividades de acompanhamento e prestação de contas da parceria.

JUSTIFICATIVA