Imagem de destaque CONSTRUINDO AUTONOMIA- ASSOCIAÇÃO CASA DE ACOLHIMENTO NOSSA SENHORA ROSA MÍSTICA

CONSTRUINDO AUTONOMIA- ASSOCIAÇÃO CASA DE ACOLHIMENTO NOSSA SENHORA ROSA MÍSTICA


PLANO DE TRABALHO

1. DADOS CADASTRAIS:

 

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC):

ASSOCIAÇÃO CASA DE ACOLHIMENTO NOSSA SENHORA ROSA MISTICA

CNPJ: 30.103.997.0001-76

ENDEREÇO: Rua Benjamim dos Anjos, 617 - Melo

CEP: 39 401.045                      Montes Claros/MG.

MUNICÍPIO: Montes Claros            UF: MG CEP: 39 401.855

E-MAIL: casadeacolhimentorosamistica@hotmail.com, casadeacolhimentorosamistica@gmail.com 

TELEFONE: (38): 98822- 9378

 

NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: Eliane Marques de Sousa Ventura 

NOME DO RESPONSÁVEL PELA ELBORAÇÃO DO PROJETO: Erika de Oliveira Lopes

TELEFONE: (38) 9 8403 7342

 

2. IDENTIFICAÇÃO:                      (x) PROJETO               OU              (      ) ATIVIDADE

 

    1. NOME DO PROJETO ou ATIVIDADE: “Construindo autonomia”

 

    1. - PÚBLICO ALVO:  Mulheres acima de 18 anos, em processo de saída das ruas, com vínculo familiar rompido ou extremamente fragilizado, sem condições de moradia e auto-sustentação, com ou sem filhos de até 12 anos

 

    1. - ÁREA DE ABRANGÊNCIA:    (x)   URBANA                        (      )        RURAL

 

    1. - PRAZO DE EXECUÇÃO:   12 meses

 

3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:

Em 2022 a população em situação de rua superou as 281 mil pessoas no Brasil, representando um aumento de 38%, desde 2019, após a pandemia COVID-19. Esta informação é uma conclusão de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA (https://sbsrj.org.br/moradores-de-ruabrasil/). A cidade de Montes Claros, localizada na região norte de minas, também acompanha o aumento das pessoas em situação de rua, especificamente o público feminino. Além dos locais tradicionais onde ficam este público, surgem novos locais que servem também como pontos de drogas e prostituição. A perda de renda, rompimento de laços familiares, as drogas e demais vícios, tem conduzido e mantido pessoas em situação de rua. O aumento e os riscos, da exposição de mulheres vulneráveis socialmente, nos apontam uma necessidade de apoio a este público. Até 2020 não havia nenhuma casa de acolhimento, com serviços especializados, a esta população. Neste sentido a região norte-mineira obteve o surgimento da primeira e única casa de acolhimento para mulheres.

O serviço de acolhimento da Associação é para pessoas em processo de saída das ruas, acolhendo mulheres acima de 18 anos, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados. A Casa de Acolhimento está inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, O serviço desenvolve trabalho social que visa a garantia da proteção integral das acolhidas, promovendo a construção da autonomia, a qualificação profissional, o restabelecimento dos vínculos familiares e/ou sociais e acesso a serviços, programas e atendimentos ofertados pelas políticas sociais através da articulação que mantém com a rede de serviços públicos ofertados pelo munícipio, com funcionamento 24 horas.

Dentre os projetos realizados, podemos citar que em 2023, iniciamos um projeto que contribui para a garantia do direito ao trabalho das mulheres em processo de saída da rua em vulnerabilidade social, através da implantação de cursos de panificação e oficinas de capacitações com técnicas de empreendedorismo para as moradoras da casa de acolhimento Rosa Mística e mulheres de suas famílias. Elas participam de cursos profissionalizantes, desenvolvimento de receitas, manipulação de alimentos, aprendem a atribuir o valor certo ao produto e participam do processo de vendas dos produtos fabricados por elas.

Os cursos e oficinas proporcionam o aprendizado de novas habilidades profissionais, o aprimoramento das habilidades daquelas que já possuem experiência no mercado de trabalho, o acesso a oportunidades  trabalho, o incentivo a geração de renda, a autonomia financeira e, sobretudo, o empoderamento econômico feminino e o resgate da dignidade humana por meio da inserção ou reinserção no mundo do trabalho. Para manter a Casa de Acolhimento, recebemos doações de pessoas físicas e algumas empresas. Não recebemos nenhum

 

 

outro valor fixo de recursos Federal, Estadual e Municipal. Os valores adquiridos não são suficientes para manter o serviço e adquirir móveis e equipamentos.

 

4. JUSTIFICATIVA:

            O serviço de Acolhimento em Abrigo Institucional, conforme previsto nas diretrizes legais do Sistema Único de Assistência Social-SUAS, descrito especialmente na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais via resolução nº 109/2009, é um serviço que oferece proteção, apoio e moradia subsidiada a grupos de pessoas maiores de 18 anos em estado de abandono, situação de vulnerabilidade social e risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condições de moradia e auto-sustentação. O serviço especificamente da casa de acolhimento como Abrigo institucional é previsto para pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de auto-sustento.

            O serviço definido tem a especialização de atender mulheres nestas condições citadas acima de 18 anos, com ou sem filhos de até 12 anos. Deve estar distribuído no espaço urbano, de forma democrática, respeitando o direito de permanência e usufruto da cidade com segurança, igualdade e condições de acesso a serviços públicos.

            O atendimento deve apoiar a construção e o fortalecimento de vínculos comunitários, a integração e a participação social e o desenvolvimento da autonomia das pessoas atendidas. O serviço deve ser desenvolvido em Sistema de autogestão ou co-gestão, possibilitando gradual autonomia e independência de seus moradores.

            Deve contar com equipe técnica de referência para contribuir com a gestão coletiva da moradia e para acompanhamento psicossocial dos usuários e encaminhamento para outros serviços, programas da rede socioassistencial e das demais políticas públicas. A Casa de Acolhimento tem pautado suas ações ao acolhimento dessas mulheres com vivência de rua em fase de reinserção social, que estejam em processo de restabelecimento dos vínculos sociais e construção de autonomia, apoiando a qualificação e inserção profissional e a construção de projeto de vida projeto “construindo autonomia” proporcionará o reforço aos serviços prestados, realizar treinamentos, cursos para as mulheres acolhidas, melhores condições de trabalho aos funcionários e melhoria nas condições de vida das mulheres atendidas e seus filhos.

 

 5. OBJETIVO GERAL:

Realizar Acordo de Cooperação com o Município de Montes Claros/MG, para cessão de bens permanentes, proporcionando o fortalecimento do serviço socioassistencial oferecido pela Casa de Acolhimento Nossa Senhora Rosa Mística e assegurando melhores condições de trabalho e moradia aos funcionários, mulheres acolhidas e seus filhos.

 

 

6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

Objetivo Específico 1: Realizar Acordo de Cooperação, para cessão de bens permanentes, que serão utilizados para equipar a Casa de Acolhimento Nossa Senhora Rosa Mística, como também nas oficinas de treinamentos e cursos profissionalizantes, melhorando a condições de moradia, preparando as acolhidas  para a inserção profissional e a construção de projeto de vida.

METAS

AÇÕES    (atividades a executar)

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Meta 1:

- Receber os bens permanentes, através de cessão, conforme relacionados no item 8.2

 

 

Instalar e colocar em funcionamento todos os itens adquiridos tanto para o funcionamento da Casa de acolhimento, quanto para a confeitaria.

Quantidade de equipamentos previsto a serem cedidos/quantidade cedidas;

 

 

- Fotos de todos os móveis e equipamentos em funcionamento;

 

 - Contínuo.

Meta 2:

Garantir melhoria no atendimento e acolhimento de 23 mulheres e seus filhos menores de 12 anos. 

 

- Diponibilizar móveis de forma a garantir maior Conforto e segurança à moradoras

- Quantidade de mulheres acolhidas/Mês

- Taxa de ocupação dos dormitórios

- Lista de mulheres acolhidas

 

- Contínuo.

Meta 3:

Realizar curso de profissionalização de confeitaria e vendas

- Elaborar projeto das oficinas de treinamento e cursos;

- Buscar parceria de empresas;

- Realizar as atividades.

- Quantidade de participantes no curso de confeitaria

 

- Lista de presença.

- Relatório de atividades;

- Relatório fotográfico.

 

- Contínuo.

Meta 4:

Realizar 04 oficinas/ano para as

acolhidas

- Elaborar projeto das oficinas de treinamento e cursos;

- Buscar parceria de empresas;

- Realizar as atividades.

- Quantidade de participantes nas oficinas

 

- Lista de presença nas oficinas e cursos;

- Relatório de atividades;

- Relatório fotográfico.

 

- Contínuo.

Resultados Esperados: Reforçar o serviço sociossocial já oferecido pela Casa de acolhimento e favorecer a melhoria no atendimento às mulheres acolhidas.

 

Objetivo Específico: Desenvolver atividades que promovam a construção da autonomia.

METAS

AÇÕES

INDICADORES

MEIOS DE VERIFICAÇÃO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Meta 1:

Acolher e acompanhar 15  mulheres durante todo o processo de construção da autonomia.

 

 

 

- Construção do Projeto de Vida

 

Quantidade de mulheres acolhidas/quantidade de mulheres que fizeram o processo de construção da autonomia.

- Relatório das atividades;

- Relatório fotográfico;

- Lista de participação.

 

 

- Contínuo.

Meta 2:

Realizar  01 palestra por mês, com foco no mercado de trabalho.

- Realizar parcerias com entidades para realização de palestras.

Número de treinamentos/palestras prevista/ realizadas

Lista de presença;

Registro fotográfico

- Contínuo.

Meta 3:

Garantir o atendimento à rede de serviços públicos para as 23 mulheres acolhidas.

Fazer contato com os entes públicos da Assistência Social, Saúde e Educação, para estabelecer parcerias, buscando o atendimento às mulheres.

Quantidade de solicitação realizadas/ atendidas.

Relatórios.

 

- Contínuo.

Resultados Esperados: Espera-se restabelecer os vínculos comunitários, familiares e sociais, preparando as usuárias para o alcance da auto-sustentação e promovendo o acesso à aos serviços públicos.

 

 

7. FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

Os móveis e equipamentos adquiridos serão utilizados para equipar a Casa de Acolhimento, como também desenvolver as ações de treinamentos e capacitações que serão realizadas através de rodas de conversas, palestras e treinamentos práticos, sempre com acompanhamento da equipe multiprofissional.

 

8. PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE DA PARCERIA:

8.1 – Receitas:

Especificação

Valor (R$)

%

Aquisição de bens permanentes que serão cedidos para Associação Casa de Acolhimento Nossa Senhora Rosa Mística, CNPJ 30.103.997/0001-76, em cumprimento ao recurso encaminhado ao Fundo Municipal de Assistência Social do Município de Montes Claros/MG, através da Emenda Parlamentar nº 202327590001, Programação SIGTV nº 314330220230004 GND 4/Investimento, para Estruturação da Rede de Serviço do SUAS, considerando a Portaria MC nº 580, de 31 de dezembro de 2020.

 

100.000,00

 

Bens permanentes que foram adquiridos pelo Município e estão aptos a serem cedidos para Associação Casa de Acolhimento Nossa Senhora Rosa Mística, CNPJ 30.103.997/0001-76.

 

28.543,00

 

Restando um saldo, para concluir a aquisição dos demais bens permanentes.

71.457,00

 

 

 

8.2 – Detalhamento das despesas:

 

 

      

                         MARCO REGULATÓRIO

                                LEI Nº 13.019/2014

 

Nome da Entidade:

 Associação Casa de Acolhimento Nossa Senhora Rosa Mística

 

Endereço:

 Rua Benjamim dos Anjos, 617 - Melo – CEP: 39 401.045 - Montes Claros/MG.

 

CNPJ:

 30.103.997/0001-76

 

Telefones:

 (38): 98822- 9378            

 

Nome da Proposta:

  Construindo autonomia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qtde. total de Itens:

13

 

Valor Total:

 R$      28.543,00                                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Item

Descrição

UND

Qtde

Valor Unitário (R$)

Subtotal

 

001

Armário de aço com 02 portas 

Und

01

760,00

760,00

 

002

Cadeira plástica

Und

52

39,87

2.073,24

 

003

Mesa quadrada em plástico

Und

05

70,99

354,95

 

004

Forno micro-ondas

Und

01

561,55

561,55

 

005

Forno industrial

Und

01

1.391,66

1.391,66

 

006

Freezer horizontal

Und

02

2.553,70

5.107,14

 

007

Freezer vertical

Und

01

2.737,50

2.737,50

 

008

Refrigerador

Und

01

2.104,95

2.104,95

 

009

Máquina de lavar roupa

Und

01

1.780,23

1.780,23

 

010

Projetor multimídia

Und

01

1.248,11

1.248,11

 

011

Cadeira fixa estofada

Und

32

251,20

8.038,40

 

012

Liquidificador industrial

Und

1

685,27

685,27

 

013

Fogão industrial 

 Und

1

1.700,00

1.700,00

 

 

 

09. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE:

 

A aquisição dos itens reforçará o serviço oferecido pela Casa de Acolhimento Nossa Senhora Rosa Mística, ampliará o projeto da confeitaria, melhoria na infraestrutura para treinamentos e condições de vida das mulheres acolhidas. Por se tratar de serviço socioassistencial, tem caráter contínuo, isso será assegurado com novas parcerias com o Poder Público e empresas privadas.

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA