Imagem de destaque CONSTRUINDO PONTES V- ASSOCIAÇÃO PAULA ELIZABETE

CONSTRUINDO PONTES V- ASSOCIAÇÃO PAULA ELIZABETE


PLANO DE TRABALHO

1. DADOS CADASTRAIS:

 

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): Associação Paula Elizabete

CNPJ: 01.947.440/0001-13

ENDEREÇO: Rua Sagrada Família de Nazaré, 555 - Jaraguá

MUNICÍPIO: Montes Claros              UF: MG                            CEP: 39404-846

E-MAIL: contato@centropaulaelizabete.org.br                            TELEFONE: (38) 3215-3718

 

NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: Maria Dias

       

2. IDENTIFICAÇÃO : (X) PROJETO 

 

    1. NOME DO PROJETO: CONSTRUINDO PONTES V

 

    1.  PÚBLICO ALVO: A fim de prezar pela qualidade do atendimento e impacto a ser alcançado, espera-se atender diretamente 30 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e ou risco social, fortalecendo os vínculos e convivência, a proteção social e integral do público-alvo. Já os beneficiários indiretos serão as famílias dos atendidos, bem como a comunidade local, na qual essas crianças estão inseridas.

 

    1.  ÁREA DE ABRANGÊNCIA: (X) URBANA

O público atendido será da Região do entorno da Associação Paula Elizabete composta pelos bairros: Jaraguá II, Clarice Athayde, Novo Horizonte, São Lucas, Nova América, Village I e II, Recanto das Águas, Conjunto habitacional Minas Gerais e Conjunto habitacional Monte Sião.

                                                 

    1. PRAZO DE EXECUÇÃO: 12 MESES                                                                                            
 

3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:

A Associação Paula Elizabete (APE) está localizada no bairro Jaraguá, zona periférica de Montes Claros às margens da BR 122 interligada a BR 251 zonas de intenso tráfego de caminhões e áreas não urbanizadas, ambiente propício à propagação da prostituição, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o que consequentemente contribui para o aumento do risco social e pessoal do público atendido.

Foi realizado um Diagnóstico Social pela equipe da Associação, o qual é o alicerce de atuação e intervenção. A partir dele, foi possível ter acesso às demandas e necessidades, bem como as potencialidades e fortalezas do território. A análise do diagnóstico permite a percepção e o entendimento de que o risco social na região é um fator que demanda atenção e urgência no seu atendimento. Ao analisar o discurso dos entrevistados percebe-se que os problemas que mais afetam, atualmente, estas comunidades são: a prostituição infantil, o consumo e o tráfico de droga dentro e fora dos núcleos familiares, a gravidez precoce, ou seja, o trabalho infantil e, por conseguinte a evasão escolar e a negligência parental.

Tal realidade pode ser verificada no território de atuação da Associação Paula Elizabete, já que a partir de informações do Centro de referência Assistência Social (CRAS), constatou-se que 70% dos moradores do Village/Jaraguá são beneficiados pelo programa Bolsa Família, onde há concentração de famílias nos conjuntos habitacionais oriundos do Programa Minha Casa Minha Vida, outras famílias ainda se encontram na lista de espera, e/ou residem em barracões. São famílias com mulheres como chefes de família, e em alguns casos o chefe de família masculino se encontra privado de liberdade, cumprindo pena alternativa ou em regime semiaberto. Quanto às condições socioeconômicas as famílias têm baixa renda per capta, gravidez na adolescência, e se encontram em situação de pobreza, abandono, e violência doméstica. Outro fator relevante é a presença e a influência do tráfico de drogas e alcoolismo na região. A infraestrutura dos bairros é parcial e precária, os moradores contam com os serviços de Estratégia de Saúde da Família (ESF), escolas e não contam com espaços de lazer que atendem à comunidade. Estudos apontam este território como um dos piores em nível de desenvolvimento de infraestrutura urbana.

Aliado a esse documento da Instituição, tem-se também um Diagnóstico realizado em 2016 por meio da construção coletiva que envolveu todos os setores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo eles: Conselho Tutelar, Educação, Assistência Social, Saúde, Justiça, Segurança e organizações sociais. Foram apontados como prioridades os seguintes eixos: Violência, abuso e exploração; Garantia de igualdade de condições de acesso, permanência e reingresso à educação; Medidas Socioeducativas e Serviços de Proteção da Assistência Social.

Por fim, foi realizado pela Associação no ano de 2018 um estudo juntamente com as Escolas Públicas do território, acerca da temática violação de direitos. De acordo com as respostas dos questionários, o trabalho infantil doméstico tanto em casa quanto para terceiros, o cuidar dos irmãos, dos vizinhos menores são realidades presentes. Outro dado que chama atenção é o início da vida sexual ativa de forma precoce, que origina crianças e adolescentes mães e até mesmo com DST. Muitos estão envolvidos com o uso de álcool e drogas, usam de violência física com frequência e sofrem bullying.

Diante essa realidade que o Projeto aqui apresentado se justifica e se faz de suma relevância, a fim de potencializar o desenvolvimento das atividades, ações e projetos da Associação no ano de 2025 o que, por conseguinte, contribuirá para o fortalecimento do sistema de proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente, bem como de suas famílias. Para tanto, teremos os equipamentos presentes no território de atuação da Associação Paula Elizabete como parceiros fundamentais, como o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Estratégia de Saúde da Família, Escolas Públicas, PETI, Conselhos Municipais de Políticas Públicas e de Direitos e Conselho Tutelar, assim como a Fundação Arena Salvador e o Instituto Malwee.

 

4. JUSTIFICATIVA:

A Associação Paula Elizabete possui 28 anos de atuação na oferta de serviços, programas e projetos que contribuem com a proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes. O Plano de Trabalho em questão surge como uma resposta a uma demanda da comunidade na qual a Associação Paula Elizabete está inserida. Tal demanda foi identificada a partir de conversas, diagnósticos e dados dos equipamentos presentes no território. O atendimento a comunidade em situação de vulnerabilidade e risco social é uma meta presente no Portfólio da Associação Paula Elizabete para o ano de 2025. Espera-se, portanto, contar com os seguintes recursos: R$ 171.947,98 (Cento e setenta e um mil novecentos e quarenta e sete reais noventa e oito centavos), recurso oriundo da Campanha do FIA de abril de 2024; R$ 42.031,00 (Quarenta e dois mil trinta e um reais), recurso oriundo da Campanha do FIA de dezembro de 2024; R$ 14.700,00 (Quatorze mil e setecentos reais), captado em dezembro de 2024 através da Campanha do FIA Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas (CEMIG); R$ 2.360,00 (Dois mil e trezentos e sessenta reais), captado em dezembro de 2024 através da Campanha do FIA Pessoas Físicas (COPASA)[1]. Tal recurso será utilizado para potencializar as ações propostas no plano de ação anual, bem como fortalecer o sistema de proteção e promoção aos direitos da criança e do adolescente. Terá como base o protagonismo, pertencimento e a autonomia, para que, assim, possa colaborar nos processos de empoderamento, sustentabilidade e transformação social.

Cabe sinalizar, ainda, que as crianças e adolescentes que serão atendidas pelo projeto são residentes em um território em situação de vulnerabilidade social e demandam urgência no atendimento às famílias que vivem em situação de pobreza, desemprego, expostas ao tráfico, prostituição, uso frequente de substância psicoativas, abuso e exploração sexual, violência doméstica, negligência familiar, homicídios e crimes e outras situações de vulnerabilidade sociais que impedem o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.

Após o que fora acima descrito, percebe-se que Estado não vem cumprindo de forma efetiva seu papel diante das demandas e necessidades do território no qual a Associação está inserida, diante disso, ratifica-se a justificativa para implantação deste Projeto. A Associação espera colaborar para a oferta de lazer e esporte, acompanhamento pedagógico (português, redação e matemática) como um elemento importante para melhorar a capacidade de aprendizado dos beneficiários, bem como a frequência e permanência na escola, além de identificar e fomentar as potencialidades e fortalezas da comunidade, realizando um trabalho em rede, a fim de gerar um impacto social positivo diante da causa.

 

 

5. OBJETIVO GERAL:

Fortalecer as ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para aproximadamente 30 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e ou risco social no município de Montes Claros, contribuindo para a garantia de direitos, a proteção social e integral do público-alvo.

6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE

Objetivo Específico 1: Potencializar as oficinas de esporte: natação e futebol, bem como ofertar apoio educacional para as crianças e adolescentes atendidas pelos projetos no espaço físico da Instituição.

 

 

METAS

AÇÕES    (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META 01- Ampliar a convivência e fortalecimento de vínculos, por meio das ações e oficinas sócio educativas de Natação e Futebol realizadas no turno matutino, a fim de atender 30 crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, no período de 12 meses.

 

- Planejar as Oficinas.

- Fazer reunião e capacitação com a equipe técnica.

- Desenvolver oficinas de futebol e natação quatro vezes por semana para 30 crianças e adolescentes atendidas pela Associação Paula Elizabete.

-

 

 

 

 

- Percentual de                frequência dos

Beneficiários nas oficinas.

 

- Quantidade de Horas trabalhadas.

 

- Quantidade de material e produtos a serem adquiridos/adquiridos.

-Lista de presença.

 

- Relatório Fotográfico.

 

- Recibos de pagamento.

 

 

- Nota fiscal das aquisições realizadas.

 1º mês ao 12º mês

META 02- Ampliar a convivência e fortalecimento de vínculos, por meio das ações e oficinas de acompanhamento e apoio educacional realizados no turno matutino, a fim de atender 30 crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, no período de 12 meses.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                             

- Planejar as Oficinas.

- Fazer reunião e capacitação com a equipe técnica.

- Fortalecer o processo ensino-aprendizagem por meio das ações do Serviço de Convivência para 30

Crianças e adolescentes quatro vezes por semana.

 

- Percentual de                frequência dos

Beneficiários nas oficinas.

 

- Número de oficinas realizadas no período de execução do projeto.

 

- Número de encaminhamentos realizados junto à rede.

-Lista de presença.

 

- Relatório Fotográfico.

 

- Registro fotográfico das visitas técnicas realizadas.

 1º mês ao 12º mês

Resultados Esperados: Melhoria no desenvolvimento físico e motor, não somente em relação à força muscular e resistência cardiorrespiratória, mas também no equilíbrio e na execução de movimentos. Além do desenvolvimento social das crianças e adolescentes, convivência social, respeito às regras, aceitação das limitações do corpo, diálogo, trabalho em equipe. Superação de dificuldades no processo ensino-aprendizagem, reduzindo a retenção, a evasão e a infrequência no âmbito escolar, ou seja, melhoria no desempenho escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivo Específico 2: Possibilitar deslocamento diário das crianças e adolescentes beneficiárias do projeto, dos bairros de suas residências até a sede da Associação para participação das oficinas e atividades, bem como da equipe técnica.

 

METAS

AÇÕES  (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Meta 01 –Aquisição de 2160 litros de Diesel e 1700 litros de Gasolina, conforme descrito no item 8.2.

- Realizar orçamentos.

- Realizar o deslocamento diário das crianças e adolescentes beneficiárias do projeto.

- Realizar visitas junto a rede pública socioassistencial parceria e aos familiares/responsáveis (quando necessário), bem como busca e entrega de doações.

 

- Quantidade de combustível a ser adquirido/adquirido.

 

- Número de deslocamentos realizados por mês.

 

 

 

 

- Relatório fográfico.

 

- Notas Fiscais.

 1º mês ao 12º mês

Meta 02- Pagamento do seguro da Montana, do Gol, da Kombi e do Micro-ônibus, conforme descrito no item 8.2.

- Garantir o deslocamento do público-alvo de forma segura.

- Cumprir as medidas de segurança necessárias aos veículos disponibilizados pela Instituição e utilizados no Projeto.

- Número de deslocamentos realizados por mês.

- Número de coberturas asseguradas na proteção dos (as) beneficiários (as).

 

- Notas Fiscais.

1º mês ao 12º mês

Resultados Esperados: Protagonismo, fortalecimento de vínculos, convivência, pertencimento, interação, empoderamento, mobilização social, resgate da autonomia, a capacidade de liderança, troca de experiências, desenvolvimento grupal, melhoria na qualidade de vida dos beneficiários/as e suas famílias.

Objetivo Específico 3: Fazer a aquisição de materiais de consumo e insumos para a realização das oficinas, assim como de serviços terceirizados.

 

METAS

AÇÕES  (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Meta 01- Aquisição de material de informática, material gráfico, gás de cozinha e produtos de gêneros alimentícios que serão utilizados nos 12 meses/durante a execução do Projeto, conforme descrito no item 8.2.

 

- Realizar orçamentos.

 - Ofertar refeição e lanche diariamente para as crianças e adolescentes assistidas pelo Projeto, para tanto serão feitas as compras dos produtos de gênero alimentícios, pagamento do gás de cozinha. Fazer aquisição de Material Gráfico (panfletos, cópias e encadernações) que serão utilizados na execução do Projeto, para divulgação, monitoramento e prestação de contas.

- Adquirir de Material de Informática a ser utilizado no Projeto.  Adquirir material de limpeza do espaço físico, bem como das piscinas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Quantidade de material e produtos a serem adquiridos/adquiridos

 

 

 

 

- Nota fiscal das aquisições realizadas.

 

 - Fotografias.

 

- Recibos de pagamento.

 

 1º mês ao 12º mês

Meta 02- Realizar o acompanhamento e monitoramento sistemático do Projeto.

- Realizar o pagamento de honorários Contábeis, para o controle mensal do quadro de RH que atuará no Projeto.

- Fazer o pagamento da licença anual do Sistema de Gestão Financeira, utilizado para controlar o fluxo financeiro, acompanhar o desenvolvimento e a prestação de contas do Projeto.

 

- Quantidade de serviços a serem adquiridos/adquiridos.

 

 

-Quantidade de Horas trabalhadas.

 

-Nota Fiscal dos pagamentos realizados.

1º mês ao 12º mês

Resultados Esperados: Garantir a estrutura necessária para execução satisfatória das oficinas e do Projeto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivo Específico 4: Realizar os pagamentos parciais da equipe de trabalho necessária para o desenvolvimento das atividades previstas no plano de trabalho.

 

METAS

AÇÕES (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

META  01 - Custear pagamento parcial de 01 do Auxiliar Manutenção Predial por um período de 12 meses, com carga horária de 58 horas/mês.

- Realizar o pagamento Parcial do Salário do Auxiliar Manutenção Predial para realizar a manutenção do campo gramado, quadra de areia, piscina, espaço externo das salas.

 

1)Número de horas trabalhadas dia/mês;

2)Análise de desempenho na função

 

Apresentação de Contracheque/ recibo de pagamentos das horas trabalhadas nos meses de execução do projeto.

1º mês ao 12º mês

META  02 - Custear pagamento parcial de 01 do Educador Social, por um período de 12 meses, com carga horária de 97 horas/mês.

- Garantir o custeio Parcial do Salário do Educador Social, o qual será responsável por desenvolver as oficinas de apoio educacional.

 

1)Número de horas trabalhadas dia/mês;

2)Análise de desempenho na função

 

Apresentação de Contracheque/ recibo de pagamentos das horas trabalhadas nos meses de execução do projeto.

1º mês ao 12º mês

META  03 - Custear pagamento parcial de 01 do Coordenador de Projetos, por um período de 12 meses, com carga horária de 43 horas/mês.

- Garantir o pagamento Parcial de um Coordenador de Projetos que irá acompanhar as atividades práticas das oficinas, realizar visitas, estabelecer parcerias, mobilizar a rede socioassistencial.

 

 

1)Número de horas trabalhadas dia/mês;

2)Análise de desempenho na função

 

Apresentação de Contracheque/ recibo de pagamentos das horas trabalhadas nos meses de execução do projeto.

1º mês ao 12º mês

META  04 - Custear pagamento parcial de 01 Auxiliar administrativo, por um período de 12 meses, com carga horária de 102 horas/mês.

Realizar as memórias de cálculos e pagamentos do projeto, acompanhar o cronograma de desembolsos do projeto, e realizar os controles financeiros junto à contabilidade, elaborar a prestação de contas financeira garantido a correta aplicação dos recursos conforme previsto e pactuado.

1)Número de horas trabalhadas dia/mês;

2)Análise de desempenho na função

 

Apresentação de Contracheque/ recibo de pagamentos das horas trabalhadas nos meses de execução do projeto.

1º mês ao 12º mês

META  05 - Custear pagamento parcial de 01 Orientador Social, por um período de 12 meses, com carga horária de 86 horas/mês.

- Garantir o custeio Parcial do Salário do Orientador Social, o qual será responsável por desenvolver as oficinas de esportes, preparar aulas, realizar relatórios de acompanhamento. Acompanhar o público-alvo durante o transporte e deslocamento da Instituição até os bairros, no micro-ônibus.

 

 

1)Número de horas trabalhadas dia/mês;

2)Análise de desempenho na função

 

Apresentação de Contracheque/ recibo de pagamentos das horas trabalhadas nos meses de execução do projeto.

1º mês ao 12º mês

META  06 - Custear pagamento parcial de 01 cozinheira por um período de 12 meses, com carga horária de 115 horas/mês.

custeio parcial do Salário da Cozinheira. Responsável pela cozinha, preparação dos lanches, faxina local, asseio e conservação do ambiente de trabalho.

 

1)Número de horas trabalhadas dia/mês;

2)Análise de desempenho na função

 

Apresentação de Contracheque/ recibo de pagamentos das horas trabalhadas nos meses de execução do projeto.

1º mês ao 12º mês

Resultados Esperados: Garantir a estrutura necessária para execução satisfatória das oficinas e Projeto. Promover o protagonismo, fortalecimento de vínculos, convivência, pertencimento, interação, empoderamento, mobilização social, resgate da autonomia, a capacidade de liderança, troca de experiências, desenvolvimento grupal dos assistidos, melhoria na qualidade de vida dos beneficiários/as e suas famílias.

 

             

 

 

 

7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

 

O projeto aqui proposto contribuirá para a oferta de espaço para o desenvolvimento do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, com ênfase na atividade esportiva (futebol e natação) para as crianças e adolescentes, assim como apoio educacional. Ou seja, irá potencializar os projetos e programas que serão desenvolvidos na Associação Paula Elizabete no ano de 2025. Cabe ressaltar que tem como base o fortalecimento da função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura dos seus vínculos, promovendo seu acesso a direitos e o usufruto deles e contribuindo na melhoria de sua qualidade dos atendidos.

As estratégias de ação no que se refere ao atendimento serão realizadas por meio de atividades individuais e coletivas (acolhida, ações particularizadas, encaminhamentos para a rede, oficinas com o público-alvo e ações comunitárias), utilizando o espaço físico disponível na Instituição, a quadra de areia e o campo de futebol para realizar dos treinos táticos de condicionamento físico em solo, na academia e na piscina, proporcionando uma melhora nos aspectos fisiológicos, cognitivos, psicoemocionais e sociais, ou seja, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida e promoção da saúde. Outro espaço a ser utilizado é o auditório, a partir da realização de conversas e palestras, além das salas de aula.

Vale mencionar ainda que a natação é um esporte que proporciona saúde e lazer, entretanto está distante da realidade do público-alvo a ser atendido, por ao longo do tempo ter se tornado um esporte cada vez mais elitizado. O futebol por sua vez, será composto por aulas teóricas e práticas com atividades de alongamento, preparação e treinos internos e externos. Já o reforço escolar que será realizado terá como premissa a Educação compreendida como direito fundamental da criança e do adolescente que proporciona o crescimento individual e possibilita o acesso a outros direitos sociais. Esse acompanhamento pedagógico (português, redação e matemática) é um elemento importante para melhorar a capacidade de aprendizado dos beneficiários, bem como a frequência e permanência na escola.

As ações serão executadas no período de 12 meses para um público de 30 crianças e adolescentes. As oficinas terão duração de três horas por dia, sendo 4 aulas semanais, ofertadas no contra turno da escola regular, no período matutino. As oficinas serão desenvolvidas como estratégias para se alcançar os objetivos específicos do Serviço. As crianças e adolescentes assistidas pelo projeto, são da faixa etária de 07 a 17 anos e 11 meses, de acordo a previsão do Estatuto da Criança e Adolescentes – ECA.

As atividades serão monitoradas pelos seguintes instrumentais: ficha de atendimento individual, com questionário para levantamento de informações do público alvo a ser beneficiado, visitas técnicas, observação, escuta, trabalho em grupo. Todas as atividades serão acompanhadas pela gestão do Centro Paula Elizabete. Assim como avaliação sistemática com equipe interdisciplinar das ações propostas, planejamento, instrumentais e recursos utilizados. Os serviços executados pelo projeto atende ao Plano Nacional de Assistência Social, e seguem as orientações previstas no Caderno de Instruções Normativas do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Cabe ressaltar que a Associação realiza o translado do público-alvo, ou seja, o transporte de forma segura das crianças e adolescentes na comunidade, tendo em vista que a Associação Paula Elizabete está localizada em uma região de difícil acesso, às margens da Estrada da Produção.

 

8. PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO DA PARCERIA:

8.1 – Receitas:

 

Especificação

Valor (R$)

%

Valor total do recurso (bruto)

R$ 231,038,98

100%

Valor da proposta

R$ 184.831,18

80%

Valor retido no fundo específico

R$ 46.207,80

20%

Contrapartida voluntária financeira (caso houver)

0,00

 
 
 

[1] O valor total dos recursos arrecadados é R$ 231.038,98, no entanto, considerando a legislação local acerca do Fundo da Infância e Adolescência, a qual determina que 20% do valor fiquem na conta do FMDCA, apresenta-se o presente Plano de Trabalho no valor de R$ 184.831,18. Os comprovantes seguem anexos a esse Plano de Trabalho.

JUSTIFICATIVA