Imagem de destaque ACOLHIMENTO HUMANIZADO V - FUNDAÇÃO SARA ALBUQUERQUE COSTA

ACOLHIMENTO HUMANIZADO V - FUNDAÇÃO SARA ALBUQUERQUE COSTA


mrosc

 

 

 

 

INSTAGRAM FUNDAÇÃO SARA

 

PLANO DE TRABALHO

1. DADOS CADASTRAIS:

NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC): Fundação Sara Albuquerque Costa

CNPJ: 02.663.494/0001-10

ENDEREÇO: Rua André Luiz, 415, Canelas II

MUNICÍPIO: Montes Claros

 UF: MG

CEP: 39.402.412

E-MAIL: fundacaosara@fundacaosara.org.br

 TELEFONE: (38) 3214 5500

 

 

 

 

2. IDENTIFICAÇÃO: (X) PROJETO OU ( ) ATIVIDADE

 

2.1. NOME DO PROJETO: Acolhimento Humanizado V

 

2.2. PÚBLICO ALVO:

 

O público alvo comporta crianças e adolescentes com câncer de 0 a 18 anos e seus acompanhantes devidamente encaminhados pelo médico responsável, que necessitam de tratamento e que apresentam um contexto sócio familiar carente no que se refere às limitações de recursos e acesso aos benefícios assistenciais públicos e privados.

A Instituição possui capacidade para acolher 56 pessoas/dia e os beneficiários e seus acompanhantes permanecem o tempo que for necessário para possibilitar o tratamento oncológico. Além do acolhimento, na casa são realizados atendimentos e atividades de acompanhamento psicossocial, pedagógico e nutricional.

 

2.3. ÁREA DE ABRANGÊNCIA: (X) URBANA (  ) RURAL      

 

2.4. PRAZO DE EXECUÇÃO: 12 meses

 

 

 

3. DESCRIÇÃO DA REALIDADE QUE SERÁ OBJETO DA PARCERIA:

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), menos de 90% da população de países em desenvolvimento recebe tratamento adequado para o câncer, o que influencia diretamente no prognóstico do tratamento. Consciente disso a Fundação Sara reconhece que os maiores agravantes do câncer infantojuvenil decorrem das desigualdades econômicas, regionais e sociais atingindo principalmente os lares menos favorecidos; sendo, esta última conjuntura, a realidade habitual das famílias atendidas pela Instituição.

Em particular, o público-alvo comporta crianças e adolescentes com câncer de Montes Claros e de todo o Norte de Minas Gerais, devidamente encaminhados pelo médico responsável e que necessitam sair dos municípios de origem para buscarem tratamento em outras cidades. Em atenção a este público, as dimensões de cuidados em saúde recebem importância expressiva, como integração assistencial, continuidade, trabalho transdisciplinar, comunicação adequada entre os diferentes agentes, instrução dos pacientes e seus familiares, organização dos serviços em redes dinâmicas e coordenação assistencial de toda a rede de atenção. Essa atuação exige profissionais vinculados entre si por uma missão única, por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente, que permite ofertar uma atenção de excelência, prestada em tempo, lugar, custo e qualidade adequados, com responsabilidade sanitária e com a garantia do cuidado.

A Fundação Sara, por meio da assistência prestada, oferece aos beneficiários, e seus acompanhantes, atendimento com equipe multidisciplinar composta por Assistente Social, Psicóloga, Nutricionista e Pedagoga. Estes profissionais são responsáveis, cada um em sua especialidade, por realizar o acompanhamento aos beneficiários durante todo o processo de tratamento oncológico.

Percebe-se, portanto, que viabilizar a consecução do atendimento multidisciplinar é garantir conforto e acolhimento de qualidade; atendimento por uma equipe de excelência; dispondo de estrutura necessária, com cuidado e atenção integral das necessidades dos beneficiários e suas famílias. Diante desta realidade, esta proposta, que é a continuidade de uma sequência de projetos com o objetivo de humanizar os ambientes da Casa de Apoio, prevê mobiliar e viabilizar a estrutura necessária para os ambientes destinados à assistência, cuja reforma foi contemplada na edição anterior.

Com base no longo período que os beneficiários enfrentam o tratamento oncológico, a transformação dos ambientes da Instituição se tornou fundamental, pois espaços acolhedores, lúdicos e agradáveis beneficiando tanto os beneficiários e seus acompanhantes, quanto o desenvolvimento do trabalho da equipe multiprofissional, o que permite maiores chances de cura da doença. Além disso, a humanização dos ambientes é um mecanismo que facilita a adesão ao tratamento, gera sentimento de pertencimento e acolhimento, aspectos essenciais para o enfrentamento do câncer.

 

 

 

4. JUSTIFICATIVA:

 

Este projeto intitulado Acolhimento Humanizado V será executado em Montes Claros; cidade localizada no Norte de Minas Gerais, região de clima predominante quente e seco, de vegetação de cerrado e renda per capita média de R$304,93 (IDH-M 2010); em tese, a população é em sua maioria carente, necessitada de suporte para o tratamento e encontra dificuldades para se deslocar para os grandes centros. A vulnerabilidade da região é influenciada, ainda, pela falta de qualificação profissional, analfabetismo, instabilidade climática e o baixo nível de investimentos em setores estratégicos para o desenvolvimento regional.

Em atenção ao público que acolhe, o trabalho da Fundação Sara é classificado como de Alta Complexidade que, no contexto do SUS, envolve procedimentos de alta tecnologia e alto custo em serviços qualificados para o tipo de tratamento aos quais os beneficiários são submetidos por longos períodos. A atuação da Fundação Sara, essencialmente de assistência social, está associada ao atendimento do público na área da saúde, fomentando a dignidade e agilizando as etapas do tratamento para que o índice de cura do câncer infantojuvenil alcance pelo menos 80%, parâmetro observado apenas nos grandes centros de referência.

No contexto da assistência à criança e ao adolescente com câncer, a prática de saúde baseada no modelo onde a patologia, o diagnóstico e a terapêutica são os focos principais, mostra-se insuficiente para atender as necessidades apresentadas pelas crianças e adolescentes com câncer e suas famílias. Atualmente, cerca de 50 novos casos de câncer infantojuvenil são atendidos por ano em Montes Claros, única cidade que dispõe de um centro de tratamento entre Belo Horizonte e Salvador, cerca de 500 km de raio.

Considerando este contexto, a atual configuração produz obstáculos significativos, tanto para a articulação de cuidados e saberes clínicos específicos do setor saúde, quanto para a integração com as demais políticas. Para superar esta realidade e preocupada em alcançar níveis mais altos de cura, a Fundação Sara dedica-se a ser agente de transformação na vida das crianças e adolescentes com câncer, por meio da assistência prestada, impactando de forma direta a vida dos beneficiários, grupo familiar e da sociedade como um todo. Logo, a proporcionar a humanização e a ambientação desse contexto, favorece melhores condições de cuidado, proporciona melhor qualidade de vida e viabiliza, sobretudo, o oferecimento digno da assistência necessária para enfrentar o tratamento árduo e prolongado aos quais os beneficiários são submetidos.

Este projeto, é a continuidade de uma sequência de projetos já concretizados que têm o objetivo de humanizar os ambientes da Instituição que, atualmente, possui capacidade para acolher 56 pessoas/dia. Nesta edição, será possível mobiliar os ambientes destinados à assistência, cujas reformas foram contempladas na edição anterior. A aquisição do mobiliário e da estrutura necessária favorecerá a atuação da equipe multidisciplinar composta por Assistente Social, Psicóloga, Nutricionista, Enfermeira e Médicos.

       

 

5. OBJETIVO GERAL

Proporcionar ambiente humanizado, para o acolhimento e atendimento das crianças e adolescentes com câncer beneficiários pela Fundação Sara e seus acompanhantes, ampliando os cuidados em todos os estágios do tratamento, bem como contribuir para que a intervenção oncológica seja menos dolorosa e invasiva.

 

6. PROCESSOS DE EXECUÇÃO DO PROJETO

Objetivo Específico 1: Favorecer a aderência ao tratamento oncológico a partir da ambientação e humanização dos espaços destinados ao acolhimento, bem-estar e atendimento dos beneficiários e seus acompanhantes.

Metas

Ações (atividades a executar)

Indicadores

Meios de verificação

Cronograma de execução

Meta 01:

Adquirir itens de marcenaria para mobiliar 12 ambientes destinados ao atendimento e acolhimento.

- Fazer 03 orçamentos;

- Adquirir itens de marcenaria conforme planilha de detalhamento de despesas;

- Adquirir itens pelo menor preço.

- Quantidade prevista de ambientes a serem mobiliados/Quantidade de ambientes mobiliados.

- Relatórios com registros fotográficos;

- Nota Fiscal.

1º mês ao 12º mês.

Meta 02:

Adquirir mobiliário para 09 ambientes destinados ao acolhimento e atendimento.

- Fazer 03 orçamentos;

- Adquirir itens de mobiliário conforme planilha de detalhamento de despesas;

- Adquirir itens pelo menor preço.

- Quantidade prevista de ambientes a serem mobiliados/Quantidade de ambientes mobiliados.

- Relatórios com registros fotográficos.

- Nota Fiscal.

1º mês ao 12º mês.

Meta 03:

Adquirir e instalar persianas em 06 ambientes de atendimento.

- Fazer 03 orçamentos;

- Adquirir e instalar persianas conforme planilha de detalhamento de despesas;

- Adquirir itens pelo menor preço.

- Quantidade prevista de ambientes com persianas a serem instaladas/Quantidade de ambientes com persianas instaladas.

 

- Relatórios com registros fotográficos;

- Nota Fiscal.

1º mês ao 12º mês.

Meta 04:

Mobiliar os espaços de atendimento para atender aproximadamente 80 beneficiários e seus acompanhantes.

- Mobiliar ambientes para atendimento aos beneficiários conforme itens previstos na planilha de detalhamento de despesas.

- Número previsto de atendimentos multiprofissionais/Número de atendimentos multiprofissionais realizados.

- Relatórios com registros fotográficos;

- Nota Fiscal.

 

1º mês ao 12º mês.

 

 

 

 

 

Meta 05:

Adquirir 04 mesas infantis.

- Fazer 03 orçamentos;

- Adquirir mesas conforme planilha de detalhamento de despesas;

- Adquirir itens pelo menor preço.

- Quantidade prevista de mesas infantis a serem adquiridas/Quantidades de mesas infantis adquiridas.

- Relatórios com registros fotográficos;

- Nota Fiscal.

1º mês ao 12º mês.

Meta 06:

Adquirir 04 kits com 04 cadeiras infantis.

- Fazer 03 orçamentos;

- Adquirir kits de cadeiras conforme planilha de detalhamento de despesas;

- Adquirir itens pelo menor preço.

- Quantidade prevista de kits de cadeiras a serem adquiridas/Quantidade de kits de cadeiras adquiridos.

- Relatórios com registros fotográficos;

- Nota Fiscal.

1º mês ao 12º mês.

Meta 07:

Adquirir 02 mesas quadradas.

- Fazer 03 orçamentos;

- Adquirir mesas quadradas conforme planilha de detalhamento de despesas;

- Adquirir itens pelo menor preço.

- Quantidade prevista de mesas quadradas a serem adquiridas/Quantidade de mesas quadradas adquiridas.

- Relatórios com registros fotográficos;

- Nota Fiscal.

1º mês ao 12º mês.

Meta 08:

Adquirir 08 cadeiras.

- Fazer 03 orçamentos;

- Adquirir cadeiras conforme planilha de detalhamento de despesas;

- Adquirir itens pelo menor preço.

- Quantidade prevista de cadeiras a serem adquiridas/Quantidade de cadeiras adquiridas.

- Relatórios com registros fotográficos;

- Nota Fiscal.

1º mês ao 12º mês.

Meta 09:

Adquirir 04 Puffs.

- Fazer 03 orçamentos;

- Adquirir puffs conforme planilha de detalhamento de despesas;

- Adquirir itens pelo menor preço.

- Quantidade prevista de puffs a serem adquiridos/Quantidade de puffs adquiridos.

- Relatórios com registros fotográficos;

- Nota Fiscal.

1º mês ao 12º mês.

Meta 10:

Adquirir 01 Sofá.

- Fazer 03 orçamentos;

- Adquirir sofá conforme planilha de detalhamento de despesas;

- Adquirir item pelo menor preço.

- Quantidade prevista de sofás a serem adquiridos/Quantidade de sofás adquiridos.

- Relatórios com registros fotográficos;

- Nota Fiscal.

1º mês ao 12º mês.

Meta 11:

Mobiliar o playground para atender aproximadamente 80 beneficiários.

- Mobiliar o playground para atendimento aos beneficiários conforme itens previstos na planilha de detalhamento de despesas.

- Número previsto de beneficiários atendidos/Número de beneficiários atendidos.

- Relatórios com registros fotográficos;

- Nota Fiscal.

1º mês ao 12º mês.

Resultados esperados: Promover a ambientação e humanização dos espaços destinados ao acolhimento e atendimento dos beneficiários e de seus acompanhantes.

 

Objetivo específico 2: Viabilizar a integralidade da assistência por meio de ambientes que dispõe de estrutura necessária para o atendimento dos beneficiários pela equipe multidisciplinar.

Metas

Ações (atividades a executar)

Indicadores

Meios de verificação

Cronograma de execução

Meta 01:

Adquirir 02 TVs 43’, sendo uma para a Sala de Espera e uma para a Sala da Assistente Social.

- Fazer 03 orçamentos;

- Adquirir TV’s conforme planilha de detalhamento de despesas;

- Adquirir itens pelo menor preço.

- Quantidade prevista de TVs a serem adquiridos/Quantidade de TV’s adquiridas.

- Relatórios com registros fotográficos;

- Nota Fiscal.

1º mês ao 12º mês.

Meta 02:

Adquirir 01 TV’55 para a Recepção.

- Fazer 03 orçamentos;

- Adquirir TV conforme planilha de detalhamento de despesas;

- Adquirir item pelo menor preço.

- Quantidade prevista de TV’s a serem adquiridas/Quantidade de TV’s adquiridas.

- Relatórios com registros fotográficos;

- Nota Fiscal.

1º mês ao 12º mês.

Meta 03:

Adquirir 06 aparelhos de ar-condicionado, realizar instalação e mudanças de aparelhos já existentes.

- Fazer 03 orçamentos;

- Adquirir e instalar aparelhos de ar-condicionado conforme planilha de detalhamento de despesas.

- Quantidade prevista de aparelhos de ar-condicionado a serem adquiridos e instalados/Quantidade de aparelhos de ar-condicionado adquiridos e instalados.

- Relatórios com registros fotográficos;

-Nota Fiscal.

1° mês ao 12° mês.

Meta 04:

Dispor de estrutura de informática para os ambientes destinados ao atendimento de aproximadamente 80 beneficiários e seus acompanhantes.

- Instalar equipamentos de informática em ambientes destinados ao atendimento aos beneficiários conforme itens previstos na planilha de detalhamento de despesas.

- Número previsto de atendimentos multiprofissionais/Número de atendimentos multiprofissionais realizados.

- Relatórios com registros fotográficos;

- Nota Fiscal.

 

1º mês ao 12º mês.

Meta 05:

Adquirir 05 computadores para ambientes de atendimento.

- Fazer 03 orçamentos;

- Adquirir computadores conforme planilha de detalhamento de despesas;

- Adquirir itens pelo menor preço.

- Quantidade prevista de computadores a serem adquiridos / Quantidade de computadores adquiridos.

- Relatórios com registros fotográficos;

- Nota Fiscal.

1° mês ao 12º mês.

Meta 06:

Dispor de aparelhos audiovisuais e de climatização para os ambientes destinados ao atendimento de aproximadamente 80 beneficiários e seus acompanhantes.

- Instalar aparelhos audiovisuais e de climatização em ambientes destinados ao atendimento aos beneficiários conforme itens previstos na planilha de detalhamento de despesas.

- Número previsto de atendimentos multiprofissionais / Número de atendimentos multiprofissionais realizados.

- Relatórios com registros fotográficos;

- Nota Fiscal.

 

1º mês ao 12º mês.

Resultados Esperados

Dispor de espaços/ambientes com a estrutura tecnológica necessária para o atendimento aos beneficiários seus acompanhantes.

 

 

7- FORMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES:

Para que o tratamento oncológico seja efetivo, a competência técnica deve estar associada a uma estrutura de atendimento adequada. Na Fundação Sara, a admissão do beneficiários é viabilizada, exclusivamente, a partir do diagnóstico de câncer e encaminhamento do médico responsável. Por meio do diagnóstico social, a equipe multidisciplinar, composta por Assistente Social, Psicóloga, Pedagoga e Nutricionista, realiza o acompanhamento dos beneficiários durante todo o período de tratamento, avaliando as necessidades e identificando as prioridades de atuação a partir das considerações acerca do contexto sociofamiliar, para que sejam disponibilizados os benefícios institucionais e sociais conforme a realidade de cada família.

Conscientes do aspecto fundamental da geração de vínculo institucional para que as crianças e adolescentes sejam acolhidos e acompanhados de maneira integral com relação às suas necessidades e direitos, a Fundação Sara, busca por meio desta proposta, equipar e mobiliar os ambientes de atendimento assistencial; espaços pensados e planejados de modo sistêmico e integrado, de modo que o beneficiários seja alcançado por todas as especialidades de atendimento assistencial logo na sua chegada na Instituição e tenha sua realidade compreendida por toda a equipe, facilitando os encaminhamentos, observações e intervenções de cada caso.

Por isso, com a reestruturação dos espaços será possível viabilizar as condições necessárias para favorecer a atuação integrada da equipe multidisciplinar e potencializar a assistência prestada às crianças e adolescentes com câncer. Nesse sentido, o ponto estratégico para execução deste projeto é promover o acesso ao serviço qualificado em tempo hábil, dispondo da estrutura necessária a fim de favorecer a adesão ao tratamento do câncer, transformar a realidade dos casos de óbito logo no início e, sobretudo, aumentar as chances de cura. Para isso, esta proposta compreende:

7.1. Adquirir itens para mobiliar e ambientar os espaços destinados ao acolhimento e atendimento dos beneficiários e seus acompanhantes

  • Aquisição de mobiliários para espaços destinados ao acolhimento e atendimento dos beneficiários e de seus acompanhantes.

7.2. Adquirir itens para viabilizar o atendimento da equipe multidisciplinar

  • Aquisição de aparelhos audiovisuais e de informática, e aquisição e instalação de aparelhos de ar-condicionado. 

 

8 - CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO:

Cronograma de desembolso (Concedente) (R$1,00)

VALOR (R$)

Parcela única

R$264.175,90

Cronograma de desembolso (Contrapartida se houver) (R$1,00)

VALOR (R$)

Parcela única

-

 

 

12. FUTURO DO PROJETO OU ATIVIDADE

As ações previstas neste Plano de Trabalho são essenciais para a qualidade e sucesso do tratamento oncológico das crianças e adolescentes beneficiários a longo prazo. Por isso, terão a sua continuidade viabilizada a partir de outras parcerias e fontes de captação da Instituição garantindo a sustentabilidade dos serviços prestados e a manutenção dos resultados de impacto na transformação da realidade do câncer infantojuvenil em Minas Gerais. A instituição, por meio da assistência oferecida, se compromete com a melhoria contínua do atendimento e dos serviços prestados às crianças e adolescentes em tratamento oncológico.

JUSTIFICATIVA DA DISPENSA