|
PLANO DE TRABALHO
1.DADOS CADASTRAIS:
NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): Instituto Social Corrente do Amor
CNPJ: 15.187.340/0001-40
ENDEREÇO: Rua Bahia, Nº 208, Bairro Morrinhos
MUNICÍPIO: Montes Claros UF: MG CEP: 39.400-443
E-MAIL: correntedoamor.uniao@gmail.com TELEFONE: 38 99185-1718
NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: Jonathan Araújo Martins
2. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:
( x ) projeto ( ) atividade
NOME DO PROJETO/ATIVIDADE: BULLYING, TÔ FORA!
PRAZO DE EXECUÇÃO: 5 meses
PÚBLICO ALVO: Atender 80 Adolescentes do ensino fundamental do 6° ano ao 9° ano do horário matutino da Escola Estadual Dom Aristides Porto.
ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Escola Estadual Dom Aristides Porto e Bairro Morrinhos Zona urbana de Montes Claros/MG.
3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:
BULLYING, TÔ FORA! Projeto de combate a cultura de bullying dentro das escolas.
Na prática, isso ocorre através de ações de conscientização, arte e cultura, envolvendo alunos(as) e a escola. Crianças e adolescentes estão expostos a diferentes formas de violência dentro e fora do contexto escolar: violência sexual, o bullying, agressões, são alguns exemplos. De acordo com a diretora da Escola Estadual Dom Aristides Porto os casos de bullying na escola está alarmante, além de outras situações que eles lidam todos os dias.
Neste sentido, a escola se vê diante de situações nas quais sua atuação ultrapassa as fronteiras de ensino-aprendizagem do dia a dia. Afinal, é uma instituição de extrema relevância na construção social e educacional dos indivíduos. Para intervir nessa situação, foi desenvolvido o projeto BULLYING, TÔ FORA! Com a finalidade de desenvolver ações educativas e preventivas para romper a cultura de bullying entre adolescentes.
O projeto prevê:
• Cumprir a Lei nº 13.185 de 06 de novembro de 2015, que instituiu Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o território nacional;
• Identificar precocemente casos de bullying;
• Criar espaços no interior da escola para escuta e discussão sobre o Tema;
• Mobilizar os discentes a reflexão sobre bullying, por meio das artes, Literatura, cinema, música, teatro, dança, poema e concursos de redação;
• Orientar os pais sobre a temática;
• Estimular a empatia, respeito às diferenças, solidariedade, visando uma cultura de paz;
• Mobilizar professores a trabalhar o tema em sala de aula;
• Esclarecer aos alunos o que é bullying e ciberbullying e as consequências na vida dos outros;
• Desestimular a prática do bullying e ciberbullying no ambiente escolar.
4. JUSTIFICATIVA:
O bullying existe em todas as escolas, o grande diferencial entre elas é a postura que cada uma tomará frente aos casos de bullying. Os estudos apontam para uma postura mais efetiva contra o bullying entre as escolas públicas. A escola é corresponsável nos casos de bullying, pois é lá onde os comportamentos agressivos e transgressor se evidenciam ou se agravam na maioria das vezes. Em linhas gerais o bullying é um fenômeno universal e democrático, pois acontece em todas as partes do mundo onde existem relações humanas e onde a vida escolar faz parte do cotidiano dos jovens. Vivemos tempos difíceis, em que a violência e a agressividade infanto-juvenil são crescentes e ameaçam a todos nós. Auxiliar e conduzir as novas gerações na construção futura de uma humanidade mais justa e menos violenta é um imperativo de que todos nós deveríamos nos incumbir, pois, a falta de conhecimento sobre a existência, o funcionamento e frequência da violência entre estudantes propiciam o aumento no número e na gravidade dos casos (SILVA, 2010). No Brasil existe uma legislação específica sobre a violência escolar ou bullying. A Lei nº 13.185 de 6 de novembro de 2015, institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). O Artº 5º descreve que é dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying). Além da referida Lei, podemos contar com ainda uma legislação específica para as crianças e os adolescentes, a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, conhecida como ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê de forma clara, medidas de proteção e sócio educativas a jovens que cometam atos infracionais, com a Lei maior do país, a Constituição Federal, de 1988 e nas legislações educacionais existentes, tais como, a LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro 1996, que estabelece as diretrizes da educação no país e com o ROD- Regulamento da Organização Didática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. A escola deve ser responsável por uma educação pautada em valores, portanto, não pode se mostrar ausente no cumprimento de suas responsabilidades e do cumprimento da legislação vigente bem como do seu próprio regulamento. A família que é a principal responsável pela formação moral dos filhos e transmissão de valores, tais como, honestidade, solidariedade, respeito, tolerância. Parte da família tem se mostrado negligente nessa tarefa ou a tem delegado à escola, esta por sua vez tem demonstrado não estar preparada para esta função. Por este motivo, se faz necessário um maior envolvimento entre família, escola e instituições para buscar soluções aos problemas vivenciados no ambiente escolar. Diante de tal constatação faz necessário que a instituição disponha de ações voltadas para a conscientização, prevenção e enfrentamento ao bullying e ciberbullying junto aos estudantes de maneira formal e sistemática, capaz de orientá-los acerca da cidadania, do respeito, fomentando relacionamentos saudáveis e uma cultura de paz, cumprindo assim com nossa missão de ser agentes de transformação ajudando conscientizar os jovens para serem cidadãos éticos, responsáveis e capazes de conviver em sociedade.
5. OBJETIVOS:
5.1 - OBJETIVO GERAL:
Contribuir para a redução de casos bullying e ciberbullying dentro da escola Estadual Dom Aristides Porto, atendendo a 80 adolescentes do ensino fundamental do 6° ano ao 9° ano do horário matutino.
6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE:
Objetivo especifico 01: Orientar alunos e a escola sobre o bullying e ciberbullying |
||||
Meta
|
Ações (atividades a executar) |
Indicadores |
Meios de verificação |
Cronograma de execução |
Realizar 1 palestra mensal para 35 adolescentes visando a conscientização sobre as consequências da prática do bullying |
Atividade: Palestras para os alunos 6° ao 9° |
Nº de palestras previstas/N° de palestras realizadas;
N° de participantes previstos/N° de participantes nas palestras;
N° de encaminhamentos para a rede socioassistencial. |
Lista de presença; registro fotográfico e vídeo. |
01 palestra mensal durante 5 meses |
Realizar 1 roda de conversa mensalmente para 35 adolescentes visando a conscientização sobre as consequências da prática do bullying |
Atividade: Roda de conversa com alunos do 6° ao 9° |
Nº de rodas de conversa previstas/N° de rodas de conversa realizadas;
N° de participantes previstos/N° de participantes nas rodas de conversa. |
Lista de presença; registro fotográfico e vídeo. |
1 roda de conversa mensal durante 5 meses |
RESULTADOS ESPERADOS: Criar uma rede de conscientização dentro da escola para combater o bullying e ciberbullying. |
Objetivo especifico 02: Produzir performances artísticas com os próprios alunos sobre o tema. |
||||
Meta |
Ações |
Indicadores |
Meios de verificação |
Cronograma de execução |
Realização de 5 oficinas artístico- cultural Sendo uma por semana com 25 adolescentes em cada oficina |
Atividade 01: Oficina de teatro Atividade 02: Cinema Atividade 03: Oficina de produção textual. Atividade 04: Oficina de dança, desenho e/ou música Atividade 05:Oficina de poema Atividade 07: Distribuição de informativos Atividade 08: Apresentação do espetáculo. |
N° de participantes previsto/ N° de participantes nas oficinas Nº de oficinas previstas/Nº de oficinas realizadas; |
Lista de presença; registro fotográfico e vídeo. |
1 oficina semanalmente
1 Apresentação teatral no 5° mês
|
Promover 1 concurso de produção de texto com o tema |
Atividade: Produção de texto |
N° de participantes , N° de produções de texto |
Lista de participação, registro fotográfico |
Encerramento do projeto |
Distribuir 1.000 informativos sobre o tema para alunos professores e comunidade |
Atividade: Distribuir os informativos durante as oficinas, em outros eventos na escola e na comunidade |
N° de material confeccionado / Nº de material distribuído. |
Registro fotográfico e relatório |
Durante o projeto |
Apresentar 1 espetáculo teatral a partir das oficinas realizadas no encerramento do projeto. |
Atividade: Apresentação teatral |
N° de participantes |
Lista de presença, registro fotográfico |
Encerramento do projeto |
RESULTADOS ESPERADOS: Que a pratica de bullying e ciberbullying seja desestimulada no ambiente escolar. |
7- FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:
Este trabalho de intervenção será realizado junto aos alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dom Aristides no Bairro Morrinhos na Cidade de Montes Claros/MG. As atividades serão desenvolvidas e conduzidas pelo Instituto Social Corrente do Amor. As atividades serão realizadas semanalmente e mensalmente.
As temáticas serão abordadas de maneira dinâmica e interativa, envolvendo atividades em grupo, oficinas de arte, apresentação teatral, rodas de conversa, produção textual e palestras. Serão realizadas ainda exposições dialogadas sobre o tema, com alunos e professores, com vistas a informá-los sobre o que é bullying. Cada atividade será direcionada por turmas depois de uma avaliação da equipe envolvida e depois de um levantamento do diagnóstico com os alunos sobre qual atividade eles gostariam de participar nesse projeto. Identificando assim qual a melhor forma de interação dos alunos. Cada turma será contemplada com uma atividade diferente. Ao final de cada encontro será feito uma avaliação com os estudantes com objetivo de conhecer se a proposta atendeu as necessidades dos mesmos e investigar a necessidade de readequações no projeto.
Espera-se com este projeto de prevenção e combate ao bullying na escola, ocorra uma mudança no comportamento dos estudantes, uma maior informação e conscientização sobre o tema, e a formação de vínculos mais saudáveis entre os alunos e entre os profissionais envolvidos no projeto.
- Os instrumentos metodológicos utilizados serão de cunho psicoeducativo e de caráter interventivo e preventivo através de palestras, rodas de conversa, produção de texto pelos alunos da escola parceira da instituição, as atividades serão distribuídas nas turmas do turno matutino. O projeto de prevenção e intervenção psicossocial “Bullying, Tô Fora” é destinado a urgência na contemplação de ações interventivas e preventivas;
- As palestras e rodas de conversa com os alunos acontecerá mensalmente na escola com duração de 2 horas;
- A oficinas acontecerá 1 vez na semana com duração de 2 horas;
- A montagem do espetáculo se fará com participação de pelo menos 3 alunos de cada turma, será 1 encontro semanal com duração de 2 horas e ao final do projeto será apresentado o espetáculo desenvolvido com os alunos;
- Acontecerá no final do projeto performances artísticas feitas pelos alunos;
- Durante as intervenções com alunos e escola serão distribuídos folhetos informativos sobre bullying;
- No último mês do projeto será realizado um concurso de redação, para que os alunos expressem o que aprenderam durante o processo e juntos conscientizar da problemática que é o bullying.
8- PREVISÃO DE RECEITAS E DE DESPESAS A SEREM REALIZADAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO OU ATIVIDADE
8.1- RECEITAS
ESPECIFICAÇÃO |
Valor R$ |
% |
RECURSOS SOLICITADOS (Bruto) |
R$ 40.000,00 |
100% |
VALOR DA PROPOSTA |
R$ 32.000,00 |
80% |
VALOR RETIDO NO FUNDO |
R$ 8.000,00 |
20% |
CONTRAPARTIDA VOLUNTÁRIA (caso houver) |
|
|
VALOR TOTAL |
|
100,00% |
8.2 DETALHAMENTOS DAS DESPESAS
Nome da Entidade: |
Instituto Social Corrente do Amor |
||||||
Endereço: |
Rua Bahia 208 morrinhos |
||||||
CNPJ: |
15.187.340/0001-40 |
||||||
Telefones: |
38 98821-6581 |
||||||
Nome da Proposta: |
BULLYING, TÔ FORA! |
||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
Qtde. total de Itens: |
12 |
|
Valor Total: |
R$ 32.000,00 |
|||
|
|
|
|
|
|
|
|
Item |
Descrição |
UND |
Qtde |
Valor Unitário (R$) |
Subtotal |
||
001 |
Coordenador do projeto |
1 |
5 |
R$ 1.505,70 |
R$ 7.528,49 |
||
002 |
Oficineira e contadora de história |
1 |
5 |
R$ 1.000,00 |
R$ 5.000,00 |
||
003 |
Psicologa |
1 |
5 |
R$ 1.300,00 |
R$ 6.500,00 |
||
004 |
Prestador de contas |
1 |
5 |
R$ 1.000,00 |
R$ 5.000,00 |
||
005 |
Suporte tecnico |
1 |
5 |
R$ 1.000,00 |
R$ 5.000,00 |
||
006 |
Folder/ material de divulgação |
1 |
1 |
R$ 450,00 |
R$ 450,00 |
||
007 |
Banner/ material de divulgação |
1 |
1 |
R$ 320,00 |
R$ 320,00 |
||
008 |
suporte para banner |
1 |
1 |
R$ 257,84 |
R$ 257,84 |
||
009 |
Caixa de som acustico |
1 |
1 |
R$ 1.499,90 |
R$ 1.499,90 |
||
010 |
Papel sulfite BC A4 75g 210x297 c/500fls |
1 cx |
1 |
R$ 248,77 |
R$ 248,77 |
||
011 |
Placa de eva lisa 40x50 cm cores |
1 |
40 |
R$ 2,85 |
R$ 114,00 |
||
012 |
Papel cartão S/B 48x66 CM cores 20 g |
1 |
45 |
R$ 1,80 |
R$ 81,00 |
8.2.1 DETALHAMENTO DAS DESPESAS COM PESSOAL:
DESCRIÇÃO DO CARGO |
HORAS/M |
SALÁRIO |
13º SALARIO |
FÉRIAS |
INSS + SAT+ (CTS INSS |
FGTS 8% |
MULTA 40 % FGTS |
PIS 1% |
TOTAL DESP. MÊS POR CARGO |
Nº EMPREGADOS |
Nº DE MESES |
TOTAL POR CARGO |
terceiros) 20%+3% |
||||||||||||
+5,8% = |
||||||||||||
28,80% |
||||||||||||
Coordenador do projeto |
15 |
1.505,70 |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1.505,70 |
01 |
05 |
7.528,50 |
Oficineira e contador de história |
10 |
1.000,00 |
- |
- |
- |
- |
|
- |
1.000,00 |
01 |
05 |
5.000,00 |
Psicóloga |
10
|
1.300,00 |
- |
- |
- |
- |
|
- |
1.300,00 |
01 |
05 |
6.500,00 |
Prestador de contas |
10 |
1.000,00 |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1.000,00 |
01 |
05 |
5.000,00 |
Suporte técnico |
10 |
1.000,00 |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
1.000,00 |
01 |
05 |
5.000,00 |
TOTAL DESPESAS MÊS PELO QUADRO DE PESSOAL BÁSICO |
5.805,70 |
|||||||||||
DESCONTO REFERENTE INSS PATRONAL |
- |
|||||||||||
VALOR DO REPASSE COM PESSOAL |
29.028,50 |
9- CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO
Cronograma de desembolso (concedente) (R$ 1,00) |
Valor (R$) |
Parcela única |
32.000,00 |
Cronograma de desembolso (contrapartida (R$ 1,00) |
Valor (R$) |
Parcela única |
- |
10- FUTURO DO PROJETO
Espera-se com este projeto de prevenção e combate ao bullying e ciberbullying na escola, ocorra uma mudança no comportamento dos estudantes, uma maior informação e conscientização sobre o tema, e a formação de vínculos mais saudáveis entre os alunos. E que com esse projeto, seja o início de uma parceria com o ambiente escolar, para que aos poucos possamos inserir uma cultura de paz, estimulando a empatia, respeito às diferenças e solidariedade.
“A educação e o respeito são valores para toda a vida”
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025